sexta-feira, 20 de março de 2015

RPC produz série ‘A Língua que a Gente Fala’ para o ‘Jornal Hoje’



Equipe RPC na produção da série




A repórter Ana Zimmerman mostra como os brasileiros falam no dia a dia



O ‘Jornal Hoje’, exibe até amanhã (20), a série de reportagens ‘A Língua que a Gente Fala’, produzida pela RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, que mostra a língua portuguesa coloquial falada nas ruas. A repórter Ana Zimmerman, que esteve à frente das reportagens, viajou para seis estados e para o Distrito Federal para mostrar como os brasileiros falam no dia a dia.

Na reportagem de estreia, Ana mostrou que a língua falada nas ruas é sempre viva e muda a cada dia. Mas, será que é errado falar “É nóis”, “tá ligado”, “véio”, “vem ni mim”? Para os pesquisadores do Museu da Língua Portuguesa, não existe certo ou errado, o importante é que as pessoas se entendam. Já o rapper Emicida explicou que a norma culta está presente no dia a dia das pessoas, mas a linguagem coloquial é mais rápida e muitas pessoas encontram nela uma maneira de se expressar.

A série vai mostrar também o falar antigo. Palavras que hoje não estão mais na norma culta, mas que já foram utilizadas até pelo poeta português Luís de Camões.
A série ‘A Língua que a Gente Fala’ vai ao ar no ‘Jornal Hoje’, a partir das 13h20, logo após o Globo Esporte Paraná.

Outra série
Em agosto do ano passado, foi ao ar, também no ‘Jornal Hoje’, outra série produzida pela RPC, a ‘Sotaques do Brasil’. A série mostrou como se fala em cada lugar e porque o sotaque muda tanto de uma região para outra. Para produzir a série, a equipe da RPC percorreu mais de 16 mil quilômetros, 12 estados, 26 cidades e entrevistou 800 brasileiros durante os cinco meses de viagem.



Sobre a RPC:

A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para a população do Paraná.
Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.