quinta-feira, 14 de agosto de 2014

GRPCOM defende responsabilidade na hora de votar



Campanha Voto Consciente pretende incentivar o eleitor a se informar para escolher bem seus representantes

Com o objetivo de estimular o interesse dos eleitores para a importância do voto e para a discussão política, o Grupo Paranaense de Comunicação(GRPCOM) retoma, em 2014, a campanha Voto Consciente, que conta com duas frentes de atuação - editorial e publicitária. A proposta é despertar a cidadania nos paranaenses e fazer com que votem com mais consciência e responsabilidade.

Para isso, os veículos do Grupo prepararam uma cobertura especial sobre o assunto na internet, no jornal impresso, na TV e nas plataformas digitais. Os conteúdos disponibilizados pretendem contribuir para que as pessoas se envolvam com a política e percebam a importância que ela exerce na vida de cada um.


Campanha publicitária
Após despertar a curiosidade dos paranaenses com um teaser das formiguinhas que passeavam pelos veículos do grupo, o GRPCOM revelou esta semana aos leitores, telespectadores e internautas se tratar da campanha do Voto Consciente 2014.

A campanha está dividida em quatro fases e terá duração de três meses. A primeira fase, que segue até o dia 16 de agosto, tem como personagens as formigas e reforça a ideia de que todos nós temos uma parcela de responsabilidade na política e na escolha dos nossos representantes.

A segunda fase convida o eleitor a refletir e a se informar sobre quem está concorrendo aos cargos públicos. A terceira fase terá início no dia 7 de setembro e o foco serão os exemplos de pessoas comuns que atuam como agentes transformadores na sua comunidade. Na semana que antecede às eleições, a campanha lembra o eleitor que esta é uma decisão muito importante para sua vida.

A população poderá acompanhar as peças publicitárias nos jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, no portal de notícias Paraná Online e G1 Paraná; em spots nas rádios Mundo Livre FM e 98FM; em vídeos ao longo da programação da RPC TV e ÓTV; na internet e nas redes sociais dos veículos do grupo.


Cobertura editorial
Os veículos do GRPCOM prepararam uma cobertura especial nos siteswww.votoconsciente2014.com.br e www.g1.com.br/votoconsciente, nos jornais, na TV e nas redes sociais. As páginas trazem dados sobre os candidatos, informações úteis aos eleitores, matérias sobre o andamento da campanha nas principais cidades do Paraná e séries especiais de reportagem

“Nosso propósito é contribuir para o engrandecimento do debate político e oferecer aos eleitores paranaenses um conteúdo relevante que favoreça a sua tomada de decisão na hora do voto”, explica Rhodrigo Deda, editor executivo de Vida Pública da Gazeta do Povo.

Para levar mais informação e análise ao eleitor, uma equipe do jornal percorreu mais de 5,1 mil quilômetros do estado para mostrar os desafios de cada uma das 11 mesorregiões do Paraná sob aspectos humanos, sociais e econômicos. Além disso, a cada domingo até a data da eleição, a Gazeta do Povo vai abordar um grande tema de responsabilidade do governo estadual que afeta diretamente a vida dos cidadãos paranaenses.

O Guia do Eleitor traz informações úteis como o calendário eleitoral, a ordem de votação na urna eletrônica e vídeos sobre as responsabilidades de cada um dos cinco cargos políticos em disputa nestas eleições.

O Candibook é um dos destaques do site. O portal abriga perfis e informações dos concorrentes ao Executivo e Legislativo. Todos os candidatos também foram convidados a gravar uma entrevista de dois minutos na redação da Gazeta do Povo, em Curitiba.

Para definir a posição política dos candidatos à eleição que participaram do Candibook, eles responderam ao teste Diagrama de Nolan, criado pelo cientista político norte-americano David Nolan, que é capaz de identificar e classificar o respondente de acordo com o pensamento de cada grande grupo político. Os eleitores também poderão responder ao teste no site da Gazeta do Povo e identificar com quais candidatos sua visão política se assemelha.

A Tribuna publicará matérias diárias com intuito de ajudar o eleitor a fazer a melhor escolha no dia 5 de outubro, apresentando os cargos em disputa, detalhando qual é o papel de cada um, quantos parlamentares o Paraná tem em cada casa Legislativa, os pontos aos quais o eleitor deve ficar atento na hora de definir seu candidato, entre outros aspectos do processo eleitoral.

O eleitor também ficará a par dos números da corrida eleitoral. Serão divulgadas pesquisas realizadas pelo Ibope e pelo Datafolha, contratadas pela RPC TV, sobre a disputa ao governo do Paraná e ao Senado. A emissora também realizará debates entre os candidatos ao governo do estado, além de entrevistas ao vivo nos telejornais Paraná TV – 1ª e 2ª Edições.

Além disso, os eleitores poderão indicar quais devem ser as prioridades nas propostas dos candidatos nas principais cidades do estado por meio da pesquisa realizada pela RPC TV em locais de grande movimentação.

“Nossa equipe de jornalistas está empenhada não apenas em levar ao eleitor o máximo de informação sobre a campanha, mas também em fazer com que ele compreenda, reflita e questione o que se passa na sociedade nesse momento em que serão escolhidos administradores e legisladores para os próximos quatro anos”, conta Suzana Possamai Cittadin, coordenadora de Reportagem da RPC TV.

Esta será a segunda cobertura eleitoral da ÓTV. O canal exibe uma série de entrevistas com todos os candidatos ao governo do Paraná e com todos os postulantes ao Senado, às terças e quintas, dentro do programa Conversa Política, às 21h10. As sabatinas são conduzidas pela apresentadora Cristina Graeml e têm a participação especial de repórteres da Gazeta do Povo e dos sites Paraná Online e G1 Paraná.

Além disso, no dia da eleição, a RPC TV e a ÓTV terão um estúdio na sede do Tribunal Regional Eleitoral para acompanhar a apuração dos votos e trazer as informações ao vivo durante a programação. A Gazeta do Povo também fará a apuração em tempo real no site.
             

Responsabilidade Social
O Instituto GRPCOM, braço social do Grupo, vai atuar diretamente nas escolas estaduais do Paraná, levando informações sobre o processo eleitoral para jovens do Ensino Médio, que estão na idade de votar pela primeira vez.

O objetivo é ampliar a consciência desses alunos sobre a função dos governantes, os pontos fundamentais do processo eleitoral e, principalmente, a importância de se informar sobre os candidatos para votar com mais responsabilidade. A ação contará com a participação de colaboradores voluntários do GRPCOM, que serão previamente capacitados para fazer a abordagem nas escolas.


Histórico
A campanha do Voto Consciente foi criada em 2010, meses antes da eleição para o governo do Paraná. Vivia-se o momento das denúncias sobre as irregularidades na Assembleia Legislativa feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPC TV. Sendo assim, era preciso criar mais um canal para o eleitor paranaense pensar sobre a importância do voto.

Em 2014 o GRPCOM retoma a campanha do Voto Consciente e pretende mobilizar a sociedade para o debate político.


Sobre o GRPCOM
O Grupo Paranaense de Comunicação é o maior grupo de comunicação do Paraná e um dos maiores do Brasil. É formado pelos jornais diários Gazeta do Povo, jL – Jornal de Londrina e Tribuna, pelo portal de notícias Paraná Online, pelas rádios 98FM, Mundo Livre FM de Curitiba e de Maringá, pela unidade móvel de alta definição HDView, pelo canal de TV multiplataforma ÓTV, pela RPC TV e suas oito emissoras afiliadas à Rede Globo e pela Zaag, agência especializada em marketing promocional.

Fonte: GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.