segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tempo de aprender a brincar




Musical infantil Felizardo volta a Curitiba em curta temporada na Caixa Cultural

Um fim de semana cultural e divertido para as crianças é o que está garantido para os dias 6 e 7 de julho, na Caixa Cultural, em Curitiba. O musical Felizardo, do grupo Banda Mirim (SP) coloca em cena teatro, música e circo para contar a história de Aurora, uma menina de seis anos, e de seu amigo imaginário Felizardo. Juntos, eles partem para uma aventura no reino da natureza e do folclore. Além das apresentações será feita umaoficina gratuita, “Aprendendo a Ouvir”, para crianças a partir de seis anos (ver Box). O musical integra o edital de ocupação dos espaços da Caixa Cultural.

O espetáculo recebeu em 2005 o prêmio de melhor espetáculo musical da Associação Paulista de Críticos de Arte e melhor trilha original no Prêmio Femsa de Teatro Infantil.
Felizardo tem texto e direção de Marcelo Romagnoli e músicas de Tata Fernandes, sendo que algumas feitas em parceria com Zeca Baleiro e outras da cantora e compositora Nô Stopa. As apresentações marcam também o lançamento do DVD gravado no Auditório Ibirapuera (SP,) em 2012.

Esta é a terceira vez que os paulistanos da Banda Mirim apresentam em Curitiba o musical infantil Felizardo (outras apresentações aconteceram em 2011 e 2012). “O espetáculo fala da descoberta do mundo, as brincadeiras de rua, o universo mítico da floresta e do folclore, os primeiros ‘problemas’ da infância em uma pequena odisséia na vida de duas crianças”, diz Romagnoli.

Em clima de palco-picadeiro, a música é tocada ao vivo durante a peça, apresentando diversos ritmos brasileiros como forró, samba, rock, e instrumentos como o contrabaixo, sanfona, sopros e percussão.

Em cena, 10 artistas - entre atores, músicos cantores e circenses - criam a atmosfera poética e divertida do universo infantil, capaz de entreter crianças, a partir dos três anos, e enredar os adultos com suas memórias afetivas.
Brincadeiras de pega-pega, boneca de pano e empinar pipa; molecagens como acordar minhoca e fugir do banho; elementos do circo como perna de pau, lira, acrobacias e malabares; ou ainda lendas folclóricas como Saci, Mula Sem Cabeça estão presentes na montagem.

Banda Mirim - Sediada na cidade de São Paulo e com nove anos de atividade, a Banda Mirim é composta por artistas de várias áreas (atores, músicos, cantores e artistas circenses) e inúmeros colaboradores.
Contabilizando cerca de 100 mil espectadores, 600 apresentações, dois Cd´s, dois programas especiais para televisão, uma série em jornal e mostras de repertório, a Banda Mirim tem ainda as produções O Menino Teresa (2007), Sapecado, (2008), Espoleta (2010) e Rádio Show (2011). Felizardo é a primeira produção do grupo, criada em 2004.

Ficha Técnica
Texto e direção: Marcelo Romagnoli
Elenco: Tatiana Thomé, Rubi, Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth, Nô Stopa, Foquinha, Olívio Filho, Lelena Anhaia, Edu Mantovani
Músicas: Tata Fernandes, Nô Stopa, Zeca Baleiro
Direção musica: Banda Mirim
Luz e espaço cênico: Marisa Bentivegna
Figurinos: Claudia Schapira
Produção executiva: Andrea Pedro
Produção Local – Fuá Produções
Duração: 60 minutos

Serviço
Musical Infantil Felizardo
Data: 06 e 07 de julho de 2013 (sábado e domingo)
Hora: sábado (6) às 18h; domingo (7) às 15h e 18 horas
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia - conforme legislação e correntista Caixa)
Programa livre

Teatro Caixa Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Bilheteria: venda a partir do dia 2 de julho
(41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às
20h e domingo das 16h às 19h)

(Box)
Oficina Aprendendo a Ouvir
Ministrada pelos integrantes da Banda Mirim, a oficina desenvolve musicalmente os participantes, explorando noções básicas da estrutura musical através de dinâmicas, exercícios e jogos.
Data: 06 de julho de 2013
Horário: das 14h às 15h30.
Local: Caixa Cultural de Curitiba
Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos
15 vagas
Inscrições são gratuitas pelo e-mail

Fonte: Marialda Pereira
Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.