segunda-feira, 5 de junho de 2023

Samba de Bamba é eleito o melhor Programa de Rádio do Brasil

 

 

Programa dominical apresentado há 27 anos na Paraná Educativa FM é o vencedor da 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música




 O programa de rádio Samba de Bamba - produzido e apresentado pelo jornalista Rodrigo Browne é o vencedor da categoria Melhor Programa de Rádio do Brasil, pelo Prêmio Profissionais da Música. Sempre aos domingos, desde 1996, na Paraná Educativa FM, em Curitiba (PR), o programa venceu todas as etapas da competição que começou, no ano passado, com a seleção dos indicados pelos profissionais da Música convidados pela organização. Na segunda fase ficou em primeiro lugar na votação popular na internet. Na grande final, com mais quatro concorrentes, foi consagrado como campeão pelo Júri Sensorial do evento. A cerimônia de premiação aconteceu numa grande festa no Museu da República, em Brasília, na última sexta-feira (dia 2), com a presença de centenas de profissionais da música de todo o país.


Ao receber o troféu de Melhor Programa de Rádio do Brasil, o jornalista e produtor musical Rodrigo Browne agradeceu o reconhecimento e exaltou a iniciativa motivacional do Prêmio Profissionais da Música, lembrou que todos os finalistas chegaram à grande final como vencedores. Na ocasião, dedicou o prêmio ao operador de áudio da Paraná Educativa FM, Joaci Santos, que, durante todos esses anos, faz a edição e montagem do programa. Por fim, fez uma saudação à Santíssima Trindade do Samba: Pixinguinha, Donga e João da Baiana.


Rodrigo Browne considera o Prêmio muito importante para a música brasileira pois oferece visibilidade ao trabalho de centenas de profissionais da área, em diversas categorias diferentes, abraçando todas as regiões brasileiras de maneira equânime. “O Prêmio Profissionais da Música é uma grande celebração que estimula iniciativas importantes e revela o protagonismo profissional em todas os setores da produção e da educação musical tão necessária no nosso país”.


O programa

O programa Samba de Bamba divide-se em duas partes. Na primeira, o produtor comenta e apresenta o que ele mesmo gosta de ouvir - o que inclui o bom e o melhor. Na segunda, acontece o quadro “O bamba escolhe”, quando o apresentador abre o microfone para convidados, que indicam e comentam suas preferências em oito títulos. Já participaram do quadro centenas de personalidades. Entre elas Chico Buarque, Paulinho da Viola, Ruy Castro, Gal Costa, Marisa Monte, Caetano Veloso, Martinho da Vila, Jamelão e Beth Carvalho.

Ao longo de sua trajetória, o Samba de Bamba já contabiliza mais de 1400 programas ininterruptos. Rodrigo Browne lembra que a proposta inicial foi levar ao público sambas tradicionais de seu gosto pessoal. “Quando comecei na Paraná Educativa FM, em 1996, minha ideia foi produzir um programa com sambas que eu gostava de ouvir e não encontrava em nenhuma emissora de Curitiba. Então comecei a apresentar essas músicas com a informalidade que o samba exige e depois fui trazendo convidados especiais para contar histórias sobre suas escolhas. Acho que por isso o Samba de Bamba é tão longevo e conquistou tantos ouvintes“, finaliza.


O programa Samba de Bamba pode ser sintonizado todos os domingos, a partir do meio-dia, em Curitiba na Paraná Educativa FM (97.1 MHz) ou pelo site:https://www.paranaeducativafm.pr.gov.br/


Foto: Bárbara Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.