quinta-feira, 18 de maio de 2023

Musical “O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk” estreia temporada no Guairinha



Espetáculo é uma grande produção com 14 artistas e músicas originais de compositor vindo da Broadway.


P
rodutora paranaense Bife Seco aposta alto e apresenta novo musical original, com estreia nacional nos palcos do Guairinha


Ranieri Gonzales, Laura Binder e Sávio Malheiros

Em uma opressora instituição para tratamento de saúde mental, uma jovem melancólica, junto de seu urso de pelúcia, procura pela irmã desaparecida. Mas em sua busca, ela encontra um misterioso livro que liberta um espírito perturbador, ou melhor, perturbado... O fantasma rabugento e existencialista do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Esse é o
 plot de O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk, um musical tragicômico que poderá ser conferido, em Curitiba, a partir do dia 18 de maio, no palco do Teatro Guairinha.

 

O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk é o novo projeto inédito da Bife Seco, uma das produtoras culturais multiplataformas mais inovadoras do Sul do país, que comemora este ano 13 anos de carreira, incluindo prêmios, parcerias com artistas renomados, podcasts ouvidos em mais de 30 países e passagem por diversos palcos e festivais brasileiros. Mirando um dos formatos que mais cresce no país, o teatro musical, a produtora dá mais um passo para ganhar o público de todo o Brasil, com temporada nos palcos de São Paulo, após a estreia em Curitiba.

 

De acordo com o produtor, Sávio Malheiros, o desejo de criar musicais autenticamente brasileiros é um sonho antigo, mas que só se tornou possível nos últimos anos, resultado da profissionalização do setor fora do eixo Rio-São Paulo e de uma demanda crescente do público por histórias com a cara do Brasil. “Hoje nós temos comunidades gigantescas dedicadas a assistir e apoiar os artistas que produzem esse tipo de teatro. E, cada vez mais, esse público quer se ver também representado nas histórias. Por isso, nossa meta é transformar o nome da Bife Seco em sinônimo de teatro musical autoral de excelência no Brasil”, explica.

 

Escrito e dirigido pelo premiado encenador Dimis, a obra é criada em parceria com o maestro e compositor Enzo Veiga, mestre em teatro musical pela New York University que fez carreiras nos palcos americanos e agora estreia, além do “Fantasma de Friedrich”, o musical “Sparks”, no segmento Off-Broadway, em Nova York. Durante os 150 minutos de espetáculo, o público irá conhecer as 18 canções compostas e arranjadas por Enzo Veiga para uma banda punk-rock que irá executar toda a trilha ao vivo.

 

Aliás, punk-rock é a palavra que define este musical. Com influências que começam na banda punk britânica Sex Pistols e chegam até um dos maiores ícones da nova geração, a cantora Billie Eilish, o musical investe numa estética jovem e arrojada, com números musicais enérgicos para encantar o público e levar o espectador para dentro de um universo lúdico, de fábula e pesadelos. Como em outros trabalhos da Bife Seco, o cinema, a literatura e a cultura pop são elementos constantes de inspiração para criar histórias sempre originais – e com um humor peculiar, que é uma das marcas da produtora. É uma combinação ousada de Disney, Alice no País das Maravilhas e Um Estranho no Ninho para abordar temas urgentes e importantes para as novas gerações, como saúde mental, os efeitos nocivos da vida digital e amadurecimento.

 

Na trama, uma jovem melancólica, chamada Alana, vive atormentada pelo desaparecimento de sua irmã, depois da garota ter sido internada no Hospital das Graças, uma clínica de saúde mental. Acompanhada por Adolfo, seu fiel urso de pelúcia, Alana força sua própria internação na instituição e lá encara o cotidiano difícil de tratamento e remédios, tendo que aprender a conviver com um grupo adolescentes insurgentes e encarar a intimidadora equipe de enfermagem. Mas em sua busca pela irmã, ela encontra um misterioso livro que libera o fantasma de Friedrich Nietzsche, um filósofo rabugento com crises sobre a vida e a morte.

 

É uma história que fala sobre a dor da perda, mas também ensina a nunca desistir, pensada para agradar tanto adultos como adolescentes. Inclusive, o elenco mescla nomes consagrados, como o multipremiado ator Ranieri Gonzalez, que completa 36 anos de carreira, a novos talentos da geração Z, escolhidos durante um processo de audição que selecionou 10 atores e atrizes entre os mais de 300 candidatos do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. 


Criar um musical desse tamanho, envolvendo 30 artistas e técnicos, com 18 canções originais, cenário, figurino, coreografias, efeitos especiais é um trabalho gigantesco, que leva anos pra se concretizar. Mas nós conseguimos montar uma equipe de excelência, com artistas que fazem parte da história do teatro brasileiro e também novos artistas extremamente talentosos, para incentivar o setor e mostrar como Curitiba pode se tornar polo de criação na área, gerando empregos e levando os nossos artistas para todo o país”, comenta Malheiros.

 

SINOPSE – Alana é uma jovem melancólica que vive atormentada pelo desaparecimento de sua irmã, depois da garota ter sido levada ao Hospital das Graças, uma clínica para tratamento de saúde mental que acredita na felicidade a qualquer preço. Após forçar sua própria internação no hospital, Alana inicia uma busca por pistas que a levem ao paradeiro da irmã. Junto de Adolfo, seu fiel urso de pelúcia, ela encara o difícil dia a dia dentro da clínica, tendo que aprender a conviver com um grupo de adolescentes insurgentes e encarar a intimidadora equipe de enfermagem. Mas em sua investigação, ela encontra um misterioso livro que libera o fantasma de Friedrich Nietzsche, um filósofo rabugento com crises existenciais. Agora ela precisará seguir as ideias punks do fantasma para vencer os traumas de seu passado e finalmente encontrar o que procura.
O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk é um grande musical, criado por Dimis e Enzo Veiga, com 14 artistas em cena, incluindo o multipremiado ator Ranieri Gonzalez, que aborda de maneira sensível temas importantes como saúde mental, amadurecimento e a beleza da vida.



Serviço:

O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk!

Data:  De 18 a 21 de maio (Quinta a sábado, às 20h. Domingo, às 19h)

Local: Guairinha - Centro Cultural Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971) 

Gênero: Musical / Tragicomédia

Classificação etária: 14 anos

Duração: 150 minutos (com intervalo)

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)

Link de vendas: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-o-fantasma-de-friedrich-uma-pop-opera-punk.aspx

 

Ficha Técnica:
Direção Geral & Dramaturgia: Dimis.

Direção Musical & Composições Originais: Enzo Veiga.
Letras: Dimis & Enzo Veiga.
Elenco: Ranieri GonzalezSávio MalheirosLaura BinderHenrique AugustoMo AmaralLaís CristinaEmanuel BillAmanda Nicolau SchubertHelen TorminaFilipe Dassie.
Direção de MovimentoVal Salles.
Desenho & Programação de Luz: Lucas Amado.

Desenho & Operação de LuzAnry Aider.
SonorizaçãoChico Santarosa.
MicrofonistaHelena Sofia.
Cenografia: Dimis & Leo Gegembauer.
CenotecniaFabiano Hoffmann.
Figurino & MaquiagemLeo Gegembauer
Costureira: Sandra Canônico.
Boneco AdolfoAteliê Miniart.
Fantoches: Tadica Veiga.
Identidade Visual: Amorim.
FotosGutyerrez.
Assistência de ProduçãoMariana S PinheiroVini Heimann.
Produção Executiva: Jac Alber.
Direção de Produção: Sávio Malheiros
Realização
Bife Seco



Sobre a Bife Seco – 
A Bife Seco é uma produtora curitibana, fundada em 2010, que nasceu para contar histórias e encantar o público, pois acredita que só a cultura tem o poder de despertar emoções, ampliar a visão sobre o mundo e aproximar as pessoas. 

Comemorando 13 anos de sucesso, a Bife soma no currículo mais de 10 produções de destaque, 20 prêmios nacionais, indicação dos principais críticos e jornais, participação nos mais relevantes festivais nacionais e um público de mais de 500 mil espectadores em todas as regiões do Brasil.

Em sua trajetória, busca sempre criar obras autorais, com narrativas inovadoras e que tenham uma cara autenticamente brasileira, com destaque para os trabalhos Peça Ruim (2012) e Terrível Incrível Aventura – Um Musical Fabulesco Marítimo! (2016). Em 2021, lançou sua primeira áudio série original, País do Futuro 2024, maior e mais complexo podcast de ficção lançado no Brasil que já alcançou a marca de 50 mil ouvintes em 33 países. No ano seguinte, lançou também a áudio série Selvageria, indicada pela plataforma Deezer como um dos melhores podcasts de 2022.

Atualmente, além da estreia do Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk, a Bife se concentra na pré-produção do espetáculo Humanismo Selvagem – Uma Tragicomédia Karaíba, criado a partir do texto vencedor do Prêmio OUTRAS PALAVRAS 2020, e no desenvolvimento da segunda temporada de País do Futuro.

 

Foto: Gutyerrez Erdmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.