quinta-feira, 20 de abril de 2023

Pagu Leal leva ao público reflexão bem-humorada sobre imposição de padrões de beleza

  

Segunda temporada da peça terá apresentações a partir desta sexta-feira (21), com entrada franca, no Teatro Cleon Jacques, em Curitiba. 



Os padrões de beleza se mostram cruéis e discriminatórios, principalmente com mulheres. É a partir dessa reflexão que a autora e atriz Pagu Leal realiza a peça "Do Dia Que Olhei no Espelho e Não Me Encontrei". A encenação mescla stand up comedy, reflexão filosófica e relato pessoal para questionar o ideal de beleza hegemônico na cultura contemporânea.  

 

Com humor, Pagu percorre um caminho dialógico muito confidente, convidando o público a refletir sobre sua relação com o próprio corpo. "O padrão ignora o envelhecimento natural das mulheres e objetifica corpos de jovens e adolescentes", argumenta Pagu. "Além disso, não considera cores, biotipos, contextos sociais, cultura, religião e tantas outras diversidades", completa. Ao fim, a peça é, nas palavras da artista, um convite à aceitação e ao amor-próprio.  

 

A direção artística é de Giorgia Conceição, que a partir do convite da autora, conferiu ambiência teatral ao texto, que já existia na forma de pequenas crônicas e trechos de aula. A diretora, que também é terapeuta corporal e artista burlesca, lida com os temas de autoaceitação do corpo e padrões impositivos no seu cotidiano. Por isso, mergulhou no universo do texto para criar uma encenação ágil e cômica, sem deixar de emocionar, principalmente o público feminino.  

 

A partir da peça criou-se uma causa: brigar menos com o espelho e se amar mais. Assim, nessa segunda temporada do espetáculo, será possível interagir com o tema por meio de uma pesquisa.  Após, assistir à peça, o público terá acesso a um QR Code com a pesquisa, que tem como objetivo tentar mensurar o grau de satisfação pessoal que cada um tem consigo. As respostas vão dar continuidade à pesquisa sobre o assunto que a atriz está desenvolvendo continuamente.  

 

Para documentar essa pesquisa também foi criado o site desafiodoespelho.com.br. Criado pela designer Andrea Pacheco Lopes, o site reúne todo o processo de pesquisa do espetáculo, além dos textos e fotos da peça. No endereço, também e possível acessar a pesquisa sobre o desafio do espelho. 

 

 

Serviço:  

 

Do Dia Que  Olhei no Espelho em Não Me Encontrei 

Dias 21 a 23 de abril e de 28 a 30 de abril 

Sextas e sábados às 20h e domingos às 19h no Teatro Cleon Jacques  

Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço. Curitiba – PR 

 

ingressos gratuitos pelo Sympla

 

 

Ficha Técnica:  

Texto e atuação: Pagu Leal 

Direção Artística: Giorgia Conceição 

Figurino: Giorgia Conceição 

Iluminação: Fábia Regina 

Operação de luz: Izabelle Marques 

Desenvolvedora Web: Andrea Pacheco Lopes 

Arte: Luciane Stocco 

Fotos da peça e backstage: Monica Lachman 

Foto do cartaz: Cleverson Oliveira 

Assistente de produção: Bia Sartoretto 

Produção: Sociedade Poética 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.