sexta-feira, 7 de abril de 2023

Festival de Curitiba e Sebrae promovem Rodada de Conexões para fomentar setor cultural

 

Por meio de rodadas de negócios, companhias conversaram com curadores de todo o Brasil e de outros países. Iniciativa fomentou o setor cultural, a empregabilidade e a oferta de novos produtos e serviços

 


Pela primeira vez, o Festival de Curitiba realizou a Rodada de Conexões, espécie de 'rodada de negócios' com foco exclusivo na troca de experiências na área cultural. O evento em parceria com o Sebrae promoveu reuniões entre grupos de teatro, programadores culturais e curadores de diversos festivais do Brasil e de outros países, sendo uma oportunidade para as companhias locais e de outros estados apresentarem seu trabalho, produtos e serviços em busca de novos mercados.

A programação se iniciou na terça-feira, dia 4, no Positivo da Santos Andrade, e terminou nesta quinta-feira, dia 6. O evento teve a participação de 42 companhias interessadas na divulgação de seu portfólio e 30 produtores e curadores de nacionais e internacionais, que estão em busca de novas aquisições

De acordo com o Sebrae, mais de 780 agendas foram concluídas entre todos os participantes. As conversas aconteceram no formato de um para um, onde cada fornecedor terá oportunidade de desenvolver contatos individuais com os compradores.

De acordo com a curadora do Festival de Curitiba, Giovana Soar, a Rodada de Conexões contribuiu para fomentar o setor cultural. “É a primeira vez que o festival traz essa quantidade de programadores, promovendo ações para que nossos artistas possam levar seus espetáculos para outras praças”. Ainda de acordo com ela, a ação é uma maneira de incentivar a economia criativa.

 

Além da Rodada de Conexões no Positivo, houve visitas guiadas a espaços culturais da cidade, como a Casa Quatro Ventos, Casa Selvática, Ave Lola, e Espaço Fantástico das Artes. Nesses locais, as companhias tiveram espaço aberto para apresentarem trechos de espetáculos.

 

Participantes

Silvia Rambaldi veio de Santiago, no Chile, para participar do evento. Ela é curadora da Fundação Teatro a Mil e aprovou a iniciativa. “É uma ótima maneira de conseguir contatos e saber o que está passando na arte cênica local”.

Felipe Cabral, diretor do Festu (Festival de Teatro Universitário), do Rio de Janeiro, disse que a Rodada de Conexões é uma oportunidade para apresentar o festival para artistas e ao mesmo tempo conhecer projetos potenciais que possam ser incorporados. Ele enxergou diversas possibilidades, como oficinas de palhaçaria. “São possibilidades que nos fazem pensar fora da estrutura. Uma das coisas mais bonitas do festival é esse intercâmbio, fortalecendo uma rede".

O diretor e ator Eduardo Ramos, da Setra Companhia, de Curitiba, participou ao longo dos anos diversas vezes da programação do Festival de Curitiba. Neste ano, pela primeira vez da Rodada de Conexões. O evento, segundo ele, representa uma conquista. “É importante podermos apresentar nosso trabalho de maneira profissional e organizada”.

Felipe Sales é programador do Itaú Cultural e tem uma vasta grade de programação para pautar durante todo o ano. Portanto, conhecer novos produtos contribui para a tomada de decisões, sempre olhando para a diversidade do país. De acordo com ele, é fundamental dialogar com os artistas e conhecer novos trabalhos. “Ouvir o sonho das pessoas e ver que estão resistindo e fazendo o melhor possível foi uma experiência incrível. Cada pessoa que se sentou à minha frente foi uma alegria e um prazer”.

 

Sebrae 

Segundo o Sebrae, a promoção de negócios voltados para o setor cultural tem o potencial de gerar impacto tanto para os profissionais e empresas ligados ao ramo do teatro, assim como ao público geral, que poderá ter acesso a novos produtos, como peças e musicais. 

De acordo com o consultor Luciano Madureira de Castro, a Rodada de Conexões contribuirá para diversos novos negócios. “As rodadas trazem maturidade para as companhias e estimulam com que se adequem à linguagem que os programadores esperam”. 

A consultora do Sebrae, Patricia Albanez, explicou que o trabalho da instituição foi fazer a moderação da rodada, através de uma metodologia inovadora, no qual houve cruzamento de agendas para que cada fornecedor pudesse conversar com compradores com perfil e demanda similares ao serviço ofertado pela companhia. “Este é um dos melhores formatos, pois temos demanda e oferta, assim conseguimos fazer os melhores cruzamentos".


Hashtags oficiais – #festivaldecuritiba #festcuritiba #luciacamargo #fringe #risorama #mishmash #gastronomix #interlocuções

Foto: Daniel Sorrentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.