segunda-feira, 6 de março de 2023

Grupo Jardim da Saudade reformula comunicação e destaca a vida

 

Pioneira no segmento funerário, empresa busca enaltecer a vida para tratar de tema delicado




A morte de alguém é sempre motivo de dor e tristeza. Assunto delicado e frequentemente evitado, perder alguém, embora inevitável, é sinônimo não só de vazio, mas muitas vezes, também de preocupações.

“Nunca estamos preparados para perdermos as pessoas que nos são queridas, e por isso, a maioria de nós evita falar sobre a morte. Quando alguém parte, geralmente deixa para quem fica não só os trâmites com o funeral, mas preocupações que vão além do sepultamento”, diz o gerente de marketing do Grupo Jardim da Saudade, Rodrigo Marchioro.

Com a finalidade de enaltecer a vida de quem se foi, o Grupo reformulou recentemente a sua comunicação, numa tentativa de diminuir a dor de quem ficou.

“Nossa comunicação se manteve a mesma por muitos anos, no entanto, incorporamos diversos produtos e planos à nossa gama de serviços, por conta disso, sentimos a necessidade atualizar toda nossa identidade visual, uma vez que mudanças internas e comerciais aconteceram. Percebemos que era também uma necessidade do nosso mercado e, de certa forma, uma exigência do nosso público e dos prospects”, afirma Marchioro que adianta: em breve a marca Jardim da Saudade será atualizada, porém, essa mudança será gradual.

O setor de marketing é novo no Grupo. Implantado recentemente, ficou responsável por todo o desenho e planejamento das campanhas e do diálogo com o público, seja por meio das redes sociais e demais canais  online e também de canais offline.

“Estamos realinhando a comunicação como um todo, e buscar essa unidade, afinar o discurso, nos aproxima também do público interno, nossos funcionários, que são as pessoas que melhor sabem vender nossos serviços, ainda que indiretamente”, destaca Marchioro.

De olho na concorrência

Para validar a nova comunicação, o Grupo investiu em pesquisas e buscou referências nos concorrentes. “O mercado de planos funerários no Brasil é bastante consolidado e tem crescido muito nos últimos anos. Como a tendência é que esse segmento cresça ainda mais, precisamos caminhar um passo adiante dos nossos concorrentes. Como prática habitual de mercado, pesquisamos a concorrência e percebemos que a comunicação da maioria deles é sempre a mesma, destacando a morte, usando frases feitas e clichês. Porém, o Grupo Jardim da Saudade sempre teve um perfil diferenciado, que é enaltecer a vida, e é isso que estamos reforçando em todos os nossos canais e também na linguagem utilizada”, diz o profissional.

Parte da estratégia adotada inclui adotar cores mais vibrantes, mensagens alegres e reconfortantes que busquem muito mais enaltecer a vida de quem já se foi do que prender-se ao falecimento dessa pessoa. “Todo o design foi pensando priorizando a vida. Dentro do nosso processo criativo usamos a psicologia das cores para gerar conexão com as pessoas e, dessa forma, humanizar nossa comunicação”, revela Marchioro.

Mudança além do visual

Não foi só a forma de se comunicar com o público nas redes sociais, o canal de maior visibilidade do Grupo Jardim da Saudade, que mudou. A comunicação ganhou um personagem, parte do discurso humano e acolhedor que o Grupo prioriza há mais de 50 anos, desde a sua fundação.

“A mudança em nossa comunicação aconteceu de maneira global. Desde a nossa espera telefônica, o atendimento do nosso time comercial, vendas e pós-vendas. Implantamos um atendente virtual, o Jayme. Ele é um personagem 3D, que leva o nome do fundador do Grupo, Jayme Matzenbacher. A forma como vendemos os nossos produtos também foi renovada. Investimos em tecnologia, digitalizamos os serviços e entregamos muito mais valor ao nosso cliente”, detalha o gerente.

A mudança foi percebida e celebrada internamente. “Agora eu vejo vida nas artes. Este tem sido o feedback que os nossos colaboradores têm dado a respeito da reformulação da comunicação, percebida internamente”, comemora.

Além disso, para destacar o público interno, uma newsletter mensal está sendo desenvolvida destacando os eventos do calendário, os aniversariantes do mês, além de produtos e campanhas vigentes.

“Nossos colaboradores são a nossa vitrine, e a partir do momento em que os colocamos como parte de todo o processo e os valorizamos como um time, eles serão os melhores e maiores vendedores dos nossos produtos”, conclui Marchioro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 007 0001 ou pelo site http://www.jardimdasaudade.com e pela página oficial do Grupo Jardim da Saudade no Facebook www.facebook.com/grupojardimdasaudade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.