quinta-feira, 9 de março de 2023

Diretor teatral George Sada recebe título de Cidadão Honorário de Curitiba

 

Fundador e diretor da Cena Hum Academia Multiartes, o ator e diretor teatral George Sada recebe, no próximo dia 16 de março (quinta-feira), o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A honraria será entregue em sessão solene na sede da Câmara Municipal. 



A concessão do título acontece após proposição do vereador Tico Kuzma, em reconhecimento à grande contribuição prestada por Sada ao setor artístico e cultural da capital paranaense.

Vida e arte

Nascido em Santa Catarina, Sada foi  apresentado ao teatro no ano de 1976, aos 13 anos de idade, dentro do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba.  Aos 14 anos, ele escreveu suas primeiras peças teatrais, “Os Cavalheiros do Apocalipse” e “Love me tender”. Porém, o espírito artístico ficou adormecido pelo resto da adolescência, reascendendo apenas em 1985, quando ele se graduou em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Em 1986, ele começou a cursar Artes Cênicas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e também a pensar na criação de uma escola de teatro com foco no público infantil, algo que até então não existia na capital paranaense.

O projeto não saiu do papel durante quase uma década, até que em 1995, numa visita ao escritório de arquitetura de seu irmão, na Rua 24 de Maio, George percebeu que a casa vizinha estava para alugar. De algum jeito e por alguma razão, ele sabia que aquela construção em reforma deveria ser a sua escola de artes cênicas. Sem perder tempo, correu para a imobiliária para saber mais sobre a casa, e aí veio o susto! Denise, a atendente da imobiliária, revelou o valor do aluguel: R$2.500,00! A cifra assustava, era muito dinheiro pra época e pro bolso do George. Imprudência, maluquice, coragem? Você pode chamar do que quiser, o que importa é que aquela residência na Rua 24 de Maio, número 971, acabou sendo a primeira sede da Cena Hum.

Com o contrato de aluguel em mãos, George passava as madrugadas em claro pintando as paredes do imóvel de onze salas e onze banheiros. Estava quase tudo pronto, só faltava um detalhe: um nome para que a escola pudesse ser registrada. Foi durante um sonho que seu avô, André Sada, sentado na plateia do Teatro Mini Guaira, disse: “George, está na hora de começar a Cena Hum!”. A escola, agora com um nome definido, já podia ser registrada. O Hum, que vem de humano, tornou-se a marca registrada do jeito de ensinar, acreditando sempre que a arte transforma a vida das pessoas, tanto de quem a faz quanto de quem a assiste. 

Primeira escola de teatro privada do Paraná, a Academia Cena Hum Multiartes foi fundada em 1995, com o objetivo de ser um espaço destinado tanto ao aprimoramento de atores profissionais quanto de jovens e profissionais de outras áreas que se interessam pelas artes cênicas e buscam novas técnicas e subsídios. Num primeiro momento, a escola ofertou um curso preparatório para o vestibular da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Em janeiro de 1996, promoveu um curso de férias para sete pessoas.  Na sequência, com a oferta de cursos livres de teatro para todas as idades, a escola finalmente ganhou contornos de realidade.

Em 1998, a Cena Hum se mudou para uma casa da Avenida Nossa Senhora Aparecida, no Seminário. Em 2001, passou a existir na rua Chile. Em 2004, começou a funcionar dentro da sede das Faculdades Eseei, no bairro Rebouças. Em 2009, inaugurou sua sede própria, em uma casa de 1500 metros quadrado na Avenida Senador Xavier da Silva, no São Francisco, onde permanece até hoje.

No ano de 2013, foi autorizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) a abertura do curso Técnico Profissionalizante de Ator da Cena Hum Academia de Artes Cênicas, o único de nível técnico voltado à formação de atores a ser realizado em instituição de ensino privada no Paraná.

 

Em 2015, foi criado o Grupo Empresarial Cena Hum. Desde esta data, foram constituídas três empresas, com atuações bem específicas no mercado cultural. Além da Academia Cena Hum Multiartes, responsável por todas as atividades de ensino, surge a Produtora Cena Hum, que presta serviços no pungente mercado de produção cultural e sedia produções profissionais; e o Instituto Cena Hum, cujo objetivo é desenvolver projetos sociais e utilizar a arte como ferramenta de valorização, conscientização e transformação do ser humano.

Se no início eram oferecidos apenas cursos de teatro, atualmente a Cena Hum oferta cursos que contemplam as quatro áreas das artes cênicas – circo, dança, canto e teatro – bem como áreas técnicas, como maquiagem, produção e iluminação. Desta forma, destaca-se como uma das mais importantes instituições de formação de profissionais para o mercado cultural. Conta ainda com intensa atividade de extensão, com a oferta de palestras, bate-papos, workshops e vivências que visam aprimorar a experiência dos alunos.

 

Entre os eventos realizados, o que mais se destaca é a Mostra Cena Hum, promovida duas vezes ao ano, no fim de cada semestre, e que apresenta o resultado do que foi transmitido de conhecimento aos alunos. A mostra é o maior evento de teatro amador do Paraná. Desde que ela começou a ser promovida, em 1996, já foram realizados cerca de mil espetáculos, que reuniram um público de cerca de 10 mil espectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.