quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Como higienizar de forma correta e dar longevidade aos tênis?

 


Utilizar detergentes para tirar manchas, secar diretamente ao sol, lavar na máquina e não observar as características de cada modelo, reduzem o tempo de vida útil dos tênis


Seja para a prática de atividades físicas ou para um passeio, os tênis fazem o maior sucesso. Não é de hoje que as pessoas, felizmente, estão cada vez mais aderindo aos exercícios físicos e, para isso, é preciso saber escolher o modelo ideal para qualquer ocasião. As pessoas normalmente optam pelo visual do calçado e esquecem que, além da estética, é preciso ficar atento ao conforto dos pés. Outro ponto importante é decidir por um modelo que seja prático na hora da higienização. Afinal de contas, tênis de boa qualidade custam caro e devem ser tratados de forma manual, com produtos específicos. Desta forma, é possível preservar os tênis por muito mais tempo.

Para entender melhor esse processo e dar longevidade aos calçados, Birgit Keller Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura, dá dicas preciosas para higienizar os tênis e aponta alguns erros que cometemos, principalmente ao fazer esse trabalho em casa. Segundo ela, com o tempo, os tênis vão acumulando manchas e sujeiras que devem ser observadas, antes que se tornem irreversíveis. O ideal é deixar essa tarefa para lavanderias especializadas.

“É importante lembrar que o uso frequente ainda traz um acúmulo de fungos e bactérias que causam frieiras e o mau cheiro, o famoso chulé, para eliminar estes seres invisíveis e danosos para a nossa saúde, borrifamos um produto especial alemão que encapsula fungos e bactérias eliminando inclusive os cheiros. Mandar os calçados regularmente para uma lavanderia profissional previne esse, e outros tipos de constrangimentos. Cada modelo tem sua forma correta de tratamento e as manchas mais difíceis de serem removidas são aquelas que estão com marcas de graxa, típico de quem pratica motociclismo e sapatilhas de pilotos de kart, por exemplo, mas, ainda nos deparamos com manchas de barro e gordura”, explica.

Muitas pessoas usam detergentes de louça para higienizar os tênis em casa, o que é um grande erro, porque a fórmula desses produtos pode até remover a sujeira, porém, com o tempo vai deixando os calçados desbotados. Na lavanderia, são retirados os cadarços e as palmilhas, depois os calçados são submetidos a um trabalho manual com escovas e espátulas especiais.

Para a remoção das manchas e sujeiras são utilizados produtos profissionais, inibidores de cores e odores. Ainda de acordo com a empresária, os sapatos em camurças são os mais delicados e precisam de cuidados especiais para que o tecido não endureça e não sofra um desbotamento precoce. Muitas pessoas também costumam colocar os tênis direto na máquina de lavar. Vale lembrar que, além do risco de agredir os tecidos, o processo pode danificar a máquina de lavar.

Secagem

Outro grande erro que as pessoas cometem é lavar os tênis e colocá-los para secar expostos ao sol. Os tênis jamais podem ser colocados no sol. À sombra o processo é um pouco mais lento, mas evita manchas e garante a conservação do calçado. “O ideal é que eles passem por um processo chamado de capotagem, onde são utilizadas toalhas para retirar o excesso de umidade. Depois é feita a secagem total à sombra e com ventilador. Sapatilhas, sapatênis e patins também precisam dos mesmos cuidados. A dica para estender a vida útil de qualquer calçado é alternar os dias de uso e fazer uma limpeza frequente sempre que aparecer uma sujeira”, conclui a empresária.

Sobre a Lavoutique

Os empresários Birgit e Driano Marsili entraram no ramo de lavanderias em 2013 com vontade de fazer melhor e diferente. Preocupados com a sustentabilidade e excelência, estudaram, viajaram, formaram parcerias e importaram para Curitiba o que há de melhor no segmento de lavanderias a nível mundial. Equipamentos suecos e italianos, insumos alemães e a calorosa energia brasileira, são a fórmula especial da Lavoutique. Com ética, responsabilidade e máxima qualidade, oferecem serviços de costura, lavagem a seco, água e wet cleaning para tratar as roupas, artigos de cama, mesa e banho e tudo o que "veste" a casa. A Lavoutique, mais do que uma lavanderia de excelência, é a primeira do Brasil a assinar o pacto global da ONU, alinhando toda sua operação aos 17 princípios universais de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. A assinatura representa o comprometimento ético com o desenvolvimento da nossa sociedade e o alcance da agenda global de sustentabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.