segunda-feira, 22 de agosto de 2022

A verdadeira história da "Carne de Onça"

 



Petisco é Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba.

 

Há sete anos a Carne de Onça é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba. E você conhece a história desse petisco famoso? O empresário e cozinheiro Sérgio Medeiros, do portal de gastronomia Curitiba Honesta, pesquisou e apresentou esse relato como base para o pedido de concessão do título na Câmara Municipal de Curitiba. Confira!

Na década de quarenta havia em Curitiba um time de futebol chamado  Britânia, que depois com outros times veio a formar o Paraná Clube. O presidente do Britânia na época era o Cristiano Schmidt.

O Schmidt tinha um bar que ficava na Marechal Deodoro, esquina com a XV de Novembro, chamado “ Toca do Tatu”. Aliás, Tatu era o apelido dele.

O Britânia foi um time vencedor, sete vezes campeão paranaense, e para comemorar as vitórias do time o Schmidt pegava carne crua, colocava sobre fatias de broa comprada numa panificadora de um alemão que ficava próxima a “Toca do Tatu”, por cima da carne colocava cebola branca bem picadinha, cebolinha verde bem picadinha e só então temperava com sal e azeite de oliva.  Servia com chopp para os jogadores do time.

Um belo dia o Duia, que era o goleiro, reclamou: “Poxa, Schmidt, você só serve essa carne aí, que nem onça come”. E aí surgiu a “carne de onça”.

A partir deste dia, os clientes da Toca do Tatu começaram a pedir a carne que, segundo o Duia, “nem onça comia” e o Schmidt teve que colocar no cardápio. Logo outros bares da cidade começaram também a servir.

Na década de cinquenta era servida na sociedade Concórdia, preparada pela família Garmater, dona então de um grande frigorífico.

Na década de sessenta, era servida em grandes quantidades no Bar e Restaurante Embaixador, mais conhecido na época como “Bar do Onha”, que ficava na Rua Riachuelo e depois mudou para o Bacacheri, vindo a fechar anos depois.


Desde 2016 é patrimônio cultural imaterial de Curitiba, conhecida nacionalmente como única comida típica da cidade.


A Curitiba Honesta realiza no próximo mês o 6º Festival de Carne de Onça de Curitiba, de 14 de setembro a 02 de outubro de 2022, em diversos bares da cidade.


Foto: Gean Cavalheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.