terça-feira, 24 de março de 2015

RPC e Instituto GRPCOM lançam projeto educacional ‘Televisando 2015’










Com identidade visual renovada, projeto se volta para uma nova faixa etária e com atividades diferentes




Televisando o Futuro, projeto que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar foi reformulado! A iniciativa, realizada pela RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, em parceria com o Instituto GRPCOM, em escolas públicas de 42 municípios do Paraná, começa 2015 com novidades: nome, formato e logomarca novos. A partir de agora, o projeto se chama somente ‘Televisando e assume a identidade por meio da qual já era reconhecido entre alunos e professores participantes.
Nova logomarca
A logomarca, mais colorida, foi inspirada na nova marca da RPC, lançada no dia 1º de janeiro. O mascote Léo, é a representação da criança crítica, comprometida e consciente, que participa do projeto.  O fato de ele estar à frente da imagem que representa a TV, também reforça a ideia de protagonismo do aluno que participa do Televisando. A informação é transmitida pela mídia, mas é o indivíduo quem processa os dados, reflete e, a partir disso, constrói a própria opinião!

Novo público
Neste ano, o Televisando vai trabalhar com alunos do Ensino Fundamental 1, do primeiro ao quinto ano. O rejuvenescimento do personagem promete facilitar a comunicação com os pequenos. Até 2014, ele representava um garoto entrando na adolescência, pois o projeto também abrangia a rede estadual e permitia o envolvimento de alunos de até 14 anos.  A mudança ocorreu para reforçar a atenção ao público que revelou mais envolvimento com todas as etapas do Televisando, durante os sete anos do projeto.

Formação de professores
O compromisso com a formação dos educadores continua sendo prioridade. Por isso, novidades foram pensadas para este ano, a fim de facilitar o acesso à plataforma de educação à distância.
Os seis cursos, que totalizam 120 horas de formação, foram revistos, atualizados e, agora, podem ser acessados por meio do sistema Moodle, muito mais simples, ágil, intuitivo e já conhecido por grande parte dos docentes.
A chancela da Universidade Tuiuti do Paraná permanece, e os certificados podem ser emitidos a qualquer momento após a conclusão do curso. As oficinas pedagógicas ministradas pela equipe do projeto também representam importantes oportunidades de aproximação com o professor e continuam neste ano.

Canais de comunicação
Os canais de comunicação para atualizar os participantes sobre cada fase do projeto revelaram-se fundamentais. No site do projeto é possível encontrar todas as informações sobre o Televisando e detalhes sobre as diferentes etapas, além de poder baixar materiais, acessar o histórico do projeto, assistir às reportagens especiais exibidas pela RPC e muito mais.
Em 2014, o Televisando também entrou nas redes sociais e, neste ano, continua a todo vapor! Conteúdos sobre educação, tecnologia, mídia e comportamento continuarão a ser diariamente postados, além de novas sessões que inauguram em breve, como a “Televisando, eu faço parte!”, em que os seguidores poderão conhecer quem são os profissionais da RPC e do Instituto GRPCOM que fazem o projeto acontecer.

Apoio pedagógico
Como suporte pedagógico sobre como trabalhar as reportagens de TV em sala de aula, foi criado o primeiro boletim do Televisando. A iniciativa é inédita e chega para oferecer as notícias mais relevantes sobre as três principais fases da projeto– lançamento, Concurso Cultural e divulgação dos vencedores – dar dicas pedagógicas e sugestões de atividades para serem trabalhadas com os alunos. Deste modo, a prática de trabalhar a TV em sala fica mais fácil e qualificada. A primeira edição do Boletim já foi entregue pela equipe do projeto durante os dias 9 e 20 de março, nas reuniões de abertura, feitas em todos os municípios que participam do Televisando.

Premiações
Outra surpresa será a etapa de reconhecimentos de alunos e professores vencedores e das secretarias engajadas no Concurso Cultural. A prática permanece, mas vem com novidades!


Sobre o Televisando:
Lançado em 2008 no município de Foz do Iguaçu, o Televisando tem como objetivo estimular a reflexão e a mudança de atitudes a partir da discussão de temas relevantes para a sociedade e, como consequência, a formação de cidadãos mais críticos e conscientes de suas responsabilidades.

Sobre Instituto GRPCOM:
O Instituto GRPCOM é o braço social do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e realiza a gestão conjunta dos programas e projetos sociais, culturais e educacionais desenvolvidos e apoiados por veículos do grupo.

Sobre a RPC:
A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para a população do Paraná.
Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.