quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Restaurante Dom Veggie ensina como fazer uma mini horta caseira








Sejam apenas temperos, ou algumas hortaliças, o antigo hábito de ter alimentos frescos em casa e ao alcance das mãos voltou com tudo!



O Restaurante Dom Veggie, localizado no bairro Seminário, sempre adepto à culinária saudável e natural, faz questão de reafirmar que o frescor dos alimentos é fundamental para a maior qualidade dos nutrientes. Por este motivo, cultivar uma horta em casa, independente do tamanho, é uma excelente opção para reduzir o consumo de agrotóxicos e fertilizantes, reduzir o consumo de sal, baixar o custo de sua refeição e respeitar a natureza.
Segundo os proprietários do Dom Veggie, se o espaço for pequeno, é preferível escolher cultivar ervas e temperos, que não precisam de grandes lugares. Algumas mudas podem, inclusive, ser cultivadas no mesmo vaso, desde que tenham as mesmas características e tenham espaço suficiente para se desenvolverem apropriadamente. É fundamental que as plantas sejam regadas conforme o solo for ficando seco, de forma apropriada, recebendo adubo a cada 40 dias, preferencialmente os orgânicos húmus de minhoca. Também é preciso lembrar que as ervas precisam de, no mínimo quatro horas de sol ao dia.
Alecrim, orégano e tomilho são plantas resistentes, e ótimas para iniciar uma pequena horta caseira, para quem não tem muita prática. A hortelã e o manjericão também são fáceis de cultivar, porém, precisam de um pouco mais de água, e crescem melhor à meia sombra.
Outra dica bem útil do Dom Veggie para os iniciantes é a hora da irrigação: não regue nas horas mais quentes do dia, dê preferência para o início da manhã ou o final da tarde.
E, por último, escolha um lugar para os vasos e deixe-os lá. Procure não movimentá-los pela casa, uma vez que as plantas precisam se adaptar ao local.
Com estas dicas postas em prática, rapidamente você terá uma horta de temperos ou hortaliças – caso seu espaço seja maior – para seu consumo.  Procure dividir as informaços com seus vizinhos. Com o tempo, a colheita pode ser compartilhada e todos se beneficiam com uma alimentação mais saudável.

Sobre o Dom Veggie – Inaugurado no início de 2014, o Dom Veggie é um restaurante vegetariano e vegano de comida saudável, cardápio diário e ingredientes 100% saudáveis. Não é usado nenhum tipo de tempo químico na composição dos alimentos, somente sal marinho, ervas e especiarias. 70% dos alimentos são orgânicos, sendo toda fritura feita com óleo vegetal de algodão. A cada dia da semana, diversas opções de pratos quentes, saladas e sobremesas, são oferecidas para o público apreciador da culinária vegetariana, vegana e orgânica.

 SERVIÇO

Dom Veggie
Avenida Sete de Setembro, 6797 - Seminário
Telefone: (41) 3077-0898
Horário: de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30, aos sábados e domingos, das 11h45 às 15h30

Fonte: TIPCOMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.