segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Cuidados com móveis de madeira


























Estética e vida útil
Cuidados simples com objetos que têm madeira aumentam a durabilidade do material
Matéria-prima que nunca sai de moda, a madeira compõe com os demais elementos do décor trazendo charme e elegância aos ambientes. Mas, apesar de ser um material resistente, versátil e atemporal, requer cuidados especiais em prol da durabilidade, resistência e estética.
Ugo Guttierrez Neto, artesão e sócio da Boulle Móveis de Fundamento, loja de mobiliário especializada em móveis arte relata que os fatores climáticos comprometem a madeira, como sol, vento e chuva, podendo alterar a cor e/ou estrutura, umidificar ou ressecar e pode até danificar as fibras ou hospedar parasitas como fungos e bolores, acelerando o processo de decomposição da peça. “Ambientar os objetos que têm esta matéria-prima não exige apenas compor com a estética do local, também demanda pensar na espécie utilizada, sua durabilidade e resistência, para que não estrague cedo demais”, complementa a arquiteta Bárbara Penha, da Penha Moraes Arquitetura.
Engana-se quem acredita que basta apenas passar produtos contra cupins ou impermeabilizantes. Ugo Neto explica que primeiro é definido o que deseja fazer com o material, seja uma mesa de centro, uma cadeira ou uma escultura de decoração, e então deve ser feita a escolha pela madeira. “A opção pela espécie varia de acordo com a função do objeto, por exemplo, para peças que precisem sustentar itens pesados, como decks, cristaleiras e escadas, a matéria-prima necessita ser dura, já as que receberem destino de decoração, podem ser leves e moles”, comenta.
Manutenção
Manter a peça onde haja circulação de ar quando a área estiver úmida, evitar o contato do material com a água e proteger as faces expostas aos agentes que danificam, com tintas, vernizes ou outros produtos de cobertura, são as dicas da arquiteta Pauline Moraes, da Penha Moraes Arquitetura. “Outros tratamentos como impermeabilizantes, imunizantes e produtos contra mofos, bolores e cupins também são válidos, claro, sempre levando em conta qual é o tipo de madeira que foi utilizada”, complementa.
Óleos de peroba e de linhaça são ótimos para manter a durabilidade da peça e hidratar o material, porém só funcionam quando a limpeza não remove estes produtos. “Madeira é muito fácil de ser limpa. Para tirar pó, basta apenas uma flanela seca”, orienta Ugo. Com estes cuidados, qualquer objeto de madeira terá uma vida útil maior e manterá a aparência de novo, disfarçando sua idade.
Fonte: Prime Comunicação
Foto: Rodolpho Guttierrez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.