quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Série “Diários Secretos” da Gazeta do Povo e RPC está entre as reportagens mais impactantes do mundo





Rede Mundial de Jornalismo Investigativo selecionou 10 trabalhos de excelência no jornalismo investigativo




A série Diários Secretos da Gazeta do Povo e da RPC foi selecionada pela Rede Mundial de Jornalismo Investigativo como uma das dez mais impactantes do mundo. As reportagens revelaram em 2010 um esquema milionário de desvio de recursos e contratação de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa do Paraná. A seleção dos trabalhos foi apresentada no dia 12, em Nova York, em um evento do Google Ideas, para demonstrar o quão relevante é investir em reportagens investigativas.

O trabalho foi realizado pelos jornalistas Katia Brembatti, James Alberti, Gabriel Tabatcheik e Karlos Kohlbach, com apoio de uma equipe de mais de 40 profissionais dos dois veículos que fazem parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). A repórter da Gazeta do Povo Katia Brembatti destaca que o jornalismo desempenha uma função relevante para a sociedade e precisa ser financiado. “Vontade e investimento são necessários para fazer jornalismo investigativo. Requer tempo e dedicação”, diz. Segundo ela, empresas jornalísticas que investem em reportagens aprofundadas ganham um diferencial. Nos “Diários Secretos”, foram quatro jornalistas exclusivamente trabalhando no caso pelo período de dois anos.

Para Katia, a seleção pela Rede Mundial de Jornalismo Investigativo é tão importante como um prêmio. “Mesmo quatro anos depois, a série Diários Secretos ainda repercute e é vista como modelo de jornalismo investigativo. É um assunto que fugiu da esfera jornalística. É tema de teses e dissertações, além de inúmeros trabalhos de conclusão de cursos”, comenta. 

A série recebeu importantes premiações, como o Grande Prêmio Esso e o Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, ambos no Brasil, além de ser agraciada como o título de melhor reportagem investigativa da América Latina e com Global Shining Light Award, prêmio concedido ao mais importante trabalho realizado em país em desenvolvimento.

A Rede Mundial de Jornalismo Investigativo (GIJN, na sigla em inglês) elaborou um site em que reúne as reportagens, além de entrevistas e dados que comprovam o quanto os trabalhos jornalísticos bem feitos contribuem para o desenvolvimento social e o combate à corrupção. A seleção reúne reportagens de dez países, incluindo também Inglaterra, Costa Rica, África do Sul, Gana, Ucrânia, Filipinas e Paquistão. Encabeçando a lista dos trabalhos jornalísticos mais impactantes está o caso Watergate, publicado pelo jornal Washington Post, e que culminou com a renúncia do presidente norte-americano Richard Nixon, em 1974.

 Gazeta do Povo
Líder em circulação do Paraná, a Gazeta do Povo faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). É um jornal que tem sua história de 95 anos pautada pelo respeito aos leitores. Está sempre ao lado de seu público expressando, além da informação, diferentes opiniões para que cada leitor forme seus próprios conceitos. Para atender aos desafios da nova era da comunicação, o jornal disponibiliza seu conteúdo tanto na plataforma impressa como na digital (online, mobile e tablet).

Fonte: GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.