segunda-feira, 3 de novembro de 2014

COLUNA KARINA REIS - Inteligência Financeira


            O fim de ano se aproxima e traz consigo também inúmeras despesas que vão desde os presentes de natal até rematrículas das escolas das crianças. Depois vêm as viagens de férias, compras de material escolar, IPTU, IPVA, entre outras contas surpresas que aparecem para consumir com o décimo terceiro. Haja dinheiro e principalmente planejamento para conseguir pagar tudo em dia e garantir um equilíbrio no orçamento. A princípio parece uma tarefa difícil, mas não para pessoas que encontram nisso, mais uma oportunidade de ser e fazer diferente.
            A inteligência financeira é uma habilidade, e como tantas outras, nos desafia a achar o ponto de equilíbrio entre aquilo que nos é favorável e aquilo que pode se tornar nocivo à nossa saúde, emoção e vida em geral.Ser inteligente financeiramente significa dispensar gastos de forma adequada, focando naquilo que de fato importa e é necessário. Pessoas com essa característica vivem de maneira plena e com o pensamento no futuro, pois sabem que o recurso financeiro atual é necessário, mas não o tem como fundamental. Além disso, esse recurso é utilizado dentro das posses de cada um, ou seja, não é gasto nada além do que se possui. Na verdade é gasto até menos, já que estudos na área indicam que ser saudável financeiramente, significa distribuir os gastos em 3 partes e uma delas se destinar a poupança, sendo pelo menos 10% dos ganhos priorizado a isso.
            É possível fazer uma divisão dos valores recebidos mensalmente em custos fixos, gastos inesperados e uma porcentagem a ser economizada, assim há um melhor controle do orçamento individual e também familiar. Esta programação também deve se estender ao décimo terceiro salário, que muitas vezes é visto como um salvador de dívidas Além disso, na hora de pagar as dívidas é preciso olhar para as taxas e ponderar o que de fato é mais barato e vantajoso. Pessoas de sucesso têm compromissos financeiros sempre menores do que suas entradas, por isso possuem liberdade e tranquilidade de escolha. É possível, hoje mesmo, fazer uma análise de suas finanças e ponderar o cenário real que se encontra, se hoje possui dinheiro ou dividas. Afinal, ter crédito a pagar não significa ter dinheiro para gastar efetivamente, e impedir essa percepção numa necessidade real como um caso de doença, trará a você e a seu bolso, mais tranquilidade e realidade de causa.
            Se a habilidade de controle e equilíbrio financeiro, ainda não é um dos seus fortes, inicie hoje essa mudança de ação, e passe a ser uma pessoa mais ponderada e regular consigo mesmo. O ganho é para você, o crescimento é pessoa, e a liberdade de escolha também é maior. Toda pessoa pode desenvolver sua inteligência financeira, sabendo exatamente o que de fato importa, tendo planejamento e controle de gastos. Em uma família, por exemplo, ter planejamento familiar faz com que os gastos não excedam o orçamento e o casal viva de forma mais harmoniosa e tranquila. Em uma empresa, essa consciência pessoal também deve existir e começa desde o cuidado com o uso de recursos como de papelaria, luz e telefone. Por meio de um planejamento é possível controlar gastos desnecessários e otimizar o crescimento financeiro, seja ele no aspecto pessoal ou empresarial. Tenha uma visão de futuro do que quer ser, ter e fazer para si e para sua vida em momentos específicos e permita o início dessa construção hoje, afinal, o papai Noel nós sabemos, só vem para que tem bons comportamentos.

Grande abraço.

Karina Reis
Coach e Desenvolvedora Humana



     
Trainer Comportamental pelo IFT
Hipnose Clinica - Instituto Rogério Castilho
Desenvolvimento Humano (Coaching, Mentoring, Couseling)
Terapeuta em Rebirthing pelo Ibrare
Administração pela UTP, especialista em Gestão de Negócios.
Aromaterapeuta/ Ibra
CertifiedPersonal& Professional e Executive Coaching pelo Behavioral Coaching Institute /USA.
Consultora Comportamento e Etiqueta Pessoal e Profissional – SENAC
Atua há 20 anos no mercado de trabalho, com vasta experiência nas áreas: comercial, financeira e
bancária. (Editel, Polipetro, Santander,Funbep)
Diretora Fundadora e Executiva da Cannoh Coaching (Cannoh Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Colunista do Blog Flash Curitiba e Jornal Correio do Paraná– Comportamento Humano
É Membro da Sociedade Brasileira de Coaching.
Psicoterapia Corporal pelo Centro Reichiano (especialização em curso)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.