quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Mulheres movimentam o artesanato paranaense


VII Art&Craft destacará a importância da artesãs para a economia

Apesar da falta de dados oficiais sobre a movimentação do artesanato na economia do país, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, são cerca de 310 mil artesãos, sendo 40% mulheres (124.181).
No Paraná, elas são a maioria: 54% (12.994) do total de 24 mil artesãos. Essas mulheres sustentam suas famílias ou ajudam os parceiros na economia do lar. Costureiras, tecelãs, bordadeiras... elas são artesãs que aprenderam seu ofício com avós, mães, amigas ou simplesmente foram atrás de um sonho e encontraram uma profissão. Para homenagear essas trabalhadoras, o tema da VII Art & Craft – Feira de Artesanato Internacional e Gourmet, que acontece de 10 a 19 de outubro, no ParkCultural - anexo ao ParkShoppingBarigüi, é “Mulheres Arteiras Brasileiras”.
O evento contará com uma exposição de totens com o trabalho das artesãs paranaenses e falará um pouco da trajetória de cada uma delas. “É preciso valorizar essas mulheres que muitas vezes sustentam suas famílias com a arte que aprenderam, praticamente, sozinhas. A maioria não tem incentivo fiscal ou formas de apresentar seu trabalho”, afirma Elaine Augusto, promotora da feira.
Falta de local para expor seus produtos, de incentivos fiscais e até de matéria-prima são alguns dos empecilhos encontrados pelas artesãs. “Hoje, já conquistei minha clientela e as dificuldades são bem menores”, avalia Norma Luckfeti de Oliveira, que desenvolve arte em alumínio reciclado, há 15 anos.
“O trabalho manual ainda é pouco valorizado e isso desmotiva muitas a continuarem a atividade. As feiras ajudam a valorizar o artesão e o artesanato”, considera Maria Angélica Rangel de Lacerda, que produz peças decorativas em MDF e cerâmica.
Apesar das dificuldades para desenvolver seu ofício, Nara Alves Dalcortivo, há dez anos trabalha com que chama de ‘eterna paixão’. “Consegui transformar um hobby, que era fazer velas decoradas aromatizadas, em minha profissão”, conta.
Para aperfeiçoar seu trabalho, mãe e filha foram buscar em novos cursos a oportunidade de implementar seus ganhos. “Começamos fazendo um curso básico e fomos nos aperfeiçoando na arte da encadernação. Hoje, desenvolvemos blocos, agendas, cadernos e muitos outros”, contam Julcymarley Tom e Domingas Totti.
Algumas encontraram o artesanato quase por acaso ou por motivo de necessidade. “Fiz um curso de bolsa de tecidos para obter uma renda extra e me inscrever no vestibular. Acabei deixando o vestibular de lado e a costura se tornou a minha principal fonte de renda e alegria”, conta Lauren Anny, que produz arte em tecido – Patchwork. “Durante uma dificuldade financeira descobri que tinha talento para a costura”, conta Terezinha Jasper, que desenvolve peças de decoração para a casa.
Para Angela Broch, da Karité Banhos e Aromas, que faz sabonetes aromatizados, o trabalho manual trouxe mais colorido para o seu dia a dia. “Mais do que uma fonte de renda, o artesanato representa uma forma de unir partes da vida, amenizando os momentos difíceis e dando cor aos dias cinzentos”, diz.
A tecelã Priscila Mara Gidoshi considera que o esforço e o carinho com que são feitas as peças ajudam a vencer os desafios da profissão. “Fazer artesanato é uma mistura de amor, muito trabalho e cuidado com os clientes e produtos, que são confeccionados para entrar na vida de cada uma e iniciar uma nova história”, define.

Mais da Art&Craft

Nesta edição da Art & Craf, participarão 23 países: Brasil, Equador, Colômbia, Japão, Indonésia, Índia, Senegal, África do Sul, Argentina, Uruguai, Peru, Paraguai, Gana, Uganda, Mali, Quênia, Dubai, Tunísia, Nepal e China (com produtos da Cordilheira do Himalaia), Turquia, Marrocos, Síria e seis estados brasileiros – Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
O evento também contará com as tradicionais oficinas e o Espaço Kids, que trará uma novidade: o Criança Gourmet, onde os pequeninos de 4 a 10 anos poderão participar de oficinas de doces e ainda sair com o que produzirem.

SERVIÇO

Feira de Artesanato Internacional - Art&Craft
De 10 a 19 de outubro, das 14h às 22h, no ParkCultural
Ingressos a partir de R$10,00. Crianças até 12 anos não pagam e maiores de 60 e estudantes pagam meia
Mais informações pelo: www.artcraft.com.br/ 41 – 3205-9868.

Fonte: Expressa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.