sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Exposição fotográfica “Marés”















































Novo trabalho da designer e fotógrafa curitibana Kris Foltran inaugura às 19h desta
sexta-feira, dia 17, na Galeria Portfolio.

Buscar além dos limites humanos, cruzar horizontes, recriar universos e sonhar. Este é o propósito da exposição Marés, da fotógrafa e designer Kris Foltran, que inaugura na noite desta sexta-feira, dia 17 de outubro, na Galeria Portfolio, em Curitiba.

Inédita, a mostra nasceu da conexão de momentos particulares na Ilha do Mel (dez 2011) e incorporou conceitos na viagem realizada pela fotógrafa para o Chile em maio de 2012. “O Pacífico me fez pensar em Neruda, que dizia querer inventar o mar de cada dia em suas poesias”, explica Kris, que para este trabalho buscou manter o prazo aproximado de um ano fotografando em diversas situações de luz, estações do ano e locais diversos com a presença do mar.

A exposição tem continuidade técnica de seu primeiro trabalho (IN_VERSOS), que consiste em duplas exposições digitais realizadas diretamente na câmera, como nos tempos da fotografia analógica  onde uma foto era feita sobre a outra sem girar o filme. As fotografias foram escolhidas juntamente com o curador Nilo Biazzetto Neto, e toda a ambientação da exposição foi pensada em função do espaço da Galeria Portfolio.

Serão 14 imagens em tamanhos que variam de 40x60cm, trípticos em 20x60cm, 30x45cm e 20x30cm impressas em fine art, assinadas e comercializadas com valores reduzidos para possibilitar o colecionismo. As tiragens variam conforme os tamanhos. A exposição ainda contará na abertura com a presença da banda curitibana Clan Mac Norse, notória pela apresentação de música tradicional das regiões nórdicas, a Escandinávia (Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia). “Marés” ficará aberta ao público até 06 de novembro.

Localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, A Galeria Portfolio abre de segunda a sexta-feira das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 20h, e no sábado das 9h ao meio-dia. 


Sobre o conceito da exposição:

O homem tem suas experiências sensoriais do mundo que o cerca; pode desconfiar daquilo que há diante dos seus olhos. A amplitude da natureza e do universo leva o pensamento a reflexões sobre o desconhecido e a inquietação da impossível eternidade das coisas.

Entre a realidade e a imagem há uma dualidade análoga a nossa existência; o tempo todo entre equilíbrio e desequilíbrio dos nossos próprios limites que se revelam na busca constante de criar lugares de sonhos, de espaços e de novos horizontes. A imagem revela o invisível, vai além da visão objetiva, transpõe os limites para que seja visto mais do que é possível se ver – transcendência.

Kristiane Foltran

Formou-se em Design Gráfico (PUCPR) em 2001. Na faculdade, teve seus primeiros contatos com fotografia analógica e laboratório. Seu projeto de graduação foi um editorial de foto poesia retratando todos os parques e bosques da cidade de Curitiba: Verde fragmentos azul.

Em 2008 entrou para a Portfolio Escola de Fotografia realizando diversos cursos e workshops com grandes mestres da fotografia nacional. Participa desde 2010 do Liberdade Fotográfica coordenado por Nilo Biazzetto Neto. Seu currículo conta com diversas colocações em concursos, como Instituto de Engenharia do Paraná, Salão Nacional de Fotografia Persio Galembeck e Virada Cultural de Curitiba. Participou de diversas exposições coletivas, e suas individuais são IN_VERSOS (2012), Domínio (2013) e Gueixas de Outono (2013). Atualmente desenvolve seu trabalho autoral buscando a associação entre a poesia visual, a imaginação e a fotografia. Conheça um pouco mais de seu trabalho acessando www.krisfoltran.com.br.

Serviço

Exposição fotográfica Marés, de Kris Foltran
Abertura: 17 de outubro, às 19h.
Encerramento: 06 de novembro.      
Local: Galeria Portfolio. Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, Curitiba.
Entrada: Gratuita.
Dia e horário para visitação: de segunda a sexta-feira das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 20h, e no sábado das 9h ao meio-dia.  
Informações: escolaportfolio.com.br / 41-3252-2540.

Fonte: Gustavo Zielonka
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.