sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Seminário Ler e Pensar receberá escritor paranaense Laurentino Gomes






Evento em outubro também divulgará vencedores do concurso cultural

Para valorizar a leitura e o exercício da cidadania, o Instituto GRPCOM promove anualmente o Seminário de Educação & Leitura, que faz parte do projeto Ler e Pensar, realizado em parceria com a Gazeta do Povo. Este ano, o convidado será o escritor paranaense Laurentino Gomes, quatro vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro, e 1822, sobre a Independência do Brasil.

O evento será realizado no dia 28 de outubro, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Além da palestra com o escritor, o projeto também realiza uma apresentação para os estudantes, que contará com peça teatral e a premiação dos vencedores do Concurso Cultural 2014, cuja data limite para envio dos trabalhos é 12 de setembro. O evento das crianças será realizado no dia 29 de outubro, também no Teatro Guaíra. 

Criado em 2008, o Concurso Cultural Ler e Pensar tem como objetivo a valorização e a estimulação de práticas pedagógicas que usam o jornal impresso e digital como meios na formação de leitores críticos e cidadãos conscientes. Neste ano, a Escolha Consciente é a temática central e deve ser abordada nos trabalhos inscritos. Mais informações no site.

Espaço Ler e Pensar
O projeto estreou recentemente o Espaço Ler e Pensar, coluna semanal publicada às terças-feiras no caderno Vida e Cidadania da Gazeta do Povo. Exclusivo para apresentar práticas pedagógicas com o jornal desenvolvidas pelos professores do projeto, o espaço conta com conteúdos produzidos pela equipe do Ler e Pensar. As pautas são selecionadas com base nas experiências pedagógicas verificadas nas visitas às escolas ou recebidas diretamente dos docentes participantes.

De acordo com a gestora do projeto, Fernanda Cotrim, a coluna permite dar mais visibilidade ao Ler e Pensar, além de poder inspirar professores, alunos e a sociedade em geral. “Foi mais uma importante conquista para nós, pois ganhar este espaço na mídia confirma a importância social do Ler e Pensar para a comunidade”, comemora.

Sobre o Ler e Pensar
O projeto Ler e Pensar é desenvolvido pelo Instituto GRPCOM desde 1999 em parceria com a Gazeta do Povo. Exemplo de um projeto bem sucedido e referência no Programa de Jornal e Educação para a ANJ (Associação Nacional de Jornais), atualmente está presente em 58 municípios paranaenses, beneficiando 493 escolas e mais de 3 mil professores e 104 mil alunos. Hoje, o projeto é patrocinado pela Associação Comercial do Paraná (ACP), Instituto HSBC Solidariedade e SESI. Além disso, conta com mais de 25 padrinhos sociais, o que permite que as escolas recebam os jornais diariamente. O Ler e Pensar também oferece assessoria pedagógica aos professores participantes, por meio de programa de formação continuada com certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos.

Fonte: GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.