quarta-feira, 27 de agosto de 2014

“Vicentinho” o primeiro romance de Maria Sampaio

Maria Sampaio tem 17 anos e paixão pela literatura. Maria aos três anos de idade começou a narrar histórias que eram redigidos pela mãe dela. As leituras sempre foram objeto de curiosidade, de prazer e de questionamento. Frequentou escola que incentivava às artes. Autodidata, aprendeu diversas linguagens da arte. Estudou técnicas literárias e de roteiros. Publicou crônicas.
Em 30 de agosto ela estará autografando seu livro no Teatro dos Quatro, Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro.
Quando entrevistei Maria Sampaio, ela participava com crônicas nos livros da  coleção “Crônicas de Viagem”, organizada pelo editor do Instituto Memória, o escritor Anthony Leahy, e comentou:“ Sempre escrevi. Não saberia precisar quando comecei a arquivar textos, seja em formato de conto, de crônicas ou de histórias maiores. Escrever sempre foi um hábito muito presente na minha vida”.

Maria Sampaio – Foto divulgação.
Sobre sua maneira de criar textos, Maria esclareceu: “A inspiração me vem como ondas, indo e voltando, e aproveito os momentos de vinda para moldar a ideia num texto. Na maioria das vezes, não tenho ciência do final de uma história até que seja escrita. As palavras vão sendo colocadas uma a uma de acordo com o fio da inspiração, que surge das mais variadas formas. Seja de uma página de um livro, seja captando de rabo de ouvido uma conversa alheia, seja visualizando uma paisagem cotidiana. Ler o dicionário, por exemplo, é outra fonte que tende a me inspirar repentinamente.”
Vicentinho é seu primeiro romance. O livro narra uma catástrofe em plena madrugada, um motorista inconsequente e um adolescente morto. É em meio do luto de seu unigênito que Gustavo  abandona no Brasil sua mulher Berenice sem aviso prévio para isolar-se em um casebre no Chile, com o intuito de escrever para uma editora sobre suas experiências. Embebido em vinho branco, o relato fica cada dia menos apresentável, e o tempo na Patagônia se prolonga. Nessa viagem espontânea, Gustavo se envolve mais que o planejado com os residentes da província e seus impulsos colocam em questão sua ética e sanidade.
Serviço: VICENTINHO de Maria Sampaio
Lançamento: Sábado, 30 de agosto às 17:00.
Local: Teatro dos Quatro, Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro.


Fonte: Paraná Imprensa
Isabel Furini
www.paranaimprensa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.