quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Curiosidades sobre doces portugueses que você não sabia






Tudo muda, da cultura à culinária, tudo se adapta às necessidades e mudanças, como no caso dos doces portugueses que foram se transformando com o tempo

Muitas vezes as grandes mudanças são sentidas nas pequenas coisas, as quais estão relacionadas a uma cultura e à visão de mundo de um grupo. Um exemplo disso foi a chegada da corte portuguesa ao Brasil que trouxe, além dos costumes, língua e artes, sua maravilhosa gastronomia com os doces carregados de história e que acompanharam toda a evolução do Brasil desde os tempos coloniais, independência, até os dias de hoje.

Quando deixaram seu país, os portugueses trouxeram na bagagem tudo o que acreditavam precisar para tentar manter o máximo possível seu estilo de vida. Dentro desse contexto, os doces chegaram a representar status no Brasil colônia. As senhoras copiavam as receitas para impressionar as visitas, o que simbolizava, inconscientemente, que, mesmo vivendo na colônia, continuavam civilizadas. Em um momento posterior, de um Brasil recém independente, houve um movimento contrário a todos os produtos e artefatos culturais portugueses, reafirmando a independência do nosso país.

No decorrer do tempo e conforme a oferta de produtos, os hábitos e as preferências locais, a cultura e culinária portuguesas foram, aos poucos, modificadas. O famoso doce português Bisas do Liz, por exemplo, devido à ausência de amêndoas e abundância de coco no país, deu origem ao tradicional Quindim. Para a felicidade dos descendentes de portugueses e para quem aprecia seus doces e culinária, a Doce Fado, doçaria tradicional portuguesa de Curitiba (PR), oferece todos seus produtos da maneira como foram concebidos, trazendo essa cultura riquíssima para a capital. “Na Doce Fado fazemos questão de manter as receitas tradicionais, pois essa cultura gastronômica carrega muita história. Se pensarmos, é a mistura e expressão de muitas fases de Portugal, queremos valorizar e relembrar isso por meio da culinária”, explica o chef português e sócio da Doce Fado, Paulo Cordeiro.

Sobre a Doce Fado
A Doce Fado é uma padaria e doçaria tradicional portuguesa que traz um pouco da cultura do país para Curitiba (PR). A empresa é resultado da união das famílias Cordeiro e Galvão (tradicionais no segmento em Portugal) à família Romanelli - atuante na área de indústria de alimentos no Brasil há mais de 60 anos. O cardápio da Doce Fado é variado, composto por mais de 30 opções entre doces, salgados e pães, destacando-se o pastel de Belém e o pastel de Santa Clara, além de produtos portugueses importados, como vinhos, azeites e licores. Para manter a tradição e o sabor original das receitas, os ingredientes são todos portugueses e a cozinha é comandada por um chef confeiteiro vindo direto de Portugal, que elabora todos os produtos de forma artesanal.

Serviço
Doce Fado
Av. Sete de Setembro, 865
Box 55 - Mercado Municipal - Curitiba -PR
Fone: (41) 3282-1652
Horário de Funcionamento: terça-feira a sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 13h.

Fonte: BG Comunicação Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.