terça-feira, 22 de julho de 2014

Concurso Cultural Televisando o Futuro 2014 está no ar

Projeto é realizado anualmente pela RPC TV em parceria com o Instituto GRPCOM

Foi dada a largada para uma das etapas mais esperadas e importantes do projeto Televisando o Futuro: o Concurso Cultural 2014. Realizado anualmente pela RPC TV e Instituto GRPCOM, o Concurso Cultural foi criado para incentivar e reconhecer a expressão literária, artística, comunicativa e pedagógica dos participantes do projeto.
A iniciativa acontece nos municípios pertencentes às sete principais regiões do Paraná: Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá, Paranavaí, Guarapuava e Ponta Grossa. Nesta etapa, alunos e professores elaboram trabalhos sobre a temática do projeto, que neste ano é a “Pluralidade Cultural”. O tema é levado para a sala de aula por meio de reportagens exclusivas do Televisando, produzidas e exibidas pela RPC TV em seus telejornais. Em 2014, por exemplo, a Pluralidade Cultural foi tema de mais de 40 reportagens.  Essas matérias jornalísticas, além orientarem as discussões do projeto em sala de aula, subsidiam as produções enviadas para o Concurso.

Quem pode participar
Podem participar professores e estudantes de 1.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas das redes municipal e estadual de educação cadastradas no Televisando o Futuro.  Neste ano, as Secretarias Municipais de Educação (SME) e Núcleos Regionais de Educação (NRE) que aderiram ao projeto também participam em uma categoria exclusiva.
Realizado desde 2008, o Concurso Cultural já recebeu cerca de 12 mil trabalhos desde a primeira edição. Atualmente, é composto por seis categorias, das quais quatro são exclusivas para os estudantes - Ilustrador Mirim, Cartunista Mirim, Redator Júnior e Repórter Teen. Essas categorias são organizadas de acordo com a faixa etária para que a concorrência entre os alunos e a avaliação tenham maior equidade.
Os professores são reconhecidos na categoria “Professor Transformador”, que avalia as melhores práticas pedagógicas utilizando os recursos do projeto. As Secretarias e Núcleos de Educação participam da categoria “Menção Honrosa”, que avalia o envolvimento e mobilização de cada uma no desenvolvimento doTelevisando o Futuro.


A inscrição no Concurso é o próprio trabalho enviado, que neste ano será até o dia 19 de setembro.
Etapas e premiação
O Concurso Cultural Televisando o Futuro tem três etapas de premiação. A primeira é a fase municipal, que classifica os melhores trabalhos de cada categoria em todas as cidades participantes. Os selecionados passam para a fase regional, que vai escolher a produção que irá representar a região na próxima fase, que é a estadual. Nesta última etapa, são escolhidos e premiados os melhores trabalhos do Estado em cada uma das categorias.
Há reconhecimento para cada fase. São tablets, smartphones, computadores, notebooks, câmeras digitais, TV de LED, bicicletas, além de camisetas exclusivas do Televisando o Futuro e certificados.

Sobre a RPC TV:
A RPC TV é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora foi pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país, em outubro de 2008.
Também fazem parte do GRPCOM a ÓTV, canal de TV multiplataforma, os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna, o portal de notícias Paraná Online, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM em Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView, o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM e a Zaag, agência especializada em marketing promocional.


Sobre Instituto GRPCOM:
O Instituto GRPCOM é o braço social do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e realiza a gestão conjunta dos programas e projetos sociais, culturais e educacionais desenvolvidos e apoiados por veículos do grupo.

FonteGRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.