quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Dia Nacional da Saúde (5/8)

O cardiologista 
Augusto Viana Franco de Oliveira



Prevenção diminui em 50% chances de contrair doenças


No Dia Nacional da Saúde, lembrado no próximo dia 5, muitas ações terão como foco as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de mortes no Brasil. Outro motivo para o direcionamento das ações: 8 de agosto é o Dia Nacional do Controle do Colesterol. Problemas cardíacos atingem cerca de 17 milhões de pessoas no mundo - 300 mil brasileiros -, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esses números podem se alarmar ainda mais caso providencias não sejam tomadas. A previsão, de acordo com a OMS, é que o Brasil ocupe o primeiro lugar no mundo em mortalidade por doenças cardiovasculares até 2040. Para tentar minimizar esses dados, a Federação Mundial do Coração, em parceria com a OMS, iniciou o projeto "Reduzindo a mortalidade global em 25% até 2025", que visa conscientizar a população sobre a gravidade das doenças cardiovasculares e a necessidade de prevenção. Entre as principais doenças estão a aterosclerose, angina de peito e o infarto agudo do miocárdio.

Alguns fatores, como a hipertensão arterial sistêmica, diabetes e obesidade, são problemas certos para a saúde. De acordo com o cardiologista do Hospital VITA Augusto Viana Franco de Oliveira, "é uma tríade maligna no sentido do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, principalmente quando associados ao tabagismo, sedentarismo, estresse e excesso de álcool". Esse conjunto forma o grupo dos fatores de risco modificáveis, que podem ser combatidos e evitados.

Colesterol - Apesar de útil para o organismo - forma, por exemplo, a estrutura das células e síntese de hormônios -, o colesterol elevado também é um mal que pode ser combatido. "O LDL, conhecido como colesterol ruim, é responsável por carregar gorduras e lipídios do sangue para dentro da parede das artérias. Uma vez em excesso, podem causar a aterosclerose, que acarreta no infarto no miocárdio", explica o especialista.

Taxas de colesterol elevada são comuns em aproximadamente 40% dos brasileiros. O Dia Nacional do Controle do Colesterol (8 de agosto) foi instituído justamente para conscientizar a população sobre as doenças relacionadas a esses números, já que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 50% dos ataques cardíacos poderiam ser evitados se os níveis de colesterol estivessem controlados. O médico afirma que assim que detectado o LDL elevado, é recomendado reduzi-lo. "Para isso, uma dieta pobre em gorduras, carnes vermelhas e derivados, prática de atividades físicas e, se necessário, o emprego de medicamentos específicos diminuirá o colesterol".

Manter um hábito de vida saudável e fazer o check-up regularmente também são recomendações do especialista. Os pilares para a boa saúde são o equilíbrio entre uma boa alimentação, prática de atividades físicas, sono de boa qualidade e controle do estresse. "Fazer o check-up e manter os exames em dia, bem como evitar o excesso de álcool e o tabagismo são outras medidas que podemos tomar para uma boa qualidade de vida", finaliza o cardiologista.

Fonte: Central Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.