quarta-feira, 3 de abril de 2024

Festival de Curitiba: “Limítrofe do Corpo – Mostra de Performances” reúne seis ações sobre dimensões do corpo

 

O corpo em suas dimensões de plano e espaço são abordadas em mostra do Fringe

com curadoria de Amanda Curedes e Natália Eloísa

Com curadoria de Amanda Curedes e Natália Eloísa, a “Limítrofe do Corpo – Mostra de Performances” reúne seis ações performáticas dentro da programação do Fringe, do 32º Festival de Curitiba. As apresentações serão todas na Casa Hoffmann, no Largo da Ordem, entre os dias 3 e 6 de abril. A modalidade de ingresso é a “pague quanto vale”, que deixa o público livre para contribuir com o valor que desejar.

“A mostra quer investigar os limites do corpo, convidando o público a olhar para suas próprias bordas. Um olhar que começa pela circunferência do âmago, passa pelas arestas da pele, pelo vértice dos ossos e finaliza na borda das vísceras”, descrevem as curadoras.

As performances são encenadas por Ana Conda, Eva Monteiro, Colombina Augusta, Codinome Jonas, Luan Linkoski, Matheus e Matheyas, e Selana Selau/Lixoproductions. Uma das performances contém cenas de nudez e classificação indicativa é de 14 e 16 anos.

O Fringe é apresentado por Ourocard, Sanepar e Tradener - Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel - Pura Energia, Brose, UNINTER e GRASP.

Confira a programação, na Casa Hoffmann (Largo da Ordem):

        Pele Terra, Pele Guerra (Na Aresta Da Pele)

Dia 3 de abril, às 19h, duração de 30 minutos

"O que te serve é meu corpo calado. Mas “módiquê” meu corpo é fechado. Minha fome é matéria que você não alcança. Você pisa na terra, mas não a sente. Apenas pisa, apenas vaga sobre o planeta. As ondas do meu néctar é veneno que você não conhece. Me faça gozar. Depois nós proseia", descreve a performer Eva Monteiro.

        Querubim (Na Aresta da pele)

Dia 3 de abril, às 19h45, duração de 20 minutos

A ação performática com Colombina Augusta propõe a criação de uma figura apocalíptica e divina sobre um corpo travesti. Durante a ação, essa figura sai de dentro de um ninho e caminha pelo espaço, respirando e reconhecendo o lugar, propondo relações de limitações entre corpo e figurino, das próteses ao capacete e ao salto alto.

        Darma Aberto (No Vértice dos Ossos)

Dia 4 de abril, às 19h, duração de 30 minutos

Os artistas Matheus e Matheyas desenterram aproximadamente 65Kg de pedras [mármore, granito, sabão e demais resíduos de uma antiga marmoraria] buscando colocar esse processo de deterioração em relação à cidade, como em um ritual que se retira os cadáveres dos antepassados de suas sepulturas para trazê-los de volta.

        Deserto (No Vértice dos Ossos)

Dia 4 de abril, às 19h45, duração de 30 minutos

Com Luan Linkoski e Codinome Jonas. A partir de experimentações entre corpos e objetos, aqui a água empedra e o corpo flui; um deserto se forma pelo tensionamento dos corpos que o atravessam, que sentem e geram a ventania sintética.

        Disforia de Espécie (Na Borda Das Vísceras)

Dia 5 de abril, às 19h45, duração de 15 minutos (contém cenas de nudez)

Um corpo que não se identifica com a forma humana plástica a ecdise (processo de mudança de pele que ocorre em alguns animais). A performance consiste em uma figura usando uma máscara vestida toda de branco, ela adentra ao palco e retira suas roupas. Corpo coberto por Látex.

        Sem Título, 2023 (Na Borda Das Vísceras)

Dia 5 de abril, às 19h, com duração de 30 minutos

A performance “Sem Título” discute a deterioração dos corpos, o sentimento de estar apodrecendo aos poucos. A artista se coloca juntamente com frutas, verduras e legumes que foram descartados, como um grande organismo.

 

Serviço:

Limítrofe do Corpo – Mostra de Performances

Fringe – 32º Festival de Curitiba

Datas: Dias 3, 4 e 5 de abril, às 19h e 19h45

Local: Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 - São Francisco)

Classificação: 14 e 16 anos

Ingressos: Pague quanto Vale

Informações: www.festivaldecuritiba.com.br 

Hashtags oficiais – #festivaldecuritiba #festcuritiba #fringe #risorama20 #mishmash #gastronomix #interlocuções #mostrasurda #temporadademusicais #boisdeparintins #caprichoso #garantido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.