terça-feira, 2 de abril de 2024

Apenas o Fim do Mundo traz a plateia para dentro do espetáculo no Festival de Curitiba

  

Peça do Grupo Magiluth mergulha na obra de Jean-luc Lagarce em
 espetáculo que usa o espaço do Palácio Garibaldi como elemento cênico

 

Um dos destaques da programação da Mostra Lucia Camargo, a peça "Apenas o Fim do Mundo", do grupo pernambucano Magiluth, é um mergulho na obra do dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce, um dos mais importantes autores do teatro contemporâneo. A montagem, que vai usar todo o espaço do Palácio Garibaldi, foi uma das primeiras a ter as três sessões programadas nos dias 3, 4 e 5 de abril esgotadas.

Por conta disso, três novas sessões foram abertas nos mesmos dias às 16h30. Os ingressos estão disponíveis por meio do site do Festival de Curitiba ou na bilheteria oficial no Park Shopping Barigüi.

Com direção de Giovanna Soar, uma das curadoras do Festival de Curitiba e tradutora do texto, a peça aborda relações familiares de amor e dor de forma muito íntima e contundente. O texto de Lagarce conta a história de um homem que retorna à casa de seus familiares após muitos anos para lhes dar a notícia de que está morrendo. 

A plateia como um “fantasma” 

A montagem de Apenas o Fim do Mundo utiliza o conceito de site-specific, termo em inglês para obras criadas para um ambiente determinado em que a encenação dialoga com o espaço enquanto o percorre. Neste caso, o Palácio Garibaldi, prédio icônico no centro histórico de Curitiba. "A gente procura lugares em que possa perambular e o público possa entrar na intimidade dos personagens", explica Giovanna. "A plateia é uma espécie de fantasma que vê uma situação que talvez não devesse presenciar", resume. Apesar da cúmplice proximidade com a ação, "Apenas o Fim do Mundo" não é uma peça interativa. O espectador não é colocado em situação de cena. 

O espetáculo estava programado para participar do Festival de Curitiba de 2020, mas, por conta da pandemia de Covid-19, o festival acabou sendo cancelado. Pela estrutura da encenação - que exige uma inevitável aproximação do público - o espetáculo só voltou a ser realizado em 2023 depois que todas as questões de segurança sanitária foram liberadas. Para a apresentação no Festival de Curitiba, o elenco original da peça será reunido com a presença do ator Pedro Wagner, que atuou na série Irmandade e fez parte do elenco da segunda temporada da série Cangaço Novo.

A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Banco do Brasil, Sanepar e Tradener - Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel - Pura Energia, Brose, UNINTER e GRASP

Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.

Ficha Técnica:

Direção: Giovana Soar e Luiz Fernando Marques Lubi 

Assistente de Direção: Lucas Torres 

Dramaturgia: Jean-Luc Lagarce 

Tradução: Giovana Soar 
Atores: Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Mário Sergio Cabral e Pedro Wagner.
Técnico de Luz: Lucas Torres 
Desenho de Luz: Grupo Magiluth 
Direção de Arte: Guilherme Luigi Design 
Gráfico: Guilherme Luigi 
Realização: Grupo Magiluth 

Serviço:

“Apenas o Fim do Mundo”

Mostra Lucia Camargo - 32º Festival de Curitiba

Data: 3, 4 e 5 de abril, às 16h30 e às 20h30 (ingressos esgotados).

Local: Palácio Garibaldi (Praça Garibaldi, 12 - São Francisco)

Classificação: 14 anos 

Duração: 120 min

Gênero: Contemporâneo

Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no ParkShoppingBarigüi - piso térreo - (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville), de segunda a sábado, das 10h às 21h, e, domingos e feriados, das 12h às 20h.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clientes Banco do Brasil, clubes de desconto e associações.

Foto: Cacá Bernardes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.