quinta-feira, 28 de março de 2024

Artefacto inaugura Mostra na flagship de São Paulo 2024

 

Meu lugar é o tema da Mostra Artefacto 2024, apresentando ambientes que promovem um real encontro entre dois talentos criativos: arquitetos - e/ou designers de interiores -, e seus homenageados. 



Arquitetos e designers de interiores são criadores hábeis na tarefa de materializar lugares para outros, mas que continuam sendo, em essência, seus.  Assim, em 2024, a Mostra Artefacto se propõe a investigar esses dois mundos, convocando cada profissional a se inspirar em uma personalidade para, a partir de sua vida e obra, projetar um espaço exclusivo. Ou, em outras palavras, um lugar no qual seu convidado - mas também eles -, pudesse chamar de seus.

Arte e design. Música e mobiliário. Literatura e moda. O contato direto com a natureza, mas também a necessidade de aprimorar as condições de conforto. Muitos foram os aspectos envolvidos na construção dos 12 ambientes que compõem a mostra deste ano. Espaços capazes de trazer à tona algumas questões nem sempre abordadas pelo designer de interiores: Afinal, qual o meu lugar neste espaço? O que nele reproduz meu estilo e valores? Ou, por outro lado, o que o torna tão familiar e reconhecível a quem ele se destina?


Em paralelo, a coleção Edition 2024 Artefacto dialoga com a leveza, com o movimento, com o resplendor da natureza, por meio de peças que desvelam um design contemporâneo com caráter intemporal. Característica marcante da parceria de longa data da marca com a diretora criativa Patricia Anastassiadis, que apresenta, este ano, sua sétima coleção de mobiliário autoral.


"Nós estamos vivendo tempos difíceis, ansiosos. Na intimidade, buscamos conforto e escape. A coleção nasce de um desejo de conexão com a delicadeza. Parte de um diálogo com o feminino e de um vínculo com o natural. A ideia era encurtar a distância entre o móvel e a obra de arte. Mas, ao mesmo tempo em que as peças têm esse caráter escultórico, elas também são extremamente funcionais e confortáveis", explica Patricia. Para atingir esse efeito, a designer empregou, em suas criações, a madeira torneada. "É um trabalho muito cuidadoso que une a indústria e o artesanal", conta ela.


"As coleções são apresentadas antes da temporada internacional do design, o que reforça nosso compromisso original com a integridade do nosso desenho", pontua Paulo Bacchi, CEO Artefacto. "Quase cinco décadas depois, continuamos fiéis ao fatto a mano, associado às mais avançadas tecnologias". Segundo Bacchi, somente a partir de processos industriais avançados -que permitem dobra, curvatura e usinagem cada vez mais sofisticadas - foi possível alcançar toda a leveza exigida pela Edition 2024. "Buscamos por formas atemporais e cosmopolitas, por trançados à mão. Poéticas na organicidade, rigorosas na qualidade e excelentes em sua autenticidade", resume Paulo.


Líder de mercado no sul dos Estados Unidos. Presente em projetos de Antonio Citterio e Renzo Piano, Bjarke Ingels e Zaha Hadid, entre outros, este ano a marca se prepara para alçar vôos ainda mais altos. Em setembro, sob o comando de Pietro e Bruno Bacchi, terceira geração da Artefacto, a mais nova flagship da marca vai abrir suas portas na concorrida Madison Avenue, no coração de Manhattan, em Nova York. Sempre em sintonia com os novos hábitos, demandas, desejos e anseios dos consumidores mais exigentes. Mas, ainda assim, em total conexão com o mundo natural.

 

Esperamos vcs!

 

MOSTRA ARTEFACTO 2024

Debora Aguiar, Debora Roig, Erika Queiroz, Fabio Morozini, Genese Ramos Arq + Int, Gláucia Britto Arquitetura, Ilana Santiago Arquitetura e Interiores, Juliana Meda Arquiteta, Mariana Maran / OKA Arquitetura, Patricia Penna Arquitetura, Paula Passp e Danielle Dantas, Roberta Zimmermann, participam desta edição da Mostra Artefacto 2023.

Debora Aguiar / @deboraaguiararquiteta

 

Essencial, elegante, luminoso. Poucas palavras são suficientes para conceituar este lounge multifuncional, com cerca de 90m², definido por sua criadora, a arquiteta Debora Aguiar, como um Inspiration Room. Um espaço projetado em todos os detalhes, para proporcionar momentos de calma e introspecção para a psicóloga, empresária e filantropa, Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. 


Para além de sua ocupante, apenas bem escolhidos móveis parecem encontrar refúgio em meio a este cenário, construído com base em tons de areia e palha. Como a poltrona e o puff Phili para os momentos de descanso e relaxamento. Bem como o ultra confortável sofá Argand, que partilha espaço com as poltronas Times, Coquille e a chaise long Indiana. Entre os materiais, variedades naturais, bem ao gosto da homenageada, como madeira, mármore e pedra ganham destaque. Também a natureza se faz bem representada pela profusão de plantas que tangenciam lateralmente o ambiente. Outro ponto focal, as aletas de madeira, suspensas, funcionam como uma camada de proteção. Ao mesmo tempo que imprimem uma atmosfera escultural e lúdica ao ambiente.

 

Deborah Roig / @deboraroig8

 

O Studio + Rooftop que, entre áreas externa e interna, totaliza 85m², criado pela designer de interiores Deborah Roig para homenagear o duo Decornautas, – de Alex Collontonio e André Rodrigues–, sintetiza o olhar da profissional sobre dois personagens de destaque da cena do décor paulistano. Na base da composição, tons neutros surgem como opção. Tudo para fazer saltar aos olhos o design de alguns móveis chave. Caso, por exemplo, da cabeceira Harrison, que surge acompanhada do elegante banco Maxim. Assim como, o sofá Piero, que aparece posicionado em ângulo, tendo como móvel de apoio a mesa lateral Boyang. Tanto para servir de apoio a pequenas refeições, quanto para o trabalho realizado em regime de home office. Por fim, figurando como uma grande tela, uma quase obra de arte, segundo Deborah, uma placa inteira de mármore, com veios bem definidos, ocupa a quase totalidade de uma das paredes internas, logo ao lado da cama. Ao mesmo tempo em que no rooftop, despojado e cool, móveis plenamente adaptados à utilização externa, sugerem a locação perfeita para as animadas festas que a dupla homenageada não se cansa de arquitetar.

Erika Queiroz / @erikaqueirozarquitetos

Um ambiente pensado para resgatar a real sensação de pertencer. De abrigo, de refúgio, de lar como morada com real significado. Foi esse o ponto de partida da arquiteta mineira Erika Queiroz, atualmente atuando em Cuiabá, ao conceber este loft completo, de 115m², com dormitório, sala de jantar e living – além de home theater e family room –, tendo como referência o médico esteticista, Ivan Rollemberg. “Em meu projeto procurei contemplar as duas dimensões do doutor Rollemberg: a do médico, que necessita de condições ideais para refletir e tomar decisões importantes. Mas também a do homem, sensível e elegante, que deseja viver em um ambiente harmônico e bem mobiliado”, explica Erika, que tem na construção de uma base em cores neutras, e na exploração de texturas diferenciadas, dois dos pilares de seus trabalhos. Uma opção definitiva pelo bem estar, que determinou, por exemplo, o posicionamento de móveis como o módulo Maddox, que abraça o living e atende ao home theater. Ou ainda da cama Nouveau, que, com toda a sua imponência, domina o desenho do dormitório, em composição com a escrivaninha Regia. Na medida exata da sofisticação e do conforto.

Fabio Morozini / @fabiomorozini

O arquiteto Fabio Morozini é só elogios quando o assunto é o design dos móveis Artefacto. Assim como, quando a pauta é a influencer Cinthya Marques. “Uma pessoa extremamente atual, plugada, mãe e esteta. Quando todo mundo está pensando em ir para algum lugar, ela já foi. Como os móveis Artefacto, a minha homenageada parece estar, antes de qualquer um, em todos os lugares”, brinca o arquiteto. E foi inspirado em sua musa, que Fabio desenvolveu esta grande área social, com quase 100m², que reúne lounge, jantar e adega. Em suas próprias palavras, uma verdadeira Caixa de Pandora, na qual ele passeia por diferentes nuances de lilás - do roxo ou violeta -, e explora a grande variedade de matérias primas brasileiras, presentes em móveis como o sofá Geta e a mesa de jantar Jud. Fruto de uma curadoria que o arquiteto faz questão de conduzir, as estreladas paredes do ambiente exibem obras de Zanine de Zanini, Palatnik e Richard Serra. “Tendo em vista um mobiliário como esse, e uma mulher como Cinthya Marques, o resultado não poderia ser nada menos do que espetacular!”, resume ele.

Genese Ramos Arq + Int / @geneseramos

Uma personalidade luminosa e radiante. Assim, a arquiteta mineira Genese Ramos define a personalidade homenageada em seu ambiente: a produtora de conteúdo, Amanda Ferber. Minuciosamente escolhidos, em termos de modelos, tamanhos e cores, segundo ela, alguns móveis foram essenciais para traduzir, neste loft, com cerca de 114m², o estilo de vida agitado, mas de bem com a vida, de Amanda. Caso, por exemplo, do descolado e versátil módulo Lounge. “Procurei conceber de cada um dos setores – estar, jantar e repouso –, não como ambientes de passagem, mas de permanência. Como palco para todas as sensações humanas”, resume Genese, que na base da composição optou por contrapor tons sóbrios e quentes. Em resumo, a arquiteta aponta a interação entre contemporaneidade e conforto como premissa fundamental do trabalho . “Conjugados, o living, a sala de jantar e o dormitório se complementam por meio da paleta de cores e da disposição minimalista dos móveis. Uma condição que agrada tanto a mim, quanto à Amanda. Uma mulher jovem, moderna, avessa a excessos. E, por tudo isso, naturalmente elegante”, conclui.

Gláucia Britto Arquitetura / @glauciabrittoarquitetura

Rick Bonadio, empresário, produtor musical e multi-instrumentista. Atualmente, ocupa o cargo de diretor geral em uma das gravadoras mais prestigiadas da América Latina. E foi a partir da sua afinidade pessoal com a arquiteta mineira, e pianista, Gláucia Britto - que nasceu o desenho deste Loft do Artista, com 110m². Um espaço acolhedor, no qual o mobiliário Artefacto desempenha papel central. “Trata-se de um espaço que estimula a criatividade, mas que também oferece perfeitas condições de relaxamento”, explica Gláucia, que, tendo em vista proporcionar uma experiência ainda mais agradável, optou por apresentar estofados como o módulo Meteora, em texturas suaves e cores neutras. Prontas para induzir ao repouso e à concentração. “Acredito que o verdadeiro conforto alimenta a alma. Foi isso que busquei proporcionar neste trabalho, onde cada móvel, cada objeto, acolhe e desperta sensações. A atenção aos detalhes, para mim tem um poder transformador”, afirma Gláucia, que não mediu esforços para fazer do loft um lugar onde Rick pudesse se sentir acolhido. “Um espaço para ele compartilhar histórias e emoções. Um lugar, enfim, repleto de música e de vida”.

Ilana Santiago / Arquitetura e Interiores

Um living com jantar, moderno e elegante. Assim a arquiteta mineira, radicada em Cuiabá, Ilana Santiago define o ambiente de 114 m², que ela criou para a modelo Isabeli Fontana. “Buscamos trazer para a decoração temas que remetessem às experiências vividas por ela. Brincamos com texturas, transitando entre o linho, o boucle e o veludo. Tecidos que despertam diferentes sensações táteis”, conta Ilana. Segundo a arquiteta, seu ambiente busca aliar o aconchego à elegância. “Optamos por materiais em tons mais quentes que transmitissem imponência. Como a madeira escura, o mármore e outros com toque refinado”, afirma ela, que investiu no verde e no bordô, tonalidades contrastantes, para adicionar personalidade e atemporalidade ao espaço. Já na escolha do mobiliário, Ilana lançou mão de peças capazes de harmonizar formas, contrastando elementos retos e curvos. Caso do sofá Argand, do puff Dorset, da mesa de centro Lena, da cômoda Greta, da poltrona Liberty e da mesa de jantar Halston. “Acredito que esta combinação propicia um espaço refinado e acolhedor, resultando em uma atmosfera única”, conclui ela.

Juliana Meda Arquiteta / @julianamedaarquiteta

A paixão de Juliana Meda pela navegação, e pelo mar, sempre influenciou sua visão e abordagem do design de interiores. Amyr Klink, escritor – e primeiro navegador brasileiro a fazer a travessia do Atlântico Sul, a remo –, personifica essa conexão entre a arquitetura e a vida marítima. “A coragem dele me inspira a criar espaços que evocam a mesma sensação de aventura, liberdade e vínculo com a natureza”, afirma ela.  Assim, com cerca de 116 m², o espaço projetado para homenagear Klink se apresenta como um refúgio inspirador. O lounge principal é o coração do ambiente, com uma lareira central que proporciona calor e conforto. Ao lado dela, a cama, estrategicamente posicionada, se abre ao descanso e ao relaxamento. Enquanto dois espaços adicionais foram dedicados a receber, mantendo a atmosfera convidativa e acolhedora. Selecionados para atender às necessidades funcionais e estéticas do espaço, proporcionando uma atmosfera elegante e funcional, a estante Apex oferece espaço para exibir e organizar livros e lembranças, enquanto a escrivaninha Regia, se conecta aos momentos de trabalho de Amyr durante suas longas viagens.

Mariana Maran / OKA Arquitetura - @marianammaran

A jovialidade e a descontração de Raffaela Santos, irmã do jogador de futebol Neymar Junior, inspirou a arquiteta Mariana Maram na criação de seu Espaço Gourmet. Uma composição formada por dois ambientes, que, entre estar e terraço, soma cerca de 194m². Em suas próprias palavras, um refúgio particular onde Raffaela pudesse se reconhecer, e viver, o seu melhor.  Segundo Mariana, a ideia do projeto foi criar um ambiente onde as pessoas pudessem se sentir abraçadas. E, nesse sentido, a escolha dos móveis desempenhou papel central. “O módulo Opus, a mesa lateral Huis, a moldura Elie e a mesa componível Niki foram itens do mobiliário que fizeram toda a diferença na montagem do meu espaço. No bem estar, no conforto e também no visual”, explica ela. Criado para atender a uma personagem que gosta de receber, não surpreende que a arquiteta tenha tomado como ponto de partida de seu projeto, o desenho da adega. “O vinho e a comida aproximam as pessoas. Assim, temos um projeto com cores mais sóbrias, mas, ao mesmo tempo, sofisticadas. Como o mundo do vinho é”, conclui Mariana.

Patricia Penna Arquitetura / @patricia_penna_arquitetura

A jornalista e influenciadora Lucila Zahran é a personagem homenageada pela arquiteta Patricia Penna em seu Living com Jantar: um espaço com pouco mais de 100m², criado, segundo a profissional, para uma personagem que sabe apreciar o design de qualidade no seu cotidiano. E não apenas como um paradigma distante. Confortável e generosa, a mesa de jantar Lena, por exemplo, ocupa o centro da composição. “Até porque, segundo a própria Lucila, a mesa é um dos ‘lugares’ mais usados em sua casa. Tanto para as refeições em família, quanto para as atividades escolares dos filhos”, revela Patricia. Ao lado dela, a mesa bar Lena exerce a função de aparador. Já no living, com paredes repletas de estantes, o destaque fica por conta do módulo Escape. No mais, a base tonal neutra, aliando praticidade à estética, uma das características marcantes dos interiores realizados pela arquiteta, se faz mais uma vez presente. Assim como pontos de cor, estrategicamente distribuídos, seja no décor, seja nas obras de arte. Lado a lado com o permanente desejo da arquiteta de “buscar o convidativo”. “Mas sem nunca perder de vista a sofisticação”, conclui ela.

Paula Passos e Danielle Dantas / @dantaspassos.arquitetura

A admiração que as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas nutrem pelo artista plástico paulista Carlos Araújo inspirou o duo na criação deste quarto, de 38m², anexo a um terraço, de 45m². “Reconhecido em todo o mundo pela sua arte, que sempre traz um sopro espiritual, o trabalho dele é repleto de sombras, luzes, aparências anônimas, silhuetas, feições sutis”, conta Paula. Assim, o caminho que orientou a dupla na escolha dos móveis, foi criar um ambiente atemporal, com peças leves, empregadas de maneira fluída. “O módulo Orfei, por exemplo, assimétrico, e com seus módulos e curvaturas diferentes, fica posicionado aos pés da cama Brasília, criando um ponto visual forte”, explica Danielle. Para as arquitetas, um quarto e um terraço como estes, principalmente na cidade de São Paulo deve funcionar como uma espécie de oásis urbano, capaz de produzir bem estar, ampliado. “Procuramos transmitir paz e tranquilidade, sem excessos. Em síntese, trata-se de um ambiente amplo e limpo, feito sob medida para abrigar duas obras de peso de Carlos Araújo. Sem maiores excessos”, conclui Paula.

Roberta Zimmermann / @robertapzimmermann

A arquiteta catarinense Roberta Zimmermann já participou de mostras Artefacto em São Paulo, Balneário Camboriú e Florianópolis. De volta à capital paulista, este ano, ela apresenta um grande lounge, que inclui sala de jantar e bar, com 70m². Como homenageada, Andrea Bogosian. Estilista à frente da marca de luxo que leva o seu nome, fundada em São Paulo, em 2008. “Minha homenageada trabalha com moda. É uma mulher altamente sofisticada. Por isso, nas linhas do meu ambiente, procurei seguir o minimalismo e a contemporaneidade da Andrea. Como as roupas dela, os tecidos e os materiais são glamourosos e sofisticados!, resume Roberta, que, na construção do seu espaço dedicou especial atenção à escolha dos móveis. Para o jantar, Roberta selecionou a mesa Lena, como aparador– bar, em composição com uma grande estante, e duas poltronas Greek. Já no lounge, trabalhamos com o sofá São Paulo, a mesa de centro Halston e as poltronas Belgravia. “Assim como nossa homenageada, amo a moda! Este ambiente poderia ser minha casa também!”, afirma a arquiteta, satisfeita com o resultado final.

@artefactooficialbrasil

#ArtefactoDNA

#MostraArtefacto

 

 

Serviço

Artefacto

Rua Haddock Lobo, 1405

Telefone (11) 3087-7000

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.