terça-feira, 9 de maio de 2023

ASU terá jantar de Dia das Mães com menu de experiência para surpreender

 

Uma experiência para surpreender mamães e filhos é a proposta do premiado chef Danilo Takigawa para o jantar no final de semana do Dia das Mães no seu badalado restaurante ASU.


A casa referência em Curitiba quando o assunto é provocar sensações gastronômicas multissensoriais, vai abrir para comemorar a data no sábado (13), no horário do jantar, com reservas limitadas.


O chef conhecido nacionalmente pelo programa Mestre do Sabor, da TV Globo, vai oferecer um Menu Degustação em oito tempos que propõe uma experiência entre preparos quentes e frios, com combinações elaboradas com ingredientes frescos e de alta qualidade.

A ascendência oriental do jovem chef se expressa ao trazer toques da culinária asiática a preparos que são um espetáculo visual, olfativo e no paladar. Cada garfada dá origem a sabores e aromas únicos.

A ideia de Danilo Takigawa é levar os clientes ao novo, a se deixarem permitir experimentar interações e harmonizações fora do comum do dia a dia. “Tanto que o próprio lema do nosso Menu Degustação é um questionamento que fica também como um convite: ‘confia na gente?’”, diz.

“E é isso que queremos oferecer neste Dia das Mães, que os filhos surpreendam com uma experiência por sabores e aromas que vão ficar na memória e serão lembrados depois”, completa o chef.

Como é o Menu Degustação do ASU para o Dia das Mães

A seleção do Menu Degustação começa com um aperitivo de ostra fresca trazida de Santa Catarina com um saboroso caldo de carne suína com cumaru, salsa de chipotle e repolho fermentado. Na sequência, Danilo serve um curioso preparo de galinha sobre uma brioche tostada coberta com creme de cará, vinagrete de pimenta Cambuci e castanha do Pará. A picância é leve e amenizada pelos outros ingredientes do prato.

Logo depois, o chef serve um preparo de carne crua do corte do coração da alcatra com salsa de algas, molho de casca de limão siciliano fermentado e tempurá de folhas de cenoura. O prato é harmonizado com um drink criado especialmente para a harmonização, à base de salmoura de pepino e gin.

O jantar chega ao quarto prato com uma acelga preparada na brasa acompanhada de molho de peixe, redução de ameixa, vinagrete de lula e quinoa crocante.

Já na segunda metade do Menu Degustação, o chef serve um preparo de pescada amarela maturada pelo método “dry aged”, que proporciona um sabor único e surpreendente. O peixe é acompanhado de um molho dele próprio com azeite de dill (planta também conhecida como endro), espinafre tostada e nibs de cacau.

O menu segue com um preparo de Bokchoy, uma couve chinesa tostada na churrasqueira servida sobre um creme de feijão com tucupi. O prato surpreende ao combinar, ainda, o queijo da Serra da Canastra curado na folha de limão com creme de marisco, espuma de coco, laranja e cevada crocante.

Já encaminhando para um sabor mais conhecido, a sobrepaleta suína é servida mal passada com molho de alho negro, vinagrete de brócolis e uma folha de mostarda ou couve kale (depende da disponibilidade do dia).

E, por fim, a sobremesa surpreende ao combinar sorvete de pistache artesanal com azeite de manjericão, creme de melão e pó de cenoura fermentada, dando uma leve picância no paladar.

A sugestão do chef é que o Menu Degustação seja provado junto das bebidas pensadas para a harmonização, uma para cada prato, como vinhos, sakês e cervejas especiais que combinam e criam novos sabores a cada garfada. Entre eles o premiado Sake Yauemon Junmai Karakuchi servido com o preparo de ostra logo no início da degustação; o vinho rosé Byzantium Shiraz, importado da Romênia para harmonizar com a Bokchoy, entre outros.

Para o Dia das Mães, o Menu Harmonizado sairá a R$ 300 por pessoa, e o de bebidas (opcional) a R$ 230. As reservas são limitadas e devem ser feitas antecipadamente, assim como a necessidade de se alterar algum ingrediente por restrições alimentares, pelo telefone (41) 4141-5231 (WhatsApp) ou no Instagram @asurestaurante.

O ASU está localizado na Alameda Augusto Stellfeld, 813, Centro, e atende de terça a sábado, das 18h30 às 23h30.

Foto:  Munir Bucair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.