sexta-feira, 12 de maio de 2023

A arte de rua invade o MuMA em junho

 

 Exposição dos artistas Cláudio Ise e Michael Devis estreia em Curitiba com instalações e muita interação com o público 


A partir de junho, os curitibanos e visitantes da cidade apaixonados por arte urbana vão poder interagir com a Exposição “Caminhos em Paralelo”, dos artistas Cláudio Ise (SP) e Michael Devis (CWB). 

A proposta é unir pela primeira vez os dois artistas, que trocam experiências há mais de 15 anos, mesmo vivendo em cidades diferentes. Em cartaz no MuMa, a interação com o público fará parte da exposição que une técnicas de spray e tinta óleo. 

A conexão entre as técnicas artísticas desperta no espectador o estímulo de vários sentidos e promove a interação do visitante com as obras. 

Além disso, instalações e efeitos sonoros tem por objetivo justamente causar a reflexão sobre vidas paralelas e a dinâmica da arte de rua, principal referência da exposição, que impacta quem passa pelo museu com a mesma sensação de surpresa de quem aprecia um grafitti pela primeira vez na rua. “Caminhos em Paralelo, por Ise e Devis, amadurece o sentido do criar enquanto conexão com o tempo, o metafísico e o revolucionário. 

A exposição é cápsula do trabalho de ambos artistas, uma amostra em versão para museu da transformação que fazem pelo mundo. Caminhos em Paralelo aglutina o simbólico e o conceitual de Ise e Devis, permitindo ser a exposição uma obra com sentido em si mesma e que atravessa os artistas e o público com um projeto cocriado de experimentação”, explica o curador Guilherme Zawa. Telas, instalações e esculturas “Caminhos em Paralelo” vai apresentar 60 telas em diversos tamanhos, instalações e esculturas, uma delas com 3 metros de altura. 

Além disso, em todo o trajeto a ser percorrido pelo visitante é possível experimentar uma sensação diferente: tapetes musicais sensoriais vibram em cores e sons quando estimulados, luzes ambientam cada obra contextualizando-as no espaço e remetem à surpresa de quando somos impactados pela obra na rua, na cidade, no contexto original dela. 

“Nossa ideia é fazer uma mistura cultural, fazer esses regionalismos se cruzarem e perceber como cada região interage. Essa é a conexão fomento com o Michael Devis ao longo das últimas décadas”, afirma Ise. 

Os dois artistas já estão na estrada há cerca de 25 anos e foi pesquisando e buscando conhecimento por várias regiões do planeta que se conheceram e passaram a se encontrar esporadicamente para compartilhar e conectar seus trabalhos. 

Os dois têm no currículo exposições ao redor de todo o mundo inteiro e somando a trajetória dos dois, eles já passaram por 20 países. “Essa mistura de técnicas e de olhares enriquece o nosso trabalho. 

Nós temos o graffiti como paixão comum, mas olhares diferentes sobre a construção e criação de cada obra. Caminhos Paralelos traz à tona justamente isso, as diferentes vivências que nos trouxeram aqui. 

A gente espera que o público de Curitiba goste”, diz Devis. A exposição tem patrocínio da Kapazi, Go Coffee, JVN Papéis de Parede, Automain e apoio da Norden, Intercity Hotels, Atualcard, Kings, Grapixo, Cápsula Graffshop, Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.

 Caminhos em Paralelo Artistas: Michael Devis e Claudio Ise Curador: Guilherme Zawa Local: MuMa – Avenida República Argentina, 3430 – Portão, Curitiba (PR) Período da exposição: 02 junho a 27 de agosto de 2023 Horário de visitação: das 10h às 19h Entrada Gratuita Instagram: @michael_devis2 e @ise.claudio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.