terça-feira, 25 de abril de 2023

Temporada de pinhão: aprenda receitas fáceis e saborosas

 


Professor do curso de Nutrição do UniCuritiba ensina como aproveitar a semente da araucária em pratos doces e salgados



A safra 2023 de pinhão já começou. A colheita, armazenamento, transporte e venda de um dos alimentos mais tradicionais da região Sul estão autorizados desde o dia 1º de abril no Paraná. A temporada deve se estender até junho.

Sucesso na gastronomia paranaense e símbolo do estado, o pinhão é servido de diferentes formas: como prato principal, cozido ou assado, como acompanhamento ou como ingrediente em receitas doces e salgadas. Do ponto de vista nutricional, tem uma série de benefícios. Ambientalmente, é fundamental para a conservação da fauna, servindo de alimento para aves e animais terrestres.

Além disso, o pinhão tem relevância na renda de muitas famílias e movimenta a economia. Em 2021, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a safra movimentou R$ 17,5 milhões. Sua comercialização, entretanto, está sujeita ao completo processo de maturação da semente. 

A coheita de pinhas imaturas (verdes) é crime ambiental. Quem for flagrado desrespeitando as normas do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, está sujeito à multa de R$ 300 a cada 50 quilos apreendidos, além da responsabilização criminal.

O consumo de pinhões imaturos também não é aconselhável já que as sementes verdes são mais propensas à proliferação de fungos prejudiciais à saúde.

Sabor e nutrientes à mesa

Cozido ou assado, em sopas, bolos, doces ou salgados, o pinhão é quase uma unanimidade. Sua versatilidade aguça a criatividade na cozinha e traz benefícios à saúde dos consumidores.

O nutricionista Jhonathan Andrade, professor do curso de Nutrição do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – diz que o pinhão não tem glúten e apresenta baixo índice glicêmico. A semente da araucária é rica em proteínas, amido e fibras, vitaminas E e K, ferro, cálcio e magnésio.

Cada 100g de pinhão cozido, sem sal, contêm 175 calorias, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, além de 3,15g de proteína, 10,7g de fibra, 27,7mg de vitamina C, 15,4mg de cálcio, 48,6mg de magnésio e 727mg de potássio.

Segundo o especialista, por seu valor calórico, o alimento pode ser usado como recurso nutricional para atletas, crianças e adolescentes. As fibras ajudam na prevenção de doenças intestinais e o potássio atua como auxiliar no controle da pressão arterial. Já a presença de ácidos graxos como ômega 6 e ômega 9 contribui para a redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Receitas doces e salgadas

Consumido tradicionalmente de forma cozida ou assada (na brasa, na chapa ou mesmo no forno), o pinhão é muito versátil e se adapta bem a pratos doces e salgados. 


FAROFA DE PINHÃO

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga

1 xícara de bacon picado

2 xícaras de pinhão cozido e picado

3 xícaras de farinha de mandioca

Sal a gosto


Modo de preparo

Aqueça uma panela com a manteiga e frite o bacon até dourar. Adicione o pinhão, a farinha e o sal. Misture bem, mexendo até que a farinha fique levemente dourada.


REFOGADO DE CARNE COM PINHÃO

Ingredientes

500g de pinhão cozido e cortado em pedaços

500g de carne em cubinhos (pode ser patinho ou mignon)

1 cebola picada

1 dente de alho picado

Salsinha, sal e pimenta a gosto


Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho em uma colher de manteiga. Acrescente os cubos de carne e deixe refogar. Quando a carne estiver dourada, coloque um pouco de água (cerca de meia xícara) para soltar o refogado do fundo da panela (deglaçar). Junte os pinhões picados, o sal e a pimenta. Misture bem e deixe cozinhar até que a água seque. Jogue a salsinha na hora de servir.


SOPA DE PINHÃO COM CARNE SECA

Ingredientes

200 gramas de pinhões cozidos e descascados

100 gramas de carne seca desfiada

100 gramas de bacon picado

1 litro de caldo de carne

50 ml creme de leite

50 ml de cachaça (opcional)

Salsinha picada a gosto

Sal a gosto


Modo de preparo

Bata os pinhões cozidos com o caldo de carne no liquidificador e reserve. Em uma panela grande, frite o bacon. Retire o excesso de gordura e acrescente a carne seca. Misture bem e deixe refogar por cerca de 5 minutos. Acrescente o pinhão batido e a cachaça (opcional). Cozinhe a mistura por 10 minutos em fogo baixo.


TORTINHA DE PINHÃO

Ingredientes para a massa

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1/4 de xícara de açúcar refinado

1 ovo

1 xícara de farinha de trigo


Modo de preparo

Misture a manteiga, a farinha e o açúcar. Em seguida, acrescente o ovo e misture até obter uma massa homogênea. Leve a massa à geladeira para descansar por 15 minutos. Depois, cubra formas de tortinha com a massa e reserve.

Ingredientes para o recheio

3 ovos

1/2 xícara de açúcar refinado

1/4 de xícara de farinha de trigo

50g de manteiga

2 xícaras de pinhão cozido, descascado e processado

1/2 xícara de mel

1 colher de sopa de essência de baunilha (opcional)


Modo de preparo

Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Coloque o recheio sobre a massa e leve ao forno preaquecido a 180° até dourar. Retire do forno, deixe esfriar e, se quiser, decore as tortinhas com lascas de pinhão.


BOLO DE PINHÃO

2 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

2 xícaras de pinhão cozido e triturado

1 xícara de leite

½ xícara de óleo

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

2 ovos


Ingredientes da cobertura

1 vidro de leite de coco

1 xícara de pinhão cozido e triturado

200 gramas de açúcar


Modo de preparo da massa

Unte uma forma com óleo e farinha de trigo. Pré-aqueça o forno a 180°C. Misture o pinhão cozido e triturado ao leite, ovos e óleo. Bata tudo no liquidificador até obter uma massa homogênea. Coloque a mistura em uma tigela e acrescente o restante dos ingredientes. Leve para assar por 40 minutos. Depois de frio, desenforme e coloque a cobertura.

Modo de preparo da cobertura

Em uma panela, misture bem todos os ingredientes. Cozinhe em fogo baixo até levantar fervura, mexendo sempre. Aplique a cobertura no bolo.


DOCE DE PINHÃO

Ingredientes

1 kg de pinhão cozido e triturado

1/2 litro de leite

2 xícaras de açúcar

Cravo-da-índia a gosto

Canela em pó a gosto


Modo de preparo

Misture o pinhão, o leite, o açúcar e o cravo. Leve para cozinhar até que engrosse. Coloque o doce e uma tigela e salpique a canela. Pode servir quente ou frio.


Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. 

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.