quinta-feira, 20 de abril de 2023

Crianças plantam Árvore da Paz contra ataques de ódio

 


Em vez de medo, amor: alunos do Colégio Santo Anjo

plantam e colhem sentimentos bons na Árvore da Paz

Delegado-chefe do Nuciber participa do Projeto de Segurança Escolar e alerta sobre as responsabilidades de cada pessoa contra a violência

 

Alunos do Colégio Santo Anjo colhem os sentimentos bons que plantaram durante a semana na Árvore da Paz.  

O combate à violência e a manutenção da segurança é um trabalho de toda a sociedade. Deve envolver autoridades, instituições e também as famílias. Casos recentes envolvendo adolescentes em crimes de ódio mostram o quanto esse público é vulnerável e, por isso, mais do que nunca é preciso que os pais acompanhem de perto as rotinas dos filhos, conversando, esclarecendo, alertando e até mesmo fiscalizando o que eles acessam na internet, o que guardam em seus armários e o que carregam em suas mochilas. Essa orientação foi transmitida na manhã de hoje pelo delegado-chefe do Núcleo de Combate ao Cibercrime (Nuciber),  José Barreto de Macedo Junior, durante palestra para a comunidade escolar do Colégio Santo Anjo, em Curitiba. O policial foi o convidado do evento “Plante Amor - Colha Paz”, desenvolvido pelo colégio em contraposição aos ataques de ódio às escolas e à onda de fakenews semeando medo na sociedade sobre novas ações violentas.

Além de treinar funcionários e professores com a ajuda da Polícia Militar e da Polícia Civil, dentro do Projeto de Segurança Escolar, o Colégio Santo Anjo está trabalhando sobre o tema em sala de aula com todos os alunos. A abordagem é sempre de acolhimento a eventuais temores e de esclarecimentos sobre a importância da participação de todos na construção de um mundo de paz. Durante a semana, os alunos foram convidados a expressar em desenhos, cartas e mensagens sentimentos que gostariam de plantar com os colegas e professores. As mensagens foram afixadas em uma grande “Árvore da Paz” e “colhidas” nesta quinta-feira, como um gesto de construção da cultura da paz.

Falando a alunos, pais, professores e funcionários da rede de quatro escolas de Curitiba, onde há 2,9 mil estudantes, o delegado José Barreto de Macedo Junior (ver entrevista aqui) abordou temas como bullying, cyber bullying e fake news. Ele alertou para o grande número de canais de comunicação online a que os jovens estão expostos e disse que a Polícia Civil tem encontrado casos de assédio inclusive em chats de jogos digitais.

O delegado também falou sobre o papel das forças de segurança contra a violência que afeta a sociedade e foi didático ao explicar que todas as pessoas, inclusive os adolescentes, estão sujeitas à responsabilização por atos infracionais, como a disseminação de boatos e atos que estimulem o medo e o ódio.

“O Santo Anjo trouxe o tema da segurança escolar para dentro do plano pedagógico, porque percebemos que o excesso de informações gerou um sentimento de preocupação nos alunos. Promovemos bate-papos e palestras, com a parceria das Polícias Militar e Civil, tanto com os profissionais quanto com os alunos, e também trabalhamos em sala o emocional dos estudantes, gerando reflexões sobre quais são os sentimentos que queremos dentro da escola”, conta a assessora pedagógica Adriane Cristina Wzorek.

 


Sobre o Colégio Santo Anjo

Fundado em 1999 em Curitiba, o Colégio Santo Anjo tem como missão buscar a primazia na educação e ser referência, aliando excelência humana e acadêmica à qualificação pedagógica permanente. A instituição de ensino nasceu do sonho de transformar o mundo por meio da educação. As quatro unidades do colégio são planejadas, criativas, dinâmicas e percebem o aluno como indivíduo, desenvolvendo com excelência as suas habilidades, talentos e múltiplas inteligências. Com cerca de 2,9 mil alunos do berçário ao ensino médio, o Santo Anjo emprega 550 colaboradores.

 Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.