quarta-feira, 1 de março de 2023

Musical "O Bem Amado" recria clássico de Dias Gomes no Festival de Curitiba

 


Grande atração musical do Festival de Curitiba tem canções de Zeca Baleiro e inspiração no realismo fantástico.



“O teatro de Dias Gomes faz o Brasil olhar no espelho”, disse o diretor Ricardo Grasson. Íntimo da obra de Gomes (1922-1999), Grasson se desafiou a adaptar sua obra-prima em “O Bem Amado Musicado”, apesar do espaço que a versão televisiva ocupa no imaginário popular. 

O caminho foi buscar conexão completa com a intenção do autor e mergulhar coletivamente numa história que resume o país, pois anda no limiar da farsa, com personagens caricatos e na qual o realismo fantástico é o cotidiano”, disse. 

O Bem Amado Musicado” é o principal espetáculo musical da Mostra Lucia Camargo, no Festival de Curitiba, o que implicou outra questão: superar a trilha de Toquinho e Vinicius de Moraes, feita nos anos 1970. A nova versão ocorrerá nos dias 3 e 4 de abril, às 20h30, no Guairão (Rua XV de Novembro, 971 - Centro).

Para tanto, Grasson convidou o autor pernambucano Newton Moreno e o compositor maranhense Zeca Baleiro para trabalhar canções justapostas ao texto de Dias Gomes. “Não é um musical tradicional em que se ouve a palavra cantada. Há o tempo da prosa e o da música que a complementa”, completa Grasson.  

As canções inéditas têm direção musical de Marco França que em cena faz o personagem Zeca Diabo, enquanto o célebre Odorico Paraguaçu é vivido por Cássio Scapin, o Nino do Castelo Rá-Tim-Bum. 

Para reconstruir a “pequena, seca, rude, litorânea e quente” cidade de Sucupira, Grasson usa referências dos filmes de Federico Fellini, da xilogravura nordestina moderna e do teatro popular brasileiro para criar o clima vibrante e alegre como a melhor face do país. “É o Brasil real falando de si mesmo”. 

Há vários outros musicais na programação do Fringe. Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba. Ingressos disponíveis pelo site oficial e na bilheteria física no Shopping Mueller (Piso L3).

A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Banco CNH Industrial e New Holland, Bosch, Novozymes, Copel e Sanepar – Governo do Estado do Paraná, com patrocínio de EBANX, DaMagrinha 100% Integral, GRASP e ClearCorrect.


Serviço:
O Bem Amado Musicado
Mostra Lucia Camargo
 - Festival de Curitiba
Data e Horário: 3 e 4 de abril às 20h30.
Local: Teatro Guaíra (Guairão) - Rua XV de Novembro, 971 - Centro
Classificação: 12.
Duração: 100'
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e no Shopping Mueller (Piso L3).
Valores: R$ 80 e R$ 40 (meia)
Espetáculo conta com audiodescrição

Por Sandro Moser - Agência de Notícias Festival de Curitiba

Foto: Ronaldo Gutierrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.