terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Grupo Positivo completa 50 anos e prepara abertura de novas unidades

 

O grupo educacional paranaense Positivo acaba de completar 50 anos com motivos para comemorar.


Depois de dois anos de pandemia, entre o choque do isolamento, a adaptação ao ensino presencial, a perda de renda das famílias e a readaptação à nova realidade pós-pandemia, o Positivo começa a apresentar sinais de retomada de crescimento. "Em 2020 e 2021 fomos afetados sobremaneira por conta da crise econômica decorrente da covid-19. Muitas famílias perderam suas rendas e, embora tivéssemos adotado alguns programas de suporte a essas pessoas, muitos ficaram inadimplentes e outros não conseguiram manter os filhos na escola particular", conta Lucas Guimarães, presidente da Positivo Educacional.

Mesmo sem conseguir retomar o número de alunos de antes da pandemia em todas as unidades escolares, o grupo chegou ao fim de 2022 com crescimento de 30% em relação ao ano anterior, com uma receita de R$ 850 milhões. O presidente atribui a retomada à estratégia de posicionamento do grupo de concentrar esforços na Educação Básica. Em 2016, a Positivo Educacional deu início a um movimento de vendas e aquisições, com o objetivo de reorganizar o portfólio, e se fortalecer nesse segmento.

Atualmente, o Positivo conta com 20 escolas próprias em sete municípios dos estados do Paraná e Santa Catarina, que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo o curso pré-vestibular. De acordo com Guimarães, o grande segredo para essa retomada é nunca ter medo de se reinventar. "Algumas vezes, mesmo quando estamos diante de um negócio de sucesso, é preciso repensar, acreditar e investir, inclusive em tempos de crise", revelou o presidente.

Segundo ele, o momento é oportuno para retomar as aquisições. "Estamos estudando algumas oportunidades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Mas de forma conservadora, sem a agressividade que se tornou a tônica de outros grupos nacionais no segmento", revela. Desde 2016, quando optou pelo reposicionamento, o Positivo tem mantido a média de uma aquisição por ano. 

De acordo com Guimarães, o Grupo Positivo deve inaugurar até 2024 uma unidade própria em um novo estado. Além disso, está em negociação para aquisição de três outras escolas também em outros estados, sendo que pelo menos uma deve ter o martelo batido já neste primeiro semestre de 2023. "Queremos ir para outros estados. A gente quer aprender nessas novas praças. E as três escolas que estamos avaliando a aquisição são bem tradicionais na região em que atuam", revela o presidente.

A última aquisição do grupo foi em 2021, quando incorporou a St. James’ International School, de Londrina. “Desde que iniciamos a estratégia de expansão com foco no Ensino Básico, buscamos unidades que agreguem know how e se identifiquem com o nosso propósito, para que possamos garantir a continuidade do negócio, crescimento planejado e, acima de tudo, para assegurarmos a oferta de ensino de qualidade”, pontua Guimarães. no último ano, os colégios do grupo tiveram incremento de 7,2% no número de alunos e 28% em receita.

Além do Colégio e Curso Positivo, a Positivo Educacional compreende a Editora Aprende Brasil, que fornece sistema de ensino para mais de 400 mil alunos de escolas públicas municipais de todo o Brasil; a gráfica Posigraf, que imprime e distribui mais de 50 milhões de livros por ano; o Centro de Eventos Positivo, localizado no Parque Barigui; e o Instituto Positivo, cujo foco é o investimento social por meio de ações voltadas para a melhoria da educação pública. Atualmente, beneficia 32 mil alunos da rede pública de ensino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.