sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Econet completa 20 anos de atuação



Pioneira na produção de boletins online com informações legislativas para contadores e empresários, empresa oferece também cursos e o suporte de consultorias para mais de 57 mil clientes no Brasil

A web transformou as relações pessoais tanto quanto influenciou as tendências de mercado. E quem soube aproveitar o fim das barreiras físicas e geográficas com o advento da internet para criar novos modelos de negócio saiu na frente. É o caso da Econet Editora, que já nasceu digital em 2002. A empresa abriu as portas em Curitiba quando a internet discada ainda era um recurso caro e escasso, disponível para uma fatia pequena da população. Vanguardista, o empresário Silvio Garbosa enxergou na ferramenta que logo decretou o fim das fronteiras do conhecimento, em uma oportunidade. Foi ele quem fundou a empresa que se tornaria uma das maiores consultorias tributárias do Brasil.

Desde o início, democratizar a informação por meio da internet era o objetivo da Econet Editora, a primeira editora online a produzir e comercializar conteúdos para contadores, uma classe de profissionais que Silvio Garbosa, conhecia bem. Durante muitos anos, ele trabalhou como vendedor de publicações para esse público. Garbosa explica que a referência dos contadores eram as publicações que saíam no Diário Oficial, em letras pequenas, de difícil leitura. Além disso, o armazenamento de todos aqueles documentos era outro complicador dos conteúdos impressos. Com a chegada da internet, o empresário percebeu que tinha “a faca e o queijo nas mãos” para criar um produto inovador.

“Fomos nós que construímos o primeiro boletim online da área tributária do País. Eu conhecia esse mercado e sabia que existia uma carência dos profissionais da contabilidade, que precisavam de informação confiável, segura e com agilidade para se manterem atualizados com a lei vigente para realizar seu trabalho. Os boletins de papel eram caros por conta do custo da impressão e, principalmente, dos Correios. E foi essa demanda que me inspirou a abrir a Econet”, relata.

No início, a produção se restringia a duas publicações mensais, de acordo com o que saía no Diário Oficial. Daí a inclusão dos cursos ao vivo no portfólio de produtos da empresa, que foram importantes para viabilizar o negócio. “Fizemos uma parceria com o Conselho Regional de Contabilidade, que divulgava no seu próprio boletim os nossos cursos”, relembra Garbosa.

Os cursos e os boletins foram apenas os primeiros produtos criados pela Econet. A empresa foi pioneira também na criação de ferramentas. “Fomos nós que desenvolvemos uma ferramenta de substituição tributária em todos os estados. Hoje, disponibilizamos soluções que apontam o melhor caminho para abrir uma empresa, que diz sobre lucro presumido e qual é o regime tributário mais adequado, por exemplo. Oferecemos mais de 200 ferramentas no nosso site para auxiliar contadores e empresários, entre elas sobre RTE, Simples Nacional, ACON, Imposto de Renda Pessoa Física, dentre outras”, acrescenta Garbosa.

 

Escalabilidade

A informação correta e atual sempre foi a base da Econet Editora. Foi a partir da disponibilização de boletins por assinatura, com a facilidade da plataforma online, que a empresa conseguiu crescer rápido. “Quem sai na frente é quem começa. A cabeça dos concorrentes não tinha mudado com o surgimento da internet, que barateou a informação. E foi assim que fomos ganhando mercado. Para se ter uma ideia, apenas no mês de agosto, publicamos 62 matérias nas áreas trabalhista, federal, fiscal e Comex.  A editora também produz e-books, publicações nas redes sociais e poadcasts para levar informações para os clientes em diversos canais”,

 conta Silvio Garbosa.

Instintivamente, o empresário apostou na escalabilidade dos negócios, que na atualidade é uma das principais estratégias das startups, que vem sendo replicada por outras organizações. Escalar significa aumentar a capacidade de faturamento da empresa, sem aumentar os custos operacionais na mesma proporção’. Mas mesmo antes da existência desse conceito, hoje considerado como uma forma de inovação, a Econet Editora já havia identificado na prática como a escalabilidade poderia contribuir com seu modelo de negócio.

A empresa começou com três pessoas: além de Silvio, seu irmão e mais um colaborador integravam a equipe. O fundador tinha vasta experiência na área comercial e era quem colocava a pasta debaixo do braço e percorria os escritórios de contabilidade para vender um produto inédito. O primeiro pedido foi emitido no dia 20 de novembro de 2002, no valor de R $60,00, para Luiz Gonzaga de Lima, no município de Cerro Azul. Depois de dez meses, a carteira da Econet já contava com 321 clientes. Em menos de um ano de atuação, a empresa já havia adotado a venda de assinaturas em escala como uma fórmula para ampliar a base de clientes e aumentar o faturamento.

Depois de duas décadas no mercado, a Econet Editora acumula 57.496 contratos de assinaturas.  

Um novo mercado

Além da produção de conteúdo, a Econet oferece consultoria como um complemento para ajudar os clientes que compram o site como um produto que traz informações legislativas atualizadas. Silvio Garbosa compreendeu que novos empreendedores precisam de suporte para manter o negócio em pé.

Conforme o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que realiza estudos sobre o empreendedorismo, o Brasil permaneceu em 2021 com a maior taxa de empreendedorismo entre todas as economias com mais de 50 milhões de habitantes. No entanto, grande parte deles não está preparado para assumir a gestão de um negócio. E é neste momento que os consultores da Econet entram em cena como aliados dos empresários.

 “Nós soubemos fazer essa leitura porque acompanhamos a movimentação do mercado e, há muitos anos atrás, já observamos que a consultoria é uma necessidade latente dos empresários para se adequarem à legislação e sobreviverem. Oferecer esse suporte para os clientes foi necessário formar esses consultores. Levamos de três a quatro meses para estruturar a base técnica da equipe e esse treinamento é contínuo ao longo da carreira do consultor. Esse é o diferencial da Econet, ter um departamento de qualidade que objetiva capacitar as equipes de consultoria, pois um consultor não nasce consultor", conta Garbosa.

A Econet presta atendimentos por telefone e email para os assinantes que têm dúvidas sobre questões tributárias, fiscais, comércio exterior, trabalhistas e previdenciárias. Um dos diferenciais da empresa é justamente o pagamento de uma única assinatura por mês que dá acesso aos boletins com notícias atualizadas, ferramentas e outras soluções para ajudar os clientes, além de número ilimitado para consultas se as dúvidas permanecerem.

 

Os números falam por si só: a Econet produz 139 boletins por mês; realiza em média 152.037 atendimentos mensais por telefone; e recebe 65.159 pedidos de consultoria via email durante o mês.

 

Revolução tecnológica

 

A inovação faz parte do DNA da Econet, que também acompanha a evolução das plataformas digitais para implementar seus produtos. A informação para os assinantes da empresa vai além dos boletins e chega por meio de vídeos no canal do YouTube - com mais 62 mil inscritos - além de lives ao vivo, que apresentam as mudanças na legislação assim que são publicadas no Diário Oficial da União.

 

A Econet investiu em estúdios em suas três unidades físicas - Curitiba (PR) e Joinville (SC) que permitem um grande volume de gravações. “A informação é a essência do nosso negócio e não medimos esforços para levá-la a nossos clientes, de diversas formas. O site da Econet, as lives e vídeos são referências como fonte de busca de informações. Esse é nosso grande trunfo, a seriedade com a qual produzimos todos os produtos da nossa linha editorial. Nosso propósito é levar informação correta, clara, atualizada e com precisão e agilidade para as empresas para que elas possam sanar suas dúvidas e resolver seus problemas com rapidez. E mantemos esse compromisso em todas as nossas plataformas. A confiança que conquistamos em duas décadas de atuação é nosso maior legado”, afirma Silvio Garbosa.

 

O crescimento da Econet, na opinião do fundador, também é fruto da dedicação do time, que contempla 600 colaboradores. “Nos tornamos referência na entrega da informação legislativa por completo porque contamos com pessoas que amam o que fazem e se comprometem com suas metas. Todas elas sabem que têm um propósito e que trabalham para cumpri-lo. Nossa equipe estuda diariamente para servir com qualidade e excelência. E assim nossos colaboradores se desenvolvem profissionalmente e crescem junto com a empresa. É com orgulho que me lembro do começo dessa história, em uma pequena casinha no bairro de Bacacheri, com pouco mais de seis pessoas. Hoje, ocupamos quase a quadra inteira”, reflete Garbosa.

 

Pandemia

 

As editoras puderam continuar abertas durante a pandemia, por serem essenciais para levar informações para os cidadãos. E nesta situação atípica, que ficará na história, a empresa desempenhou um papel relevante. A Econet criou uma área específica para o site (https://covid19.econeteditora.com.br/) que foi liberada para todas as pessoas acessarem - mesmo não assinantes.


Pós-graduação

Os cursos foram os primeiros produtos da Econet Editora. E formar mão-de-obra qualificada para os concorrentes era mais um dos horizontes de Silvio Garbosa. Depois de oferecer por duas décadas cursos livres - primeiro presencialmente e depois nas plataformas de ensino à distância - a Econet Editora lançou cinco cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas Fiscal, Contábil Tributária, Trabalhista e Previdenciária, além dos cursos livres já oferecidos pela empresa. São eles: pós-graduação em Fundamentos da Legislação Tributária do ICMS; pós-graduação em Gestão de Tributos; pós-graduação em Direito Trabalhista e Previdenciário Aplicado ao Departamento Pessoal e Recursos Humanos; MBA em Gestão Tributária e MBA em Compliance Tributário e Mitigação de Riscos.

O diferencial dos cursos da Econet Educacional são os conteúdos voltados à prática diária, desenvolvidos por professores que trabalham nas áreas de cada pós-graduação e que conhecem as necessidades reais e as lacunas do mercado de trabalho.  A Econet forma profissionais, inclusive, para atuar em empresas concorrentes. “Nossa metodologia é centrada no protagonismo dos alunos, que são provocados a resolver problemas do dia a dia. Nossas especializações aliam teoria e prática para preparar profissionais conectados e prontos para atender às carências do mercado. Durante as aulas, os alunos terão acesso a cases que são fruto do trabalho de consultoria realizado pela Econet Editora”, completa Silvio Garbosa.

 

Para 2023, a meta do fundador da empresa é ampliar a infraestrutura e construir mais dez estúdios, com equipamentos de última geração.  Quem sabe faz ao vivo e o show não pode parar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.