sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Curso “Elas Empoderam Empreendendo” inaugura uma nova fase

 


Capacitação gratuita e online já atendeu 300 empreendedoras em 8 turmas e agora abre inscrições para mentorias com foco na evolução do modelo de negócios

Empreender é lançar-se num oceano de incertezas, principalmente no cenário atual, de pós-pandemia. A Covid-19 acelerou as tendências que já estavam em curso e transformou a sociedade: as relações pessoais, profissionais e a forma de fazer negócios nunca mais serão as mesmas. E se antes do Coronavírus vivíamos no mundo VUCA, caracterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, com a pandemia desembarcamos no mundo BANI, marcado pela fragilidade, ansiedade, não-linearidade e incompreensão.

“A pressão de vivermos em uma instabilidade permanente, onde tudo pode mudar a todo momento, é um teste de resiliência e superação para os empreendedores. Os desafios fazem parte deste novo tempo. Eles precisam estar preparados para lidar com um mercado disruptivo, no qual o que valia para ontem não é o mais indicado para hoje. Tudo isso causa ansiedade e insegurança”, aponta Lênia Luz, mentora de mulheres.

 Lenia lidera um grupo de voluntárias que fazem parte do Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Curitiba. Juntas, elas promovem o Programa “Elas Empoderam Empreendendo'', que já formou 300 empreendedoras em oito turmas. Os cursos são gratuitos e online.

Agora, o grupo de voluntárias dá mais um passo: o lançamento de mentorias dirigidas para quem já passou pela capacitação. De acordo com Lênia Luz, muitas mulheres começaram a empreender a partir do programa e outras avançaram no seu negócio, com a adoção de uma gestão mais robusta e desenvolvimento de um planejamento estratégico.

“No entanto, algumas lacunas continuam em aberto, principalmente no que diz respeito à tomada de decisões. As questões comportamentais também são entraves na trajetória de muitas mulheres empresárias, que podem ser acometidas pela síndrome da impostora. Pensamentos negativos como “eu não vou conseguir”, “isso não é pra mim”, são frequentes no empreender feminino”, conta Lênia.

É neste sentido que as mentorias podem ser um divisor de águas e ajudar as empreendedoras a lidar com tantas questões técnicas e comportamentais que permeiam o mundo Bani. “As mentorias são muito importantes justamente porque promovem essa mudança de mindset, encorajando-as a tomarem decisões estratégias e se motivarem a sair da zona de conforto, que é um pecado capital num mundo de transformações rápidas, constantes e abruptas. A transformação digital, por exemplo, veio com força total durante a pandemia e não pode ser ignorada, porque sua falta pode levar uma empresa à estagnação. A gestão financeira é mais um gargalo e as mentorias serão direcionadas para quem tem essa dor”, detalha a líder do Programa.

História

O curso “Elas Empoderam Empreendedor" é gratuito e, desde a chegada do Coronavírus, migrou para a plataforma online. As candidatas passam por um processo seletivo bem concorrido e são convidadas e estimuladas a empreender ou melhorar suas características comportamentais e aprimorar o modelo e gestão.

Com duração de 12 semanas, a capacitação é dividida em dez módulos. Os temas abordados melhoram a performance das mulheres empreendedoras, encorajando-as a encararem o desafio de empreender com mais conhecimento e informação. São eles: Autoliderança e Empoderamento; Bem-estar; Parceria e Sociedade; Marca, Divulgação, Redes Sociais; Organização do Tempo e Processos; Precificação e Controle Financeiro; Modelo de Plano de Negócios (Canvas); Plano de Negócios em prática e Inovação; Vendas e Marketing Pessoal e Técnicas de Apresentação de PITCH (on e offline).  

Rede de apoio

Além de receberem um Certificado de participação assinado pelo Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil e aprenderem a gerir melhor o próprio negócio, o Programa “Elas Empoderam Empreendendo” possui outros benefícios, na visão de Lênia Luz.

“Além da construção de uma rede de networking, que é muito importante no universo do empreendedorismo, as participantes terão acesso a modelos práticos de negócios para facilitar a estruturação das suas empresas e/ou ideia de negócios e o desenvolvimento da autoliderança”, finaliza a anfitriã do curso.

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil

O Grupo Mulheres do Brasil é uma iniciativa criada pela empresária Luiza Trajano, em 2013, na cidade de São Paulo e, desde então, vem ganhando braços em outros estados e fora do país. As empresárias Regina Arns e Margaret Groff lideram o grupo no Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.