quarta-feira, 6 de abril de 2022

Maurício Melara reúne 22 projetos com fachadas esculturais em livro de estreia

 

Publicação produzida pela editora Zeta apresenta projetos mais recentes produzidos pelo arquiteto, sobretudo residenciais

 



Mauricio Melara.
Foto: Marcelo Elias.




Em um nicho onde muitos arquitetos buscam a previsibilidade dos materiais inertes, o arquiteto Maurício Melara escolhe o incerto. E como resultado de sua ousadia, seus projetos únicos evoluem com o tempo. No próximo dia 09 de abril, sábado, os apaixonados por arquitetura poderão garantir um novo título para sua coleção de referências: o livro “A Arquitetura de Maurício Melara”, obra explorada em 304 páginas, será apresentada ao público na Biblioteca Pública do Paraná.

 

Em publicação produzida pela editora Zeta, o arquiteto resume os desafios de realizar uma arquitetura mais limpa e coerente, porém sem perder a brincadeira com as formas e sem se livrar de todos os excessos. A seleção primorosa, constituída em sua maioria por residências, encanta página após página com fachadas esculturais, além de valorizar desenhos a mão de autoria de Melara.



Foto: Celso Pilati.




 

Arquitetura original


Ousado, desde sempre seu traço o levou a uma arquitetura marcante e original facilmente identificada. A experimentação de acabamentos é uma marca do seu trabalho pautado por sólida trajetória de 27 anos. Melara mistura concreto, aço cortén e madeira sem medo da ação do tempo.

 

“Acredito que a qualidade de uma edificação está no estudo profundo da luminosidade, das transparências, da integração dos ambientes e no emprego de texturas e cores. Paisagismo, volumetria equilibrada, integração do entorno e sustentabilidade formam a minha equação ideal de trabalho”, explica o arquiteto.

 

Escritório na capa


Entre os projetos comerciais que prometem fisgar a atenção do público em seu livro de estreia, ênfase para o escritório premiado do próprio arquiteto, que ganha destaque na capa do livro. “Nosso projeto testou todos os limites da ocupação do terreno de 280 metros quadrados. Nele empreguei elementos industrializados e reaproveitamento de materiais. No entanto, sem sombra de dúvidas, a parte mais interessante do endereço é a estrutura metálica - suspensa a sete metros de altura - sobre pilotis, referência arquitetônica modernista herdada pela arquitetura contemporânea”, constata Melara. O projeto valeu o primeiro lugar ao escritório no Prêmio ABCEM 2019, concedido pela Associação Brasileira da Construção Metálica.

 

O livro “A Arquitetura de Maurício Melara” (R$ 300,00) estará disponível para venda a partir de 9 de abril nas lojas físicas da Livraria da Vila e Livrarias Curitiba, além das principais plataformas online: zetaeditora.com.br // amazon.com.br // submarino.com.br // americanas.com.br // mercadolivre.com.br

 

Serviço:


Lançamento do livro “A Arquitetura de Maurício Melara”


Data: 09 de abril


Local: Biblioteca Pública do Paraná


Sessão de autógrafos: das 9h30 às 12h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.