sábado, 23 de abril de 2022

Dia Mundial do Livro: 9 inspiração de bibliotecas, estantes e cantinhos de leitura

 

 

Projeto Guta Nagano, Temppo Móveis | Foto: Fernando Zequinão


Os livros são uma extensão da memória e da imaginação, já dizia Jorge Luís Borges (1899-1986). Hoje, dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, apresentamos inspirações de ambientes e espaço pensados no protagonismo dos livros. Bibliotecas, estantes e cantinhos de leitura apresentam a união de duas artes: a literatura e arquitetura. Dessa forma, selecionamos projetos que podem te inspirar e deixar o momento de leitura ainda mais prazeroso e instigante. Confira:

Living

Projeto Griff Arquiteta, Todeschini Água Verde | Foto: Divulgação.


A sala de estar também pode ser um espaço multiuso para destacar os livros. Para esse projeto, do escritório Griff Arquitetura, as arquitetas apresentam uma solução clean e contemporânea com a marcenaria, da Todeschini Água Verde, para valorizar os livros e objetos de decoração com a iluminação. Dessa forma a sala recebeu uma personalidade única e os livros um lugar de destaque no décor.

Para as Crianças

Projeto Alessandra Gandolfi | Foto: Marcelo Stammer


Para incentivar a leitura nas crianças, o ideal é já destinar um espaço para os livros infantis e de estudos. Um exemplo, é o projeto da arquiteta Alessandra Gandolfi, que criou com a inspirada no mundo Batman estantes temáticas, deixando os livros na altura dos pequenos. Trazer referências lúdicas com personagens e temáticas infantis é uma forma de chamar a atenção das crianças e instigar a leitura desde os primeiros anos de alfabetização.

Escritório

Projeto Daniela Barranco | Foto: Gerson Lima


A estante é um móvel curinga em ambientes corporativos. Nesse projeto da arquiteta Daniela Barranco, a profissional optou em fazer uma estante com nichos fechados e abertos, dessa forma foi possível deixar os livros mais usados à mostra, com o alcance mais fácil e arquivos e outros documentos nos nichos fechados. Outro ponto alto do projeto foi o cantinho de leitura próximo a grande janela.

Projeto Gabriela Casagrande | Foto: Eduardo Macarios


Em meio à rotina agitada, contar com um ambiente de trabalho que proporcione conforto e bem-estar é essencial. Nesse escritório, projetado pela arquiteta Gabriela Casagrande, a estante com livros surge para incentivar o hábito da leitura também neste ambiente. O tom de acolhimento do espaço é reforçado pelo painel presente no teto da área de trabalho, que ganha personalidade e movimento com a composição dos MDFs Chenin Blanc e Argel, da Sudati.

Quarto

Projeto Larissa Lóh, Gava Ambiente e Braspan MDF | Foto: Eduardo Macarios


O quarto é um dos ambientes mais íntimos da casa. E assim como os quartos, ler é um ato intimo e pessoal, por isso, desenvolver uma estante ou canto de leitura pode proporcionar uma experiência ainda mais agregadora. Neste projeto, assinado pela arquiteta Larissa Lóh, a estante ganha uma proposta multifuncional na suíte. A peça torna-se um elemento de décor, com marcenaria da Gava Ambientes, ao mesmo tempo que funciona como um espaço para as leituras noturnas. Com proposta afetiva, o mix de texturas do cinza da estrutura com o padrão amadeirado Dubai, da Braspan MDF ajuda a criar a sensação de conforto para o espaço.

Lareira

Projeto Bruna Souza, escritório BE Studio | Foto: Marcelo Stammer


A arquiteta Bruna Souza ousou com diferentes texturas, padronagens e iluminação na composição dessa estante. A profissional teve o desafio de integrar a grande lareira do apartamento com a estante para expor os livros dos moradores. Usando de forma estratégica a iluminação para destacar os nichos em madeira, a profissional também colocou o cinza como base neutra. Dessa forma, foi possível desenvolver um ambiente aconchegante unindo a lareira aos momentos de leitura.

Home office

Projeto SUM Architecture | Foto: Francis Larsen


Com a pandemia o home offices ganhou evidência no décor e os livros fizeram parte desse processo. Para quem trabalha em casa, destinar uma estante ou prateleiras próximas a bancada de trabalho pode otimizar a rotina em casa. No projeto do escritório SUM Architecture, as profissionais desenvolveram uma estante multiuso para expor os livros junto a banca de trabalho.

Cantinho de leitura

Sierra Curitiba | Foto: Divulgação


Ter um espaço especial para os momentos de leitura é o desejo de todo apaixonado por livros. Para isso, é importante escolher uma poltrona confortável, a iluminação adequada e os livros por perto, claro. Para esse projeto, o destaque foi a coleção Soul, da Sierra Curitiba, que destaca os tons amadeirados com uma proposta atemporal, proporcionando um cantinho de leitura aconchegante e repleto de personalidade, onde o protagonismo são os livros.

Projeto Carlos Reichmann, Villa Batel | Foto: Bia Nauiack


De forma ousada, o profissional Carlos Reichmann desenvolveu um espaço para leitura que foge dos padrões. Carlos optou em criar um cantinho de leitura com uma mesa, isso mesmo, com o mobiliário da Villa Batel, o profissional criou um espaço multiuso com referências maximalistas, junto com o tapete da Botteh Handmade Rugs, para criar uma atmosfera literária e com muita personalidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.