terça-feira, 5 de abril de 2022

Denise Fraga apresenta seu primeiro monólogo, Eu de Você, no Festival de Curitiba

 

Comédia solo tem direção de Luiz Villaça, música ao vivo,

 e rompe fronteiras com histórias reais



Foto: Cacá Bernardes.



 

 “Eu de Você”, monólogo com Denise Fraga, é uma comédia dramática escrita a partir de histórias reais, com direção de Luiz Villaça. Em cena, a atriz conta com o acompanhamento das musicistas Ana Rodrigues, Clara Bastos e Priscila Brigante. "Eu de Você" fará duas apresentações no Guairão, nos dias 5 e 6 de abril, às 21h.


A dramaturgia parte de uma delicada seleção de histórias reais e rompe as fronteiras entre palco e plateia, fato e ficção, vida e arte. A comédia traz reflexões sobre o que nos mantém humanos num mundo em que as relações e os afetos ganham cada vez mais complexidade. O texto é de Denise Fraga, Luiz Villaça e Rafael Gomes, com produção de José Maria.

A temática da peça é o olhar do outro. “Sabemos quem somos a partir do que reverberamos. É́ urgente ver o outro, olhar pelo olhar do outro, ser eu de você. O que seria de nós se pudéssemos ser eu de você e você de mim, deixando-nos ambos atravessar por nossas experiências”, diz Denise Fraga.

A matéria prima do espetáculo são histórias reais costuradas com pérolas da literatura, música, imagens e poesia. “Sou o tipo de pessoa que ama os escritores, os poetas, os músicos, os artistas. São eles que nos salvam da mediocridade, que embelezam nossos dias comuns e dão voz à nossa angústia. É dessa mistura que surge a ideia de nosso Eu de Você”, detalha Denise. Histórias de pessoas comuns e o paralelo com a obra de criadores como Paulo Leminski, Tchekhov, Chico Buarque, na opinião da atriz, ajudam as pessoas a viver.


“Costumo dizer que a arte ajuda a gente a viver, que quem lê Dostoiévski e Fernando Pessoa, no mínimo, vai sofrer mais bonito. Entenderá que fazemos parte de algo maior, que pertencemos à roda da humanidade. Podemos, assim, rir de nós mesmos. Acredito no humor como uma arma poderosa para a ampliar nossa consciência e sabedoria e no teatro como um ritual de reflexão”, avalia.


A Mostra Lúcia Camargo é apresentada por EBANX, Paraná Banco, Governo do Estado do Paraná e New Holland, com patrocínio de ClearCorrect, Vonder, SulAmérica e Novozymes.


Acompanhe todas as novidades e informações da Mostra Lúcia Camargo do Festival de Curitiba pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis, no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_Curitiba

Ficha técnica:

Idealização e Criação: Denise Fraga, José Maria e Luiz Villaça com Denise Fraga. Direção: Luiz Villaça. Produção: José Maria. Obra inspirada livremente nas narrativas de Akio Alex Missaka, Anas Obaid, Barbara Heckler, Bruno Favaro Martins, Clarice F. Vasconcelos, Cristiane Aparecida dos Santos Ferreira, Deise de Assis, Denise Miranda, Eliana Cristina dos Santos, Enzo Rodrigues, Érico Medeiros Jacobina Aires, Fátima Jinnyat, Felipe Aquino, Fernanda Pittelkow, Francisco Thiago Cavalcanti, Gláucia Faria, José Luiz Tavares, Julio Hernandes, Karina Cárdenas, Liliana Patrícia Pataquiva Barriga, Luis Gustavo Rocha, Maira Paola de Salvo, Márcia Angela Faga, Márcia Yukie Ikemoto, Marlene Simões de Paula, Nanci Bonani, Nathália da Silva de Oliveira, Raquel Nogueira Paulino, Ruth Maria Ferreiro Botelho, Sonia Manski, Sylvie Mutiene Ngkang, Thereza Brown, Vinicius Gabriel Araújo Portela e Wagner Júnior. Dramaturgia: Cássia Conti, André Dib, Denise Fraga, Fernanda Maia, Luiz Villaça e Rafael Gomes. Texto Final: Rafael Gomes, Denise Fraga e Luiz Villaça. Colaboração Dramatúrgica: Geraldo Carneiro, Kênia Dias e José Maria. Colaboração Artística (residência no RJ): Artur Luanda e André Curti. Direção Musical: Fernanda Maia. Musicistas: Ana Rodrigues, Clara Bastos e Priscila Brigante. Direção de Imagens em Vídeo: André Dib. Direção de Movimento: Kênia Dias. Direção de Arte: Simone Mina. Iluminação: Wagner Antônio. Programação de Vídeo Mapping: Bruna Lessa. Design e Operador de Som: Carlos Henrique. Assistente e Operador de Luz e Vídeo Mapping: Ricardo Barbosa. Assistente de Produção: Leonardo Shamah. Técnico de Palco: Alexander Peixoto. Contrarregra: Cristiane Ferreira. Camareira: Maria da Guia. Costureira: Judite de Lima. Produção das Imagens em Vídeo: Café Royal. Produtora Executiva: Adriana Tavares. Fotógrafo: Thiago “Beck”de Vicentiis. Primeiro Assistente de Câmera: Diego José Marinho. Som Direto: Fernando Akira. Eletricista: Alberto Ferreira. Logger: Hugo Dourado. Administração Financeira: Evandro Fernandes. Fotos para Arte: Willy Biondani. Fotos de Cena: Cacá Bernardes. Programação Visual: Guime Davidson e Phillipe Marks. Redes Sociais: Pedro Lins. Assessoria de Imprensa SP: Morente Forte Comunicações. Roteiro de Audiodescrição: Letícia Schwartz. Consultoria: Luís D. Medeiros. Projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Parceria Institucional: Theatro São Pedro. Co-produção: Café Royal. Produção: NIA Teatro. Patrocínio - Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal. Classificação: 12 anos.

Serviço:


O que: “Eu de Você” no 30.º Festival de Curitiba

Quando: 5 e 6 de abril às 21h

Onde: Teatro Guaíra (Guairão). Rua Amintas de Barros, s/ número - Centro

Valores:  R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia) + taxa administrativa

Ingressos: Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva do Shopping Mueller (piso L2), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Classificação: 12 anos.
Duração: 90’

 

Hashtags oficiais – #festivaldecuritiba #festcuritiba30anos #vivaofestival #omeufestival


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.