sábado, 26 de março de 2022

Musical “Roberta, uma Ópera Rock” abre programação de rua do Festival de Curitiba

 

Estreia está marcada para o dia 01 de abril, às 19h30, na Praça Santos Andrade. Ao todo, serão sete apresentações gratuitas ao ar livre até o dia 09, na Praça Santos Andrade e também no Centro Cultural Boqueirão


Foto: Roberto Reitenbach.



Entre os dias 01 e 09 de abril, acontece a estreia gratuita e ao ar livre do musical “Roberta, uma Ópera Rock”, que integra a programação oficial de rua do tradicional Festival de Curitiba. As apresentações estão divididas entre o Palco EBANX, na Praça Santos Andrade, e o Centro Cultural Boqueirão. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingressos antecipadamente.


O espetáculo retrata a trajetória de um grupo de jovens que, na década de 80, circulam pelas ruas da cidade em busca de respostas para seus dilemas. Na trama, Roberta, uma jovem usuária de drogas, encontra em Giovanni uma oportunidade de fugir do vício e deixar o grupo liderado pelo traficante Ugo que, por sua vez, fará de tudo para mantê-la por perto. A tragédia contemporânea funde as linguagens da Ópera Clássica e do Rock and Roll para falar de amor e do uso de drogas na juventude.


A obra se destaca como evento de abertura da programação de rua do Festival de Teatro de Curitiba, que retoma as atividades presenciais depois de dois anos devido às restrições causadas pelo coronavírus. A estreia do espetáculo é na sexta-feira, 01 de abril, às 19h30, no Palco EBANX, instalado na Praça Santos Andrade. As exibições seguem no mesmo local e horário nos dias 02 e 03 (sábado e domingo). Já nos dias 06, 07, 08 e 09 (quarta a sábado), o grupo se apresenta às 20h no Centro Cultural Boqueirão (Rua José Guercheski, 281).


O texto é de Roberto Innocente, e a obra tem composição e direção musical de Alessandro Sangiorgi, com direção artística de Nena Inoue e Maurício Vogue. Além dos atores convidados Marwem Hd e Ranieri Gonzalez, o elenco selecionado a partir de audições e oficinas, conta com os artistas Duilio de Pol, Gustavo Godoy, Larissa Carangi, Madu Forti, Margheurita Dissá, Marina Gobetti, Matheus González, Paulo Soares, Wilyah Schmitt e Priscila Esteves como Roberta.


“Patrícia, uma Ópera Rock” era o tíitulo original da obra, porém Nena Inoue e Alessandro Sangiorgi decidiram pela mudança para “Roberta, uma Ópera Rock” em homenagem ao dramaturgo e idealizador do projeto, Roberto Innocente, diretor, ator e produtor italiano radicado em Curitiba, que faleceu em abril de 2021, vítima de COVID-19.

Ao todo, são 18 músicas originais, que remetem aos anos 80, tocadas e cantadas ao vivo pela banda convidada “Eles Mesmos” - Luiz Carlos Braga na bateria; Valter Rodrigues Ferraz no baixo e Fernando Gouvêa na voz e guitarra. O diretor musical do projeto, Alessandro Sangiorgi, fala sobre os principais desafios. “O rock sempre fez parte da minha vida, e a ideia de escrever músicas de uma ópera rock me instigou muito. Sou maestro de música clássica e pianista por ofício, então o desafio já começou por aí. Depois veio a necessidade de readequar o projeto por conta do falecimento do Roberto que, além de parceiro no projeto, era um grande amigo. E o grande desafio de fazer um musical e combinar as músicas com o texto, mas está sendo uma experiência muito interessante”, declara o maestro. 


A diretora artística da obra, Nena Inoue - que só acatou o convite em dirigir este musical por tratar-se de uma homenagem a Roberto Innocente - comenta sobre a trama: “este espetáculo fala sobre o uso de drogas na juventude e suas consequências e estão presentes os desencantos da vida, o amor como saída, o tempo, a noite, a morte. E situa onde esses jovens estão, porquê estão, o que querem e o que conseguem… ou não”, completa a artista.


Para assistir o espetáculo, é obrigatório o uso de máscara de proteção e o distanciamento seguro de 1,5m.


O projeto tem o apoio da Copel e foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) - Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura - Governo do Estado do Paraná. 


Sobre Roberto Innocente

Nascido em Padova, Itália, formou-se como ator na “Academia Veneta dello Spettacolo” em 1985. Chegou ao Brasil em 2005 convidado pelo Teatro Guaíra para dirigir “La Boheme” e coordenar no ano seguinte o projeto de montagem de “La serva padrona”, atelier de formação sobre todos os aspectos cênico de encenação da ópera. Com a direção de “L’occasione fa il ladro” e “Suor Angelica” em 2015 começou a colaborar com a Opera Orquestra Curityba apresentando na Opera de Arame. Convidado pela direção cênica da Camerata Antígua de Curitiba, em 2008, com a obra “A comédia do senhor Carlo Goldoni”, e em 2018 com “La Barca di Venezia per Padova”. Dirigiu na Capela S. Maria “Livietta e Tracollo” em 2013 e “Marc’Antonio e Cleopatra” em 2015. E em 2013-14 colaborou com o Projeto Ademar Guerra, em São Paulo. Criou o Grupo Comedia Dell’ACT (2006 a 2008) onde recebeu vários prêmios por seu trabalho em direção e em seguida, o Grupo Arte da Comédia, referência de Comédia dell’Arte no Brasil, onde se manteve até o ano de seu falecimento em 2021.


SERVIÇO

Roberta, uma Ópera Rock                              

Exibições gratuitas de 01 a 09 de abril

01, 02 e 03 (sexta a domingo), às 19h30, no Palco EBANX (Praça Santos Andrade - Centro)

06, 07, 08 e 09 (quarta a sábado), às 20h, no Centro Cultural Boqueirão (Rua José Guercheski, 281 - Boqueirão)

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 90 minutos


FICHA TÉCNICA

Texto: Roberto Innocente

Direção Musical: Alessandro Sangiorgi

Direção Artística: Nena Inoue e Mauricio Vogue

Elenco: Duilio de Pol, Gustavo Godoy, Joseane Berenda, Madu Forti, Margheurita Dissá, Marina Gobetti, Matheus González, Paulo Soares, Wilyah Schmitt e Priscila Esteves

Atores Convidados: Marwem Hd e Ranieri Gonzalez

Músicas: Alessandro Sangiorgi 

Banda: Eles Mesmos (Luiz Carlos Braga - bateria; Valter Rodrigues Ferraz - baixo; Fernando Gouvêa - voz e guitarra)

Pianista: Priscila Malanski

Preparação Vocal: Babaya Morais

Coreografia: Raphael Fernandes

Cenografia e Figurino: Paulinho Maia

Iluminação: Beto Bruel

Visagista e Arte Visual (tambores): Fabi Melatte

Designer Gráfico: Martin Castro 

Fotografia: Roberto Reitenbach

Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Platea Comunicação e Arte

Técnico de Áudio: Luigi Castel

Assistente de Produção: Vinícius Jardim e Ana Luiza Metzger

Diretor de Produção: Marcos Trindade

Proponente: Alessandro Sangiorgi

Apoio Cultural: Centro Cultural Teatro Guaíra, UFPR, Padaria América, Bar Quermesse


Apoio: Copel - Companhia Paranaense de Energia 

Incentivo: Profice - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura - Governo do Estado do Paraná.


“PROJETO REALIZADO COM O APOIO DO PROGRAMA ESTADUAL DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA (PROFICE) – SECRETARIA DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E DA CULTURA – GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.