domingo, 4 de outubro de 2015

O canto primitivo do samba na Caixa Cultural - TERÇA-FEIRA DIA 6

Glória Bomfim





O canto primitivo do samba na Caixa Cultural

A sambista baiana Glória Bomfim é a sétima atração do projeto Samba de Bamba, e se apresenta na próxima terça-feira, dia 6, às 20 horas, na Caixa Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 280 - Centro). Na ocasião a cantora virá acompanhada por um quinteto musical e vai apresentar ao público curitibano as músicas de seu disco Anel de Aço (lançado pelo selo Quitanda – de Maria Bethânia), sobre temas do candomblé, compostas por Paulo César Pinheiro - seu grande entusiasta. Dona de uma voz potente, o canto primitivo de Glória é comparado ao de Clementina de Jesus e sua obra dá continuidade a uma vertente pouco divulgada da cultura brasileira – a música de santo.
“A palma da palmeira”, “Bambueiro”, “Cavalo de santo”, “Senhor da justiça”, “Gameleira branca” e “Encanteria”, que deu título a um álbum de Maria Bethânia, são algumas das canções reunidas no repertório do show em Curitiba . Bethânia conheceu Glória por ocasião da primeira edição do disco, ainda pelo selo Acari, de Luciana Rabello, e ficou encantada com o que ouviu. “Espero que as pessoas se emocionem com a voz, a qualidade musical, a alegria e o prazer nítido com que todos participaram. A Quitanda está em festa”, declarou.
A musicista Luciana Rabello, que decidiu lançar Gloria em 2007, conta mais sobre ela: “A Yalorixá Glória Bomfim é uma das mais expressivas e autênticas vozes que conheço. Seu canto primitivo, forte, verdadeiro, despretensioso e absolutamente intuitivo é um diamante bruto que representa, de forma emocionada, a cultura dos terreiros de candomblé, trazida pelos negros africanos e mantida aqui pelos mestiços brasileiros”. A aposta de Luciana deu certo. A cantora já ganhou o concurso Novos Bambas do Velho Samba (categoria Melhor Interprete - 2013) promovido pelo bar Carioca da Gema, na Lapa, tradicional reduto boêmio do Rio de Janeiro e tem realizado shows no eixo Rio-SP com grande frequencia do público jovem, novos admiradores de seu trabalho.
A história dessa baiana é comovente e cinematográfica. Nascida em Areal, um pequeno povoado no interior da Bahia, Glória era requisitada desde menina pra cantar em festas de casamento, batizados etc. O destino acabou fazendo com ela viesse para o Rio aos 14 anos. Na década de 1980 frequentou as rodas de samba na quadra da Portela, onde, a pedidos de Mestre Marçal, sempre interpretava sambas de João Nogueira, Mauro Duarte, Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro – para quem começou a trabalhar como cozinheira e logo foi incentivada a trilhar pela carreira musical.
A próxima atração é o grupo Tempero Carioca, dia 20 de outubro.


Serviço: Samba de Bamba – show com a cantora baiana Glória Bomfim.
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data: 06 de outubro de 2015 (terça-feira)
Hora: 20h
Duração: 90 minutos
Ingressos: À venda a partir 3 de outubro. R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Foto: Miriane Figueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.