terça-feira, 15 de setembro de 2015

Jornalista paranaense volta encantada com o Japão


Conhecendo o Grande Buda, uma estátua de bronze, localizada no Templo de Kotoku-in em Kamakura. 


























Jizo: No Templo Hasedera, em Kamakura, que tem em seus jardins estátuas Jizo, que simbolizam as crianças que não nasceram devido a morte fetal ou aborto espontâneo.








Fernanda Yanaze Maia participou do Programa Convite aos Nikkeis na América Latina para conhecer o País

Conhecer o país de origem de seus ascendentes é um desejo da maioria dos brasileiros, um povo verdadeiramente multicultural. A jornalista paranaense Fernanda Yanaze Maia teve a oportunidade de participar do Programa Convite aos Nikkeis na América Latina para aprofundar o conhecimento sobre o Japão. Ela e integrou o seleto grupo de 10 latinos americanos que foi conhecer Tóquio e região a convite do Ministério de Relações Internacionais do Japão.

Foi uma semana de programação intensa com palestras de especialistas do governo e profissionais renomados, além de reuniões com parlamentares e vice-ministros.  A jornalista ainda teve a oportunidade de conhecer o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe. No breve encontro com o grupo, Abe comentou a importância de se aproximar da comunidade nipônica na América Latina.

Além da programação institucional, a viagem contou com passeios a templos, museus e fábricas. “Foi uma experiência incrível. Nunca aprendi tantas coisas em tão pouco tempo. O país é fantástico, Tóquio se destaca pela infraestrutura, é uma cidade que realmente não para. O povo é muito educado, a organização e a pontualidade são fora do comum e o valor que dão à educação e à ética é algo incomparável com a nossa situação. Temos muito a aprender com os japoneses”, diz. 

Fernanda conta que passou por uma concorrida seleção, já que eram apenas dez vagas para a América Latina. Do Brasil foram selecionadas duas pessoas para participar do programa. A prévia da seleção da região Sul foi realizada pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba e a decisão final foi em Tóquio. A jornalista se diz muito honrada por ter representado o Paraná nesta iniciativa do governo japonês. “Foi uma oportunidade única conhecer pessoas tão influentes no Japão, incluindo o primeiro ministro. Também tive a chance de me conectar à cultura do país das minhas raízes e ainda fiz amigos em toda América Latina, foi uma troca riquíssima de experiências entre todos os participantes”, comenta Fernanda, que espera poder voltar com sua família em breve ao Japão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.