quinta-feira, 25 de setembro de 2014

“Ler e Pensar” recebe prêmio internacional







Projeto da Gazeta do Povo e do Instituto GRPCOM é reconhecido por sua excelência na formação de jovens leitores





No ano em que comemora seus 15 anos, o projeto Ler e Pensar, desenvolvido pela Gazeta do Povo e pelo Instituto GRPCOM, é presenteado com o Prêmio Mundial de Jovem Leitor (World Young Reader Prize), promovido pela Associação Mundial de Jornais(World Association of Newspapers, WAN). O projeto paranaense que incentiva a leitura dentro e fora de sala de aula foi premiado na categoria Enduring Excellence, reconhecendo ações que beneficiam tanto a organização quanto as novas gerações.

Esta é a segunda vez que o Ler e Pensar é premiado pela WAN. “Em 2011 já ficamos muito felizes pela conquista na categoria Newspapers in Education, que honrou o projeto por sua relevância educacional. Agora, o fato de sermos vencedores na categoria Enduring Excellence comprova a continuidade e a força de nossas ações junto aos jovens leitores”, diz Fernanda Cotrim, gestora do Ler e Pensar pelo Instituto GRPCOM.

A diretora da Unidade Jornais, Ana Amélia Filizola, destaca que esta conquista também é mérito dos mais de três mil professores, 100 mil alunos e 40 apoiadores que tornam realidade o incentivo à leitura a partir da realização do Ler e Pensar, que está presente em salas de aula de 58 municípios paranaenses. “É nosso papel contribuir para o desenvolvimento da sociedade. O Ler e Pensar é motivo de orgulho por ter conseguido engajar educadores e despertar, desde cedo, o espírito crítico nos alunos que participam do projeto. É importante ressaltar que temos ao nosso lado parceiros que também acreditam no poder transformador da educação”, comenta.

Portanto, ao longo desses 15 anos, parcerias sólidas possibilitaram ampliar a abrangência do projeto. Segundo Fernanda, o programa é referência mundial graças a sua metodologia e sua sustentabilidade, que tem foco na qualificação dos professores por meio do programa de formação e de materiais didáticos especializados. “Por isso, acredito que esse prêmio deve ser comemorado principalmente por todos os professores e alunos participantes, que são os protagonistas de ações que transformam efetivamente a sociedade”.

O World Young Reader Prize é um prêmio que reconhece anualmente empresas inovadoras de comunicação que desenvolveram, na opinião da comissão julgadora, os melhores projetos e atividades nas principais áreas de desenvolvimento de leitura de jovens leitores nos últimos 24 meses ou mais. A cerimônia de premiação dos vencedores será realizada no dia 24 de novembro, em Bali, na Indonésia.

Sobre o Ler e Pensar
O projeto Ler e Pensar é desenvolvido pelo Instituto GRPCOM desde 1999 em parceria com a Gazeta do Povo. Exemplo de um projeto bem sucedido e referência no Programa de Jornal e Educação para a ANJ (Associação Nacional de Jornais), atualmente está presente em 58 municípios paranaenses, beneficiando 493 escolas e mais de 3 mil professores e 104 mil alunos. Hoje, o projeto é patrocinado pela Associação Comercial do Paraná (ACP), Instituto HSBC Solidariedade, Rodonorte e SESI. Além disso, conta com mais de 25 padrinhos sociais, o que permite que as escolas recebam os jornais diariamente. O Ler e Pensar também oferece assessoria pedagógica aos professores participantes, por meio de programa de formação continuada com certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos.

Fonte: GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.