segunda-feira, 8 de setembro de 2014

COLUNA KARINA REIS - Independência ou Morte!


     Essa semana se comemorou a Independência do Brasil que ocorreu em 1822, após grito dado as margens do Rio Ipiranga por Dom Pedro II que desejava e proclamava ali " Independência ou Morte".Esse ato ocorreu após acordos financeiros e políticos com outros países.  Se lá atrás a intenção era "o caminhar com as próprias pernas", podemos dizer com base na história escrita e registrada nos autos que infelizmente isso não ocorreu.
Claro, que alguns pontos importantes ao longo do tempo foram se dissolvendo, mas nosso país está de longe, distante de ser Independente.Mas se nosso país, politicamente e financeiramente está distante de ser independente, ou seja, de funcionar sozinho, construindo suas riquezas sem o auxílio de países mais velhos e mais ricos, o que podemos dizer então das pessoas que constituem essa nação?
Avançamos tecnologicamente, territorialmente, tecnicamente, mas não avançamos como ser humano.
O Brasil ainda está atrás quando se trata de desenvolvimento humano e qualidade de vida. Vivemos ainda, e muito, buscando suprir necessidades financeiras e adquirindo conforme necessário. Ainda funcionamos em grande parte informalmente, sem planejamento e conhecimento especialista. Ainda estamos nos preparando quando necessário e não de maneira previa. E infelizmente ainda copiamos modelo externo de existir pessoal e profissionalmente.
Não, eu não entendo absolutamente nada de política, procuro sim, manter a atenção e procurar entender o que cerca a construção de nosso pais. Que infelizmente além de não ter se tornado independente, é pobre também de bagagem cultural e heranças ancestrais.
Somos brasileiros e estamos presos e dependentes ainda da ausência da inteligência de uso da riqueza que nosso país possui.
Hoje temos produtos tecnológicos, dinheiro de plástico e relacionamentos virtuais, como em muitos países avançados já possuem há anos. Mas estamos imersos numa população em massa miserável e pobre de educação e cultura. Que ainda precisa ponderar entre adquirir o básico ou desenvolver seu espírito.
Em pesquisas podemos verificar o avanço do Brasil gradativamente e consistentemente em relação a renda mensal, mas é apenas esse índice que tem contribuído para que a média de IDH (Índice De Desenvolvimento Humano) aumente.
É preciso hoje, nessa semana que simboliza a Independência, questionar o que realmente isso quer dizer em ação e vivência. Parar por um instante e sentir se é compreensível o movimento político e financeiro de nosso país e nossa participação nisso. E com isso, exercer com garra a Independência em nossas atitudes e escolhas. Das mais simples as mais impactantes.
Somos nós, seres humanos, cidadãos que podemos formar um país diferente, somos nós que podemos conduzir nosso país da dependência a interdependência. Vamos lá, Independência ou Morte!
Grande abraço e excelente semana.

Karina Reis

     
Trainer Comportamental pelo IFT
Hipnose Clinica - Instituto Rogério Castilho
Desenvolvimento Humano ( Coaching, Mentoring, Couseling)
Terapeuta em Rebirthing pelo Ibrare
Administração pela UTP, especialista em Gestão de Negócios.
Aromaterapeuta/ Ibra
CertifiedPersonal& Professional e Executive Coaching pelo Behavioral Coaching Institute /USA.
Consultora Comportamento e Etiqueta Pessoal e Profissional – SENAC
Atua há 20 anos no mercado de trabalho, com vasta experiência nas áreas: comercial, financeira e
bancária. (Editel, Polipetro, Santander,Funbep)
Diretora Fundadora e Executiva da Cannoh Coaching (Cannoh Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Colunista do Blog Flash Curitiba e Jornal Correio do Paraná– Comportamento Humano
É Membro da Sociedade Brasileira de Coaching.
Psicoterapia Corporal pelo Centro Reichiano (especialização em curso)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.