sexta-feira, 7 de março de 2014

SHAKESPEARE - Projeto 39 - Ricardo III




39 vezes Shakespeare

Primeira montagem do projeto SHAKESPEARE – Projeto 39, que se propõe a levar aos palcos, de maneira inédita no Brasil, as 39 peças de William Shakespeare ao longo de 10 anos, “Ricardo III” chega à Mostra 2014 do Festival de Curitiba depois de duas temporadas de sucesso em São Paulo. Dirigido por Marcelo Lazzaratto, o espetáculo tem nos papeis centrais a atriz Mayara Magri, como a Rainha Elizabeth, e Chico Carvalho como Ricardo III, em uma atuação destacada pela crítica e que lhe valeu a indicação ao Prêmio Shell-SP. A produção ainda conquistou o Prêmio Aplauso Brasil de melhor trilha sonora para Daniel Maia.
Com texto traduzido e adaptado exclusivamente para o espetáculo pelo dramaturgo português Jorge Louraço, “Ricardo III” preserva as características centrais da obra original em uma típica montagem de Shakespeare, principalmente naquilo que diz respeito ao personagem título. “Ricardo III é um personagem improvável, que reúne tudo que há de mal no ser humano. Por isso ele não é realista, não o encontramos em todos os lugares, mas a sua ambição de poder sim”, comenta Chico Carvalho.
Centrado nas artimanhas empreendidas pelo príncipe inglês, capaz de assassinar quem fosse, inclusive sua família, para chegar ao trono, “Ricardo III” conquistou o público paulistano em uma montagem vigorosa e eletrizante segundo a crítica. No Festival de Curitiba, a peça pode ser vista em paralelo a outra montagem de “Ricardo III”, assinada pelo diretor Sergio Módena e o ator Gustavo Gasparani, do Rio de Janeiro. 
SHAKESPEARE – Projeto 39
Realizado por meio de uma parceria entre a SE4 Produções, o Escritório das Artes e a Cia da Matilde, de São Paulo, o SHAKESPEARE – Projeto 39 é empreitada inédita e tem como objetivo levar aos palcos do país todas as 39 peças escritas por Shakespeare em 10 anos – incluindo 11 das quais não se tem registro de montagens no Brasil. A próxima peça do projeto é “Os Dois Cavalheiros de Verona”, com direção de Kleber Montanheiro. Ainda estão previstas outras três montagens nesta fase inicial: “Romeu e Julieta” (direção de Vladimir Capella), “As Alegres Comadres de Windsor” (direção de Cacá Rosset) e “Troilo e Créssida” (com Maria Fernanda Cândido no elenco).
RICARDO III – SP
FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA 2014
Teatro Sesc da Esquina
Dia 29 de março, às 21h; dia 30 de março, às 19h

Ficha Técnica:
SHAKESPEARE Projeto 39 – Ricardo III (São Paulo/SP)
Direção: Marcelo Lazzaratto
Autor: William Shakespeare
Tradução e adaptação: Jorge Louraço
Elenco: Chico Carvalho, Mayara Magri, André Corrêa, Evas Carretero, Fernando Nitsch, Heitor Goldflus, Imara Reis, Isis Valente, Marcelo Moraes, Marcos Suchara, Maria Laura Nogueira, Mario Luiz, Rafael Losso, Renata Zhaneta
Direção de Produção: Alexandre Brazil e Erike Busoni
Assistência de Direção: Wallyson Mota
Produção Associada: Christiane Tricerri
Assistência de Produção: Daniele Cardoso
Direção Musical: Daniel Maia
Cenografia: Kleber Montanheiro
Iluminação: Wagner Freire
Figurino: Marichilene Artisevskis
Camareira: Isis Valente
Contrarregra: Sergio Sasso
Design do site: Fernando Valini
Realização: SE4 Produções, Escritório das Artes e Cia da Matilde
Duração: 150 minutos

Fonte23. º Festival de Teatro de Curitiba
Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.