segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Desaposentação como alternativa para melhoria de renda



Entenda como garantir esse benefício e acrescentar à aposentadoria

Atualmente é bastante comum que pessoas continuem a trabalhar após a aposentadoria como uma alternativa para o aumento da renda mensal. Segundo a advogada previdenciária Aparecida Ingrácio, da Ingrácio & Ingrácio Advocacia e Consultoria Jurídica, tal ação enquadra-se como desaposentação, uma forma do aposentado trocar o beneficio que recebe por outro maior, uma vez que ele continuou a realizar atividades profissionais.
O primeiro passo para entrar com o pedido de desaposentação é solicitar ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) o Cadastro Nacional de Informações (CNIS) – tal documento apresenta os vínculos empregatícios e as remunerações do trabalhador referentes ao mês de julho de 1994 até a última contribuição efetuada.
Ao levar o CNIS para o advogado previdenciário um novo cálculo é realizado e, na maioria das vezes, o benefício é favorável. Porém, é importante ficar atento, pois existem casos em que a análise realizada pelo advogado mostra que o valor da aposentadoria pode ser reduzido.
“Recomendamos que não se deve entrar com esta ação na justiça sem antes solicitar ao advogado uma verificação do valor a ser recebido, pois é possível que, em algumas situações, resulte em uma diminuição do benefício mesmo que o indivíduo tenha continuado com sua contribuição”, alerta Aparecida Ingrácio.

Importância do auxílio profissional
No Brasil é grande o número de processos referentes à desaposentação. Quando existem muitos pedidos da mesma matéria os casos são enviados para que o Supremo Tribunal Federal (STF) faça o julgamento e realize as decisões. Se tal julgamento obtiver resultado favorável, todos os brasileiros solicitantes serão beneficiados, com o valor do benefício gerado somente a partir da decisão.
Aqueles que possuem o auxílio de um advogado previdenciário e já têm processo em andamento contam com um ponto a mais: caso a decisão do STF seja positiva, a diferença a ser recebida do benefício é gerada a partir da data em que foi iniciado o julgamento.

Vantagens da desaposentação

De acordo com a advogada Aparecida Ingrácio, o benefício da desaposentação proporciona uma lista de vantagens ao segurado:
• Solução eficaz para que o indivíduo melhore a aposentadoria;
• Os valores recebidos anteriormente à desaposentação não precisam ser devolvidos ao Governo;
• O aposentado recebe o pagamento das diferenças dos benefícios desde a data do ingresso da ação;
• Aquele que realiza o pedido de desaposentação não corre o risco de perder o benefício atual.

Serviço:
Ingrácio e Ingrácio Advocacia e Consultoria Jurídica
Av. Marechal Deodoro, 503, cj. 1202

Fonte: Grupo Ideas Midia e Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.