sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O que fazer quando receber uma nota falsa

Gastão Schefer


Todos os dias alguém recebe uma cédula falsa e você pode se prevenir disto com algumas dicas fáceis de lembrar. Quando você receber uma cédula veja sempre os principais elementos de segurança.
O Banco Central do Brasil examina se uma nota suspeita é verdadeira ou não. As notas falsas não são trocadas pelo Banco Central ou pelo Governo. O dinheiro suspeito pode ser apresentado a uma agência bancária, que se encarregará de encaminhá-lo para análise pelo Banco Central.

As cédulas brasileiras são impressas em alto relevo, ou seja, se você passar os dedos é possível sentir que o papel legítimo das cédulas é mais grosso que um papel comum e você sente um relevo com as legendas “República Federativa do Brasil” e “Banco Central do Brasil” e o valor da nota nas laterais e na parte da frente das cédulas.

Segure a cédula contra a luz e olhar para o canto que possui uma numeração. Nas notas fabricadas, existem figuras na parte branca, que você não consegue ver caso elas não estejam contra a luz.

Cada nota tem um número diferente, na parte de baixo da cédula, se você pegar duas notas com o mesmo número, com certeza uma delas é falsa.

Se você estiver em uma agência bancária, a primeira medida é retirar um extrato que comprove o saque e consultar o gerente. Em situações fora do expediente bancário, tire o comprovante do saque e vá até uma delegacia para registrar a ocorrência. Em transações do dia a dia nos comércios é direito do cidadão recusar-se a receber as cédulas.

Notas manchadas com tinta vermelha também são consideradas suspeitas, pois podem ser roubadas de caixas eletrônicos.

Como as notas são feitas pela Casa da Moeda, que é do Governo Federal, a competência para investigar este tipo de crime é da Polícia Federal. Se você morar em uma cidade que tenha uma delegacia nossa, você deve ir até lá e procurar o delegado do dia. Se não tiver, você deve ir até a delegacia da Polícia Civil e registrar a ocorrência, sempre lembrando dos dados da pessoa que te passou a cédula. Confira mais algumas dicas no site: http://www.bcb.gov.br/?CEDSUSP

*É Delegado de Polícia Federal, Mestre em Administração de Empresas pela John Molson Business School - Montréal Canadá, Pós-Graduado em Gestão Estratégica PUC-PR e Graduado em Direito PUC-PR. www.facebook.com/delegadogastao

 Fonte: Lide Multimidia
Assessoria de Imprensa
Foto: Anderson Tozato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.