sábado, 13 de julho de 2013

Antes prevenir do que remediar



Os resultados de 30 anos de campanha dentária preventiva estão estampados na cara da nova geração.


Escovação, uso de fio dental e flúor já fazem parte do ritual diário de jovens e adultos que não imaginam sair de casa sem realizar essas tarefas todos os dias. Porém, há 30 anos, tais cuidados dentários eram realizados por pouquíssimas pessoas, que não sabiam da importância da prevenção para manter os dentes e a saúde bucal em ordem. Isso se reflete atualmente nos consultórios odontológicos, onde pacientes com mais de 40 anos enfrentam problemas com cárie e perda de dentes, retratando a falta de prevenção no início da vida.
É só fazer um comparativo entre os jovens dos anos 70 e os jovens atuais para perceber como a educação com relação aos cuidados com os dentes mudou. Hoje em dia é difícil imaginar que alguém ainda possa perder dentes ou que irá sofrer por dores causadas pela cárie. De 30 anos para cá, a campanha dentária preventiva foi intensificada e inserida no cotidiano dos brasileiros, que já se acostumaram a escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. Segundo a Dra. Marileide Reichenbach Arrais, dentista há mais de 30 anos, praticamente todos os pacientes que a procuram por problemas com cárie ou perda de dentes estão na faixa etária acima dos 30 anos. "Eles procuram justificar seus problemas dentários, mas no fundo sabemos que essa foi uma geração que não teve os procedimentos preventivos, simplesmente porque eles não existiam", diz. 
Ela lembra que até mesmo o flúor encontrado na água foi adicionado há menos de 40 anos e que, somente ele, é capaz de reduzir em 70% o surgimento da cárie. "Quando me formei em odontologia, na década de 80, mais de 85% da população usava dentadura, o que demonstra a normalidade dessa situação naquela época", conta a doutora. Atualmente os pais inserem a escovação ainda na infância e cuidar da saúde bucal tornou-se um hábito entre os jovens. Para a Dra. Marileide a prevenção contribuiu de maneira significativa para o tratamento de problemas dentários, tendo em vista que sua ocorrência diminuiu de forma expressiva.
"Além dos cuidados diários, fazer selamento dos dentes permanentes logo que aparecem, corrigir sua posição ortodonticamente, bem como visitar o dentista periodicamente, não deixando que pequenos problemas aumentem, são procedimentos que contribuem para o resultado atual", explica. Ela acredita, portanto, que incorporar esses hábitos ao dia a dia faz com que futuros problemas dentários sejam retardados ou, até mesmo, evitados.

Sobre Dra. Marileide Reichenbach Arrais:

Formada em odontologia e especialista em implantodontia e prótese dental, a Dra. Marileide Reichenbach Arrais, pioneira na área de implantes osseointegrados no Brasil, foi a primeira mulher a utilizar a técnica no país. Com mais de 30 anos de experiência profissional, Dra. Marileide já foi professora da Universidade Tuiuti do Paraná, além de ser membro da Academy of Osseointegration. Há mais de 13 anos atende em clínica própria, onde conta com um time de profissionais que atuam nas mais diversas áreas da odontologia da pediátrica à estética.

Serviço:
Marileide Reichenbach Arrais Odontologia
Endereço: Av. Cândido Hartmann, 1465 - Bigorrilho
Telefone: 41 3339-6060

Fonte: BG Comunicação Dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.