terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Hospital VITA Batel conquista acreditação canadense.

 Hospital VITA Batel
Neidamar Fugaça, superintendente 
do VITA Batel



Certificação internacional reconhece a qualidade e a segurança dos serviços de saúde prestados pela instituição a seus pacientes


O Hospital VITA Batel comemora mais uma conquista: o selo de Acreditação Canadense do Canadian Council on Health Services Accreditation (CCHSA - Conselho Canadense de Acreditação em Serviços de Saúde). A instituição é a segunda do Sul do Brasil a ser acreditada - a primeira foi o Hospital VITA Curitiba, também do Grupo VITA. A certificação internacional reconhece a qualidade e a segurança dos serviços de saúde prestados pela instituição a seus pacientes.

De acordo com Neidamar Fugaça, superintendente do VITA Batel, a metodologia canadense exige que a instituição siga padrões de qualidade e segurança assistencial de nível internacional. "Esses critérios abrangem toda a linha de cuidado prestado ao paciente, as áreas de apoio e a integração de todas as equipes, incluindo médicos, colaboradores e terceiros, em prol de ações, programas e processos que garantam um tratamento de qualidade e com máxima segurança assistencial", explica.

Iniciado em novembro de 2011, o processo de acreditação envolveu o hospital como um todo e desencadeou iniciativas em diferentes setores, incluindo formação de times de trabalhos, reuniões internas, seminários, ações de endomarketing, capacitação e treinamento de equipes, bem como auditorias internas. "Um projeto desse porte é bastante desafiador", revela Neidamar.

O trabalho foi de sensibilização. Segundo a superintendente, durante o processo, todas as equipes envolvidas na ação entenderam que ter uma certificação internacional da importância da acreditação canadense é ter um "Hospital Expoente" em qualidade e segurança assistencial. "E, assim, todos ganham: pacientes, familiares, médicos, colaboradores, terceiros, fornecedores e planos de saúde."

Diferente - Reconhecimento é sinônimo de honra e responsabilidade. Conforme conta a superintendente do VITA Batel, menos de 3% dos hospitais no Brasil ostentam algum tipo de certificação em qualidade nacional ou internacional. Se analisarmos somente as acreditações internacionais, seriam 45 instituições em um universo de, aproximadamente, 7,5 mil hospitais no Brasil.

"Isso, de fato, denota que um hospital acreditado deve ser diferente, e o paciente, o centro de nossa atenção", diz.

Avaliação - O CCHSA avalia os processos de qualidade dentro das instituições que já possuem nível de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A visita dos auditores aconteceu no mês de dezembro passado, entre os dias 10 e 12. Após três dias de avaliação, a auditora canadense e os auditores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) auditaram os serviços prestados pelo Hospital segundo princípios de excelência alinhados à segurança do paciente. Os avaliadores visitam todas as áreas e realizam análises e entrevistas com as equipes para evidenciar a implantação e seguimento dos critérios e padrões.


Sobre o VITA Batel
A segunda unidade do Grupo VITA, no Paraná, foi inaugurada em dezembro de 2004 com o objetivo de oferecer atendimento aos casos de média e alta complexidade, na região central da capital, com ênfase nas áreas de cardiologia, cirurgia bariátrica, cirurgia geral, medicina de urgência, neurocirurgia, urologia, terapia intensiva e traumato-ortopedia. Em 2009, obteve a Acreditação ONA Nível 2 e em 2010, recebeu a Acreditação ONA em nível de Excelência. Em 2011, o hospital passou a integrar a Associação Nacional de Hospitais Privados - ANAHP, que reúne hospitais privados do Brasil e tem como principal diretriz a qualidade de atendimento prestado pelas instituições hospitalares.

Para garantir um alto nível de qualidade, o VITA Batel tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamento com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial, o que possibilita oferecer maior qualidade nos serviços prestados aos pacientes.

O VITA Batel possui seis andares, 89 leitos, sendo 23 de UTI (11 gerais e 12 cardiológicos), sete salas cirúrgicas e centro de diagnósticos.

Fonte: Central Press.
Foto: Rafael Danielewicz .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.