terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sessão de autógrafos de “Quero ser Fernanda Young” .


Rômulo Zanotto



RELEASE - LITERATURA - SESSÃO DE AUTÓGRAFOS 
na Loja Colaborativa Endossa aponta tendências alternativas para editores independentes e promete inusitadas surpresas!


Garantir um exemplar do livro no evento que acontece no próximo dia 20 é uma ótima oportunidade de conhecer a loja e aproveitar o fim do mundo

Acontece no próximo dia 20 de dezembro, na Loja Colaborativa Endossa, localizada na Vicente Machado, 1047, aquela que pode ser – tendo em vista as “profecias maias” – o último evento literário da história da humanidade: a sessão de autógrafos do romance “Quero ser Fernanda Young”, de Rômulo Zanotto. O livro é uma publicação independente, viabilizada via Lei Municipal de Incentivo à Cultura, cujo próprio título denuncia seu caráter paródico e intertextual por excelência ao remeter à escritora e ao filme quase homônimo de Spike Jonze, “Quero ser John Malkovich”.
Escrito como primeira parte de uma trilogia literária que visa abordar o universo íntimo, pessoal e criativo dos escritores – e cujos próximas “vítimas” são Paul Auster e Caio Fernando Abreu – “Quero ser Fernanda Young” destrincha a gênese criativa da escritora que dá nome ao livro, visando revelar os processos criativos e leitmotives do artista no momento da criação. O mundo esquizofrênico da cabeça “dessa gente que escreve livros”, onde as coisas nunca são simplesmente coisas. Onde as coisas, inexplicavelmente, se transformam em outras. Onde é cedida à vida a dose necessária de mentira para transformá-la em ficção.
Adepto da inteligência horizontal e coletiva, da cultura da convergência e da intertextualidade, não é apenas no quesito estético que o autor busca inovar e quebrar paradigmas. Lançado de forma convencional na Livraria Cultura, em abril de 2012, o autor finaliza o ano – e o mundo(?) – com uma nova sessão de autógrafos, desta vez em um espaço muito mais coerente com a sua forma de pensar e fazer negócio: na Endossa, pioneira nas redes de lojas colaborativas no Brasil, primeira franquia da rede fora de São Paulo e primeira loja do gênero em Curitiba. 
Desde o início do chamado processo de distribuição do livro – que consiste no processo comercial de fazer com que um título chegue às livrarias – o autor (e também editor independente de seu próprio título) vem buscando formas menos massificadas e mais coerentes de se fazer comércio. A despeito da certeza e da confiança de estar oferecendo um bom produto, o autor/editor viu seu livro ser rechaçado uma dezena de vezes pelos grandes conglomerados livreiros de distribuição. “Eles querem o cômodo e o estabelecido, o óbvio e o ululante: encher as prateleiras com seus 50 livros, todos mais ou menos no mesmo tom de cinza, e vender aquela monocromia”, ironiza Zanotto.
Quanto ao vermelho vivo do seu livro, percebeu que estava destinado a inovar também no âmbito comercial, através de parcerias com novas formas de empreendedorismo e negócio, onde valores mais nobres se avultam. Valores como a coletividade, a convergência, a colaboração e o endosso. Negócios onde as regras são ditadas horizontalmente, e não impostas de cima para baixo, como se o corporativismo fosse um coronel do comércio ou da cultura.
É assim que iniciativas como a da Endossa, pelo seu caráter colaborativo, ou “Quero ser Fernanda Young”, pelo seu caráter de distribuição exclusivamente via internet e Likestore (a loja virtual do Facebook) – vem se notabilizando e se firmando; como construtores de um mundo que, se não acaba dia 21, certamente se transforma. Não apenas pela arte e pela leitura, mas principalmente por uma nova forma das pessoas – todas (artistas e empresários; empreendedores e escritores) – se relacionarem com a vida.
Tendo como premissa a obsessão de sua musa inspiradora com o fim do mundo – evidenciado em seu programa de entrevistas “Confissões do Apocalipse”, no GNT, e no seriado roteirizado por ela atualmente no ar na Rede Globo, “Como aproveitar o fim do mundo” – e também um de seus aforismos prediletos – que diz que “a vida de todo grande homem, por mais talentoso e grandioso e envolvente que seja, se descrita em seus pormenores, acabará sempre no seu banheiro” –, o evento promete inusitadas surpresas para quem escolhê-lo como última programação antes que o mundo acabe!   
Maiores Informações:


Serviço:
Sessão de autógrafos com Rômulo Zanotto
Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
A partir das 19h
Endossa/Loja Colaborativa
Av. Vicente Machado, 1047
Batel
Entrada franca
Especificações Técnicas:
Título: Quero ser Fernanda Young
Autor: Rômulo Zanotto
Selo: In&Young (publicação independente)
Administração: Editora Compactos
Local: Curitiba – Paraná
Ano: 2012
ISBN: 978-85-912834-0-8
Edição: 
Formato: 21cm x 21cm x 1,5cm
Peso: 700 gramas
Preço: R$ 48,00

Fonte:Lincoln Oms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.