terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Amigo secreto: hora da revelação!






Como se portar nas confraternizações de final de ano e melhorar o relacionamento com os colegas

Nesta época do ano são muito comuns os encontros para revelação do amigo secreto, principalmente nas empresas. O fim do ano é marcado pela simbologia do amor, portanto é um momento de aproximação entre pessoas que convivem o ano inteiro, mas que muitas vezes, por situações adversas, não são tão próximos.
É hora de se conhecer melhor, abrir para o novo, fazer novas amizades e descontrair. Porém, é preciso cuidar para não extrapolar na descontração. Segundo a coach Karina Reis, os excessos podem colocar tudo a perder. “É necessário bom senso durante essas confraternizações onde se reúnem funcionários e diretores. Independente do cargo ocupado é preciso cuidar com a quantidade de bebida, a forma como se porta e, principalmente, com o que se fala”, comenta Karina Reis.
Ultrapassar os limites pode colocar tudo a perder, inclusive a posição que se ocupa hoje na empresa. De acordo com coach, é preciso lembrar que embora seja um momento de descontração a pessoa está em um ambiente profissional, por isso deve-se manter uma postura adequada ao código da empresa. “No dia a dia mantemos facilmente, dentro da rotina, a boa educação e os protocolos e na hora da confraternização é que se mostra se tem ou não equilíbrio. Para isso é necessário extremo autoconhecimento e autoestima”, afirma a profissional.
E se no sorteio do amigo secreto você pegar uma pessoa que não conhece ou o “santo não bate”, é preciso avaliar a situação pelo lado positivo, pois é uma oportunidade de se aproximar deste colega e quem sabe criar uma amizade. “Muitas vezes as pessoas não se dão bem por puro achismo. É necessário quebrar esta crença, baixar a guarda e se questionar se existem fatos reais para isso. É fácil responsabilizar o externo, quando muitas das resoluções estão no interno. Quem mantém excelentes relacionamentos sai na frente no crescimento profissional”, analisa a coach.
Para facilitar a escolha do presente e o discurso de revelação, Karina indica se informar e absolver o máximo possível sobre os colegas. Se você é funcionário novo, a dica é ser transparente, contar rapidamente sobre como chegou à empresa e quais as expectativas dali para frente. Se colocar a disposição e buscar aprender constantemente com os demais colaboradores é a melhor forma de criar bons relacionamentos no trabalho e aproveitar as confraternizações de final de ano.

Sobre Karina Reis:
Karina Reis é membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pela Behavioral Coaching Institute (BCI) e diretora executiva da Cannoh Coach, empresa especializada e referência no processo de coaching. Karina também é especialista em desenvolvimento humano e possui mais de 4 mil horas de atendimento e treinamentos de liderança.


Serviço:
Cannoh Coaching
Endereço: Cândido de Abreu, 524 Bloco A sala 607
Telefone: (41) 3024-4479

Fonte: BG Comunicação Dirigida.
Foto: Fernando Smak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.