quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Uma Conquista por dia!

 
 
 
 
 
Em até três meses de treinamento personalizado e focado nas necessidades de cada cadeirante já é possível sentir os efeitos positivos que o treinamento funcional pode proporcionar no dia a dia dessas pessoas. “Recuperar mínimos movimentos como tomar água sem precisar apoiar o braço sobre a mesa ou pegar um cabide no guarda-roupa sozinho já são consideradas grandes conquistas”, diz Artur Hashimoto, idealizador e percussor do CORE 360º para Cadeirantes no Brasil.
A frente do Instituto Vida em Evidência, uma academia totalmente inclusiva, localizada em São José dos Campos, interior de São Paulo, e que oferece atendimento personalizado para cadeirantes gratuitamente, Artur explica que um dos objetivos do treinamento funcional é "atacar" os fatores limitantes de movimento do cadeirante. Através de um treinamento global que prioriza o fortalecimento dos músculos da região do core (centro de produção e geração de estabilidade), com tarefas que utilizam o peso do próprio corpo, acessórios tradicionais (estações de cabo/barras/halteres/anilhas) e alternativos (faixas elásticas/medicine ball/fit ball/disco de equilíbrio), treinando no mínimo duas vezes por semana uma hora por dia, é possível desenvolver um treinamento que proporcionará aos cadeirantes mais autonomia e aos poucos eles poderão ter uma vida totalmente ativa e independente.
Artur conta que desde 2009, quando o projeto começou, dezenas de pessoas já tiveram melhoras significativas e a ideia é disseminar ainda mais. Atualmente está trabalhando na capacitação de outros professores para aplicar o Core 360º para Cadeirantes, que foi elaborado para que o professor possa atender essas pessoas de forma segura e eficiente.
Artur está aperfeiçoando um aparelho que permite aos cadeirantes se posicionarem e se manterem em pé sem necessitar do auxílio de outra pessoa. Alguns cadeirantes já estão utilizando o aparelho durante os treinamentos. “Colocá-los nessa posição ajuda no trabalho de fortalecimento e alinhamento do tronco e ainda permite descarga de peso nos membros inferiores, o que auxilia no fortalecimento da estrutura óssea e diminui o risco de ter osteoporose”.
Segundo Artur, o treinamento funcional vale para qualquer pessoa, incluindo também as pessoas com deficiências. “Trabalhando de forma equilibrada e estimulando outras habilidades motoras, iremos proporcionar uma melhora significativa na força, mobilidade, resistência e coordenação motora”, diz. Conquistar qualidade de vida e independência não representa um sonho distante, já é uma possibilidade real. O treinamento funcional proporciona a estas pessoas ampliarem seus movimentos e driblarem, de certa forma, a falta de acessibilidade que é uma realidade brasileira.
Sobre o CORE 360º:
Core quer dizer centro, no corpo humano "Core" é o centro de produção de força e geração de estabilidade, e manutenção do alinhamento postural; "360º" significa movimentos que transpõem todos os planos ou o estímulo de todas as capacidades físicas. Os dois termos juntos se integram, representando a proposta de um sistema de treino global, específico e não convencional, e estabelecendo o CORE 360º. O CORE 360º é um método de treinamento baseado nos princípios do Treinamento Funcional, criado a partir das experiências do Luciano D'Elia, precursor do desse conceito no Brasil.
 
Fonte: Contato Comunicação & Marketing.
São Paulo/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por nos deixar sua opinião.